O futebol como um fenômeno da cultura brasileira

As coisas só acontecem por acaso, necessidade ou vontade nossa! Epicuro - filósofo.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Copa da África do Sul - 12º dia

Argentina vence a Grécia
 e agora pega o México no mata-mata


No mixtão da Argentina contra a Grécia até Palermo fez o seu gol
Para enfrentar a Grécia - e certamente confiando no bom elenco que trouxe para esta Copa do Mundo -, o técnico da Argentina, Diego Maradona, resolveu fazer sete modificações no time que havia goleado a Coréia do Sul por 4 a 1, na segunda rodada do grupo B do mundial. Por decorrência disso, talvez, o bom futebol argentino apresentado nos dois primeiros jogos não foi repetido nesta terceira rodada da chave B, porém, mesmo assim, foi suficiente para vencer o jogo por por 2 a 0. Com este resultado, o time do técnico Diego Maradona foi às oitavas de final ficando em primeiro lugar na sua chave, com 100% de aproveitamento.
Agora, na primeira rodada do mata-mata, a seleção argentina reencontra o México, que terminou como segundo colocado do grupo A. Os dois times já se enfrentaram nas oitavas do Mundial da Alemanha. O destaque do jogo, como sempre, foi o meia-atacante Messi, que voltou a fazer uma boa partida embora não tenha ainda conseguido marcar no mundial. Parece que a jabulani e as traves, além dos goleiros adversários, claro, não estão de bem com o jogador do Barcelona, considerado o melhor do mundo no momento. Até Martin Palermo, que entrou no final da partida, conseguiu marcar o seu gol aos 44 minutos, após mais uma tentativa frustrada do “pibe de ouro” dos argentinos. O outro gol dos portenhos foi do zagueiro Demichelis, que mais uma vez fez uma partida sofrível.
No outro jogo da chave, a Coreia do Sul sofreu, mas ficou no empate de 2 a 2 com a Nigéria e garantiu a segunda vaga para enfrentar o Uruguai nas oitavas de final.

Jogo de honras: França perde feio e sai da Copa com participação deprimente

Veterano gaulês, o jogador Cisse era o retrato da decepção

Nas partdidas decisivas do grupo A, a África do Sul, o país-sede, tinha o orgulho abalado pelos tropeços nas primeiras rodadas. A França, vice-campeã em 2006, foi ruindo jogo a jogo, com a crise que se abateu sobre a sua delegação. Ainda assim, ambas chegaram à 3ª rodada com chances de classificação, mas dependiam de suas pernas e das pernas rivais. Era o típico duelo pela honra. O time da casa venceu, não avançou, mas saiu de campo com sentimento de dever cumprido. A França caiu de vez e encerrou de forma trágica seu desastre na Copa. Para completer o vexame, o seu técnico, Raymond Domenéc, protagonizou uma grosseria incompatível com a tradição dos franceses: se recusou a apertar a mão estendida em forma de cumprimento pelo técnico da África do Sul, o brasileiro Carlos Alberto Parreira, mostrando ao mundo uma das mais constrangedoras imagens dessa Copa do Mundo. Por isso, volta para casa deixando a sensação de que não deveria mesmo ter vindo a África do Sul, após a classificação nas eliminatórias com um gol de mão.
Uruguai se classifica em primeiro no grupo A

Já o Uruguai se deu  bem. Depois de mostrar um time muito ofensivo na vitória sobre a África do Sul na última rodada, o time voltou apostar em seu forte sistema defensivo para confirmar a vaga nas oitavas de final. A seleção celeste apostou apenas no contra-ataque para vencer o México por 1 a 0 e confirmar sua classificação na liderança do grupo A. Conseguiu e agora enfrenta a Coréia do Sul no mata-mata.







Nenhum comentário: