O futebol como um fenômeno da cultura brasileira

As coisas só acontecem por acaso, necessidade ou vontade nossa! Epicuro - filósofo.

segunda-feira, 4 de março de 2013

Campeonato do NORDESTE


Paraíba em alta
CAMPINENSE VENCE O FORTALEZA E DECIDE O NORDESTÃO COM O ASA-AL
 
Jogadores da Raposa comemoram a classificação para a final inédita de um clube paraibano no Nordestão
 O Campinense está na final da Copa do Nordeste. E não foi simples chegar à decisão do maior torneio regional do país. Neste domingo, a Raposa eliminou o Fortaleza ao vencer por 1 a 0 o segundo duelo de semifinais, no Estádio Amigão, em Campina Grande. Como o Tricolor do Pici fez apenas 2 a 1 na primeira partida, na Arena Castelão, o Rubro-Negro paraibano levou a melhor no critério do número de gols marcados fora de casa e se classificou.
Os dois jogos da final acontecem nos dias 10 e 17 de março. Melhor colocado da fase de grupos entre os quatro semifinalistas, o Campinense terá o direito de fazer a segunda e decisiva partida em seu estádio.
Vantagem do Fortaleza dura apenas um minuto
Contagiado pelo clima das arquibancadas, completamente tomadas pela torcida raposeira, o Campinense começou o jogo no ataque. Com menos de um minuto, Gleybson foi derrubado quando tentava entrar na área e o árbitro marcou pênalti. Zé Paulo bateu firme, no canto, e abriu o placar para os donos da casa.
Ao se ver sem a vantagem no marcador, o Tricolor foi obrigado a se lançar ao ataque. O Rubro-Negro, mesmo com a vitória, não deixou de buscar o segundo gol. O jogo, portanto, ficou aberto e as equipes tiveram inúmeras chances de balançar as redes ainda no primeiro tempo. Assisinho e Jackson Caucaia, pelo Fortaleza, e Bismarck e Jefferson Maranhense, pelo Campinense, quase fizeram. Nem o autor do gol conseguiu marcar. Zé Paulo acertou a trave de João Carlos, aos 43.
Tricolor não mostra reação, e Campinense quase amplia
O atacante raposeiro era persistente. Logo no início da segunda etapa, Zé Paulo carimbou novamente o poste adversário. Se não fosse de bolando rolando, talvez de pênalti saísse outro gol. O lateral-direito João Paulo foi derrubado na área e o juiz apontou para a marca da cal. Desta vez, porém, o desfecho foi diferente: Jefferson Maranhense cobrou e João Carlos defendeu.
O lance poderia ter colocado o Fortaleza de volta no jogo. Mas aconteceu o contrário. O Leão do Pici não esboçava qualquer reação, e era o Campinense quem mais esteve próximo de balançar as redes. O técnico Vica tentou mexer no time, trocando Jaílson por Julio Madureira e Marinho Donizete por André Luiz, mas nada se alterou. Aos 45, a Raposa ainda teve a chance de ampliar. Selmir, que substituíra Zé Paulo, bateu rente à trave de João Carlos. Mas o gol não fez falta. Ao apito final, o Campinense comemorou com seus torcedores no Amigão.
 
CAMPINENSE 1 x 0 FORTALEZA
Local: Amigão, em Campina Grande (PB)
Data: 03/03, às 16h
Arbitragem: Nielson Nogueira Dias (PE)
Assistentes: Jossemar Diniz (PE) e Marcelino Castro (PE)
Gols: (1-0) Zé Paulo, aos 1′/1ºT
Público/Renda: 18.689/R$ 155.518
Cartões amarelos: Jefferson Maranhense e Bruno de Jesus (CAM) ; Jackson Caucaia, Ronaldo Angelim e João Henrique (FOR)
Cartões vermelhos: Não houve
Campinense: Pantera, João Paulo (Danilo Portugal, aos 34′/2ºT), Edvânio, Roberto Dias e Panda; Wellington (Bruno de Jesus, aos 25′/2ºT), Dedé, Glaybson e Bismarck; Zé Paulo (Selmir, aos 40′/2ºT) e Jéfferson Maranhense.
Fortaleza: João Carlos, Luiz Felipe, Gabriel, Angelim e Marinho Donizete (André Luiz, aos 35′/2ºT); Jackson Silva, Lucas (João Henrique, aos 24′/2ºT), Esley e Jackson Caucaia; Assisinho e Jailson (Júlio Madureira, aos 23′/2ºT).

Nenhum comentário: