O futebol como um fenômeno da cultura brasileira

As coisas só acontecem por acaso, necessidade ou vontade nossa! Epicuro - filósofo.

terça-feira, 29 de junho de 2010

Copa da África do Sul - 19º dia


Paraguai vence o Japão nos pênaltis e faz história
 na Copa do Mundo

Recriando sua história: a festa paraguaia na classificação sobre o Japão
Na primeira decisão por pênaltis pelas oitavas de finais do Mundial da África do Sul, a seleção do Paraguai vence o Japão por 5 a 3 e confirma a hegemonia dos sul-americanos sobre os europeus, se classificando para as quartas de finais. Pela primeira vez na história das copas, a América do Sul coloca mais países do que a Europa (quatro contra três) na definição das quartas de finais de um Mundial. Uruguai, Argentina, Brasil e Paraguai já marcaram presença nessa fase enquanto os europeus só garantiram até agora Holanda, Alemanha e Espanha - ou Portugal, já que um dos dois sobrará no confronto de logo mais à tarde, às 15h30, na Cidade do Cabo.
No gramado, o jogo entre Paraguai e Japão não chegou aos pênaltis por acaso. Os dois times apresentaram um futebol ao mesmo tempo parecido e diverso considerando-se os meios e os fins de cada um. Explico: quanto aos fins – vencer o adversário e permanecer na Copa -, tanto Paraguai quanto Japão priorizaram as defesas, com a nítida preocupação de primeiro não tomar gols. Garantido isso - parecia pensar os dois técnicos -, é que os ataques seriam acionados para os contra-ataques ou a exploração dos erros adversários. Foi rigorosamente isso o que aconteceu durante toda a partida entre as duas seleções: um jogo truncado no meio de campo e sem fluidez na saída para os ataques. Tanto que o placar dos 90 minutos regulamentares do jogo foi um chato empate por 0 a 0. Já quanto aos meios, isto é, a maneira de jogar para chegar aos fins -, o Paraguai se comportou um pouco diferentemente do Japão. Apresentou um futebol menos linear e mais solto, certamente por sua filiação cultural, em termos de futebol, à escola sul-americana, que, não por acaso, está dando as cartas neste Mundial do ponto de vista do jogo mais técnico. Ao final, as cobranças de pênaltis precisas dos paraguaios se impuseram também como técnica mais apurada e, também, pela primeira vez na sua história, os guaranis chegam a este ponto de uma Copa do Mundo. Aguardam, agora, o vencedor do jogo entre Espanha e Portugal para mostrar se ainda armazenam fôlego para continuar fazendo história.

Espanha bate inapelavelmente Portugal e enfrenta o Paraguai como favorita

David Villa, corre para o abraço do seu 4º gol na África do Sul
Um bom jogo de futebol realizado entre Espanha e Portugal definiu em favor dos espanhóis quem vai enfrentar o Paraguai pelas quartas de finais do Mundial da África do Sul. A equipe espanhola venceu a partida contra os portugueses por 1 a 0, jogando um futebol insinuante, cadenciado, de apuro técnico e bom toque de bola com o que impôs seu ritmo de jogo do início até o fim da disputa entre as duas seleções ibéricas. O destaque espanhol mais uma vez foi o atacante David Villa, que marcou seu quarto gol no mundial e se mostrou mais eficiente do que o similar português, Cristiano Ronaldo, que não disse para que veio nessa Copa do Mundo. Já o time espanhol mostrou que tem um jogo tanto coletivo quanto individual, conforme as necessidades de aplicar cada um deles se apresentem em campo. No plano coletivo, a “fúria” detém um domínio completo do fundamento do toque de bola; dos passes em profundidade para a entrada dos seus atacantes e uma variedade ampla de jogadas que mudam a direção do jogo para um lado ou para outro, segundo os objetivos do seu esquema tático. No plano individual, por outro lado, jogadores como Sérgio Ramos, Andrés Iniesta, Xavi Hernández, Xabi Alonso e David Villa têm condições técnicas de resolver o jogo a favor dos espanhóis nas situações difíceis, algo que não acontece com Portugual cujo time depende de um único jogador, Cristiano Ronaldo, que não está jogando nada. Por isso tudo, portanto, por combinar adequadamente o jogo coletivo com as individualidades que possui, a Espanha entra nas quartas de finais como uma séria candidata a ir mais à frente, já que o Paraguai não tem condições nenhuma de detê-la nesta fase. Vamos aguardar!


Nenhum comentário: