O futebol como um fenômeno da cultura brasileira

As coisas só acontecem por acaso, necessidade ou vontade nossa! Epicuro - filósofo.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Clubes paraibanos - Aniversário


No 7 de setembo
Auto Esporte faz 75 anos buscando inspiração em um passado de glórias
Com GLOBOESPORTE.COM e fotos de Edônio Alves
Não é por acaso que o Auto Esporte é considerado uma das equipes mais tradicionais do Estado, mesmo que seus resultados recentes não ajudem a comprovar este rótulo (o último título de expressão foi conquistado no Campeonato Paraibano de 1992). E se não há tantos motivos para comemorar, o fato é que o Clube do Povo completa, hoje, 75 anos de existência.
E mesmo que a festa esteja garantida, com direito a uma banda de pagode e muitas homenagens, a atração principal do dia será outra. Trata-se de mais um amistoso de preparação do alvirrubro para a Copa Paraíba, previsto para começar às 9 horas. Desta vez, o adversário é um time formado por jogadores que disputaram a elite do Estadual pelo CSP, neste ano, mais alguns convidados.
Destaque para a presença do lateral direito Édson Ratinho, que vestiu as camisas do Botafogo e do próprio Auto Esporte e atualmente defende o São Paulo. Outros nomes conhecidos do futebol paraibano também estarão presentes, como o dos meio-campista Gil Bala e Tazinho, além do atacante/presidente do CSP, Josivaldo Alves.
“Iniciaremos com um jogo das futuras estrelas do Auto, que são os meninos com idades entre 7 e 10 anos da Escolinha Jovem. Depois segue da seguinte forma: amistoso de preparação para a Copa Paraíba, sorteio de prêmios, homenagens e finalmente o show de uma banda de pagode para festejar os 75 anos”, explicou o gerente de futebol Severino Maia, que até o primeiro semestre era jogador do clube e pode ser considerado a última grande revelação do Colosso Alvirrubro.
Para o duelo de hoje, o treinador Ramiro Sousa deverá manter a mesma base que utilizada nos outros dois amistosos, quando o Auto Esporte derrotou, respectivamente, um combinador de jogadores de João Pessoa (2 a 1) que estão sem clube e um selecionado do Vale do Mamanguape (3 a 1).
Até porque ele não poderá contar com os últimos reforços anunciados pela diretoria: os zagueiros Wellinton (já trabalhou com Ramiro no CSP) e Alemão. Eles estavam no Porto de Caruaru, disputando a Série D do Campeonato Brasileiro, e só devem se apresentar amanhã – a expectativa é que um meio-campista seja anunciado até o fim da semana

Já o Treze comemora 86 anos sonhando com o acesso para a Terceirona
O aniversário de 86 anos do Treze também hoje não poderia ser mais festejado. Além do bicampeonato estadual, o clube tem muito o que comemorar nesse segundo semestre - é líder de seu grupo na Série D e um dos favoritos ao acesso. São conquistas importantes que denotam planejamento e organização do clube mais estruturado do futebol paraibano.
Sob o comando do técnico Marcelo Vilar, responsável pelos três últimos títulos (além do bi estadual teve também a Copa Paraíba de 2009), o time está numa situação confortável na competição nacional, grupo A4 da quarta divisão do Campeonato Brasileiro. Com 15 pontos, precisa apenas de mais um um no último jogo da rodada, contra o lanterna Vitória da Conquista, dia 18, para se garantir no mata-mata. Mas, pode entrar em campo sem essa necessidade, caso o Bahia de Feira tropece no duelo baiano que fará domingo diante do mesmo Vitória.
Mesmo atravessando um bom momento, a diretoria preferiu não programar nenhuma grande festa para hoje, a não ser um jogo do time B que disputará a Copa Paraíba Sub 21, às 15 horas, diante da equipe da São Paulo Alpargatas, no estádio Presidente Vargas. A festa oficial acontecerá mesmo dia 29 deste mês com jantar, a partir das 20 horas, no restaurante Campina Grill.
“O objetivo do evento é reunir os trezeanos para comemorar estes 86 anos de fundação do clube, como também angariar recursos arrecadados para pagamento de despesas diárias do clube”, disse Tiago França, diretor de Comunicação do Treze.
Para este jantar, foram confeccionados 250 convites, cada um ao preço de R$ 200. Um convite permite a entrada de duas pessoas no evento. Durante a festa, o Conselho Deliberativo estará prestando homenagem a Argemiro de Figueiredo, José Fernandes Filho e João Eloi, todos com serviço prestado ao Treze.
Já o presidente Fábio Azevedo, ressaltou o momento vivido pelo Treze e pede que o torcedor continue apostando no time.
“É com grande alegria que fazemos parte dessa história do Treze, quando conquistamos o bicampeonato. Muitas alegrias teremos pela frente, com certeza. A torcida pode confiar que vamos buscar esse acesso na Série C para coroarmo com êxito nossa temporada”, enfatizou o dirigente.
O MELHOR DA DÉCADA
Desde 2000, o Treze chegou a 18 finais de turno de Campeonato Paraibano (incluindo o Hexagonal de 2002 e os primeiro e segundo turnos de 2011), entre as 20 decisões possíveis. Já entre as 16 finais disputadas, o Galo venceu 15 – aproveitamento de mais de 93% O Treze é também o maior campeão do estado desde 2000, com 6 títulos estaduais, conquistados em 2000, 2001, 2005, 2006, 2010 e 2011.
O Galotambém chegou a ser campeão do Torneio Paralelo – espécie de Série B do Campeonato Brasileiro de 1986. Só que, ao contrário do que ocorre hoje, o clube campeão desse torneio disputaria, no mesmo ano, a divisão de elite. Ao fim da competição, Treze, Inter de Limeira, Central e Criciúma foram campeões de seus respectivos grupos, dividindo o título da competição.







Nenhum comentário: