O futebol como um fenômeno da cultura brasileira

As coisas só acontecem por acaso, necessidade ou vontade nossa! Epicuro - filósofo.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Seleção Brasileira 2011 - Amistosos

"Em Gana que eu gosto"
 BRASIL BATE GANA POR APENAS 1 a 0 EM JOGO DE ONZE CONTRA DEZ
Com UOL
Concluindo um excelente passe de Fernandinho, Leandro Damião faz seu primeiro gol pela Seleção
A seleção de Mano Menezes reencontrou o caminho das vitórias nesta segunda-feira ao passar pelo jogo bruto de Gana por 1 a 0 no estádio Craven Cottage, em Londres. Em sua segunda chance como titular, Leandro Damião atestou a reputação de artilheiro do futebol nacional na temporada com seu primeiro gol pelo Brasil. Num jogo exageradamente físico, incomum para amistosos, a equipe volta a ganhar e ameniza a pressão erguida após os insucessos na Copa América a nos testes contra adversários de peso.
Com chuva e frio na noite de Londres, a partida foi marcada por jogadas ríspidas e cartões. Os africanos basearam seu jogo na força física e conseguiram equilibrar o duelo por algum tempo. Mas, antes mesmo do fim do primeiro tempo, Gana perdeu um jogador, expulso após entrada violenta. Com formação inédita, o time de Mano por sua vez não foi brilhante, também deixou se contagiar pelo clima “pegado” do amistoso em alguns excessos, mas conseguiu eficiência para decidir o confronto.
Em campo, a experiência do quarteto de frente idealizada por Mano foi frustrada pela contusão de Ganso antes mesmo dos 10min do primeiro tempo. O meia santista sentiu lesão na coxa, acabou substituído por Elias e não pode ser observado junto com Ronaldinho, Neymar e Leandro Damião.
Com 11 contra 11, o amistoso esteve equilibrado e a meta de Julio Cesar chegou a ser ameaçada em algumas oportunidades, para delírio da barulhenta torcida de Gana, que dividiu o Craven Cottage com os brasileiros.
Pela primeira vez jogando juntos nesta formação, os homens de frente da seleção conseguiram mostrar o primeiro sinal de entrosamento aos 26min, quando Neymar acionou Leandro Damião pelo alto e o atacante do Inter encobriu o goleiro. No entanto, a arbitragem do inglês Mike Dean assinalou corretamente o impedimento do 9 brasileiro.
As coisas começaram a ficar um pouco mais fáceis para o Brasil quando Gana perdeu um homem ainda antes do intervalo. Daniel Opare, que já tinha um amarelo, deu um pisão em Lúcio e acabou expulso aos 32min.
Antes mesmo de ir aos vestiários o Brasil conseguiu abrir vantagem, graças ao primeiro gol de Leandro Damião pela seleção. O atacante recebeu lançamento preciso de Fernandinho por trás da defesa e bateu rasteiro na saída do arqueiro africano, do estilo que anda cansado de fazer no Beira-Rio (são 35 gols em 43 partidas pelo Inter no ano).
De volta à seleção após quase um ano de ausência, Ronaldinho dominou a faixa de campo que mais adora jogar, na lateral esquerda de ataque. Por lá, conseguiu algumas boas trocas de passes com Marcelo. No entanto, o ídolo do Flamengo só conseguiu mesmo aparecer mais próximo da área por meio de jogadas de bola parada.
Depois da vitória sobre Gana, a seleção volta a jogar no dia 14 de setembro contra a Argentina, em Córdoba, no primeiro de dois duelos agendados com os rivais da América do Sul. Para estas partidas, o técnico Mano Menezes relacionará apenas atletas que jogam dentro do país.

BRASIL 1 x 0 GANA
Brasil: Julio Cesar; Daniel Alves, Lúcio, Thiago Silva, Marcelo; Lucas Leiva, Fernandinho (Hulk), Ganso (Elias); Neymar, Leandro Damião (Alexandre Pato) e Ronaldinho Gaúcho
Técnico: Mano Menezes
Gana: Kwarasey; Pantsil, Opare, Mensah, Vorsah; Agyemang-Badu, Inkoom (Tagoe), Derek Boateng (Addy), Asamoah (Annan); Muntari e Ayew (Adiyiah)
Técnico: Goran Stevanovic
Data: 05.09.2011 (segunda-feira)
Local: Estádio Craven Cottage, em Londres (Inglaterra)
Árbitro: Mike Dean (Inglaterra)
Auxiliares: Simon Long e Adam Watts (Inglaterra)
Cartões amarelos: Fernandinho (BRA); Mensah, Boateng, Addy (GAN)
Cartão vermelho: Opare (GAN)
Gol: Leandro Damião, aos 44min do primeiro tempo
***
NOMES PARA O NOVO AMISTOSO
Logo depois da vitória sobre Gana nesta segunda-feira em Londres, o técnico Mano Menezes anunciou a lista de convocados para a partida amistosa diante da Argentina no dia 14 de setembro, marcada para o estádio Mario Alberto Kempes, em Córdoba. Além da manutenção de Ronaldinho Gaúcho, o treinador apostou em diversas novidades que têm se destacado neste Campeonato Brasileiro.

Nenhum comentário: