O futebol como um fenômeno da cultura brasileira

As coisas só acontecem por acaso, necessidade ou vontade nossa! Epicuro - filósofo.

domingo, 13 de junho de 2010

Copa da África do Sul - 2 º dias e 3º dias

Mundial consagra jogo defensivo
 ou falta de talento dos atacantes
Soccer City: "cidade do futebol" que ainda espera o bom futebol

Após as rodadas contecidas até este terceiro dia de competições da Copa do Mundo, uma constatação salta aos olhos: a vitória dos setores defensivos das seleções que foram ao mundial em detrimento do funcionamento dos seus ataques. O maior placar visto até agora foi, pelo grupo B, os 2 a 0 da Coréia do Sul contra os gregos, que além da crise econômica que enfrentam, constatam também uma igual crise dos atacantes da sua seleção nacional. O time, que é vice-campeão da Europa, não disse para que veio ainda nesta outra copa, o mundial de futebol. Até a Argentina, que desfila com os melhores jogadores desse mundial, ficou num magro 1 a 0 contra a Nigéria, num resultado contestável, já que o gol surgiu de uma jogada irregular em que um jogador portenho impediu que o zagueiro adversário pudesse interceptar a bola lançada na área para a cabeçada do lateral Heinze. Ou seja: um ataque que tinha Messi, Iguaín e Tévez saiu de campo com poucos motivos para comemorar, apesar da euforia exagerada de Maradona, mais um facilitador - ou motivador - do que propriamente um técnico de futebol. Inglaterra e Estados Unidos, no grupo C, também contribuíram ontem para a menor média de gols verificados em copas do mundo até aqui. O placar de 1 a 1 refletiu precisamente a fisionomia da partida entre as duas equipes e deixou uma mensagem: a Inglaterra não é favorita para levar a taça, apesar das opiniões em contrário. Um time que depende de um jogador como o festejado Rooney não vai a lugar nenhum; ele é um jogador apenas mediano e o resto do time idem. A Slovênia estreou bem e ganhou da Árgélia,  pátria de Zidane, que viu o jogo e não gostou, claro. O placar também magérrimo de 1 a 0 diz tudo e faz coro com a falta de talento dos atacantes  nessa copa.
Para mim fica uma grande interrogação a julgar pelo que vi até agora: será que o Brasil vai corroborar esse futebol de baixo nível e de poucos gols visto até esse terceiro dia de competição; ou será que ainda é possível Dunga surpreender com um time ofensivo contra a enigmática Coréia do Norte? Esperemos! Sim, faltou dizer: a seleção de Gana acaba de ganhar da Sérvia com um gol de pênalti... tudo como dantes no quartel de Abrantes!
GRUPO B: Argentina, Nigéria, Coréia do Sul e Grécia. GRUPO C: Inglaterra, Estados Unidos, Argélia e Eslovênia.
***
Nesse deserto de gols da Copa do Mundo, um palpite: o Botafogo-PB vai resolver o problema metendo 3 a 0 no Fortaleza, hoje, no Almeidão, pela segunda rodada da Copa do Nordeste! Salve o Belo!!! 

Nenhum comentário: