O futebol como um fenômeno da cultura brasileira

As coisas só acontecem por acaso, necessidade ou vontade nossa! Epicuro - filósofo.

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Campeonato Paraibano 2011 - Pré-temporada


RODADA DE AMISTOSOS E QUEDA DO TÉCNICO DO BOTAFOGO ENCERRAM A PREPARAÇÃO DOS TIMES PARAIBANOS PARA A ESTRÉIA NO CAMPEONATO DE 2011
Fotos: Edônio Alves
Os times que vão disputar o campeonato paraibano desse ano encerraram, nesse fim de semana, uma série de jogos amistosos com o objetivo de ajustarem seus elencos para a estréia na competição, cuja rodada de abertura ocorre no próximo domingo. O destaque desses jogos de preparação foi a realização do clássico da capital envolvendo Botafogo e Auto Esporte, no estádio Leonardo da Silveira, a Arena da Graça, algo que só tinha acontecido há treze anos, no campeonato paraibano de 1998. Com a derrota para o Auto Esporte, o Botafogo demitiu seu técnico, Francisco Diá, e deve anunciar um substitutio de hoje para amanhã. Mas não foram apenas Botafogo e Auto Esporte que entraram em campo, nesse fim de semana. Ainda no sábado, o Sousa jogou contra o Ferroviário local e venceu por 1 a 0, no estádio Marizão. O Miramar, de Cabedelo também jogou em casa e perdeu para a Seleção de Santa Rita, por 4 a 1. Já ontem (29), o Nacional, de Patos, venceu o Picuí Club por 3 a 0, na cidade de Parelhas, Rio Grande do Norte, onde o time fez a sua pré-temporada. Em Campina Grande, os times locais também encerraram sua série de amistosos de pré-temporada numa rodada envolvendo o Treze, que venceu o Confiança, de Sergipe, por 3 a 2, no estádio Presidente Vargas, e o Campinense, que empatou com o CSP, de João Pessoa, por 2 a 0, no estádio Renatão.
 AUTOE ESPORTE 1 x 0 BOTAFOGO

No clássico do sábado, em João Pessoa, no entanto, a festa foi dos torcedores do Auto Esporte que venceu o Botafogo por 1 a 0, com gol de Maia ao 21 minutos do primeiro tempo. Com o resultado, o Auto Esporte ganhou o troféu em homenagem aos 74 anos de fundação da Rádio Tabajara e o Botafogo perdeu o seu técnico, Franscisco Diá, que há muito não vinha agradando a torcida do Belo. Diá, que não resistiu às duas derrotas seguidas do Botafogo na pré-temporada (o time perdeu de 3 a 1 para o ABC e agora para o Auto Esporte por 1 a 0), deverá ser substiuído por Paulo Moroni, que estava trabalhando no Flamengo do Piauí.
Na última vez que o clássico pessoense tinha acontecido no estádio Leonardo da Silveira – Arena da Graça - foi registrado um empate de 2 a 2, em jogo válido pelo Campeonato Paraibano de 1998. Nessa partida, os gols do Botafogo foram marcados por pelo lateral-direito Nido e pelo atacante Batistinha, enquanto o atacante Patrício fez os dois gols do Auto Esporte.
Os ‘Botautos’ aconteceram nos últimos 12 anos, sempre disputados no estádio Almeidão, que passa atualmente por melhoramentos e só deve voltar a receber jogos oficiais a partir do mês de março. Por enquanto, a Arena da Graça será o palco dos jogos quando os clubes de João Pessoa tiverem o mando de campo no Campeonato Paraibano de 2011.
A última vitória do time automobilista sobre o Botafogo aconteceu na Copa Paraíba de 2009, por 2 a 0, pela segunda fase. O jogo foi disputadao no estádio Almeidão.
No ano passado, pelo Campeonato Paraibano, o Botafogo venceu os dois confrontos contra o Auto Esporte. No primeiro turno, o time alvinegro marcou 4 a 1 e no segundo turno, o Botafogo aplicou nova goleada por 3 a 0, ambos também no estádio Almeidão.
Nessa fase de preparação de pré-temporada, os dois times realizaram uma série de amistosos e encerraram as avaliações no clássico do sábado. A partir de agora, o novo treinador do Botafogo, possivelmente Paulo Moroni, vai ter apenas uma semana para montar a base de sua equipe. O mesmo acontece com o treinador do Auto Esporte, Reginaldo Sousa.
O Botafogo na fase de amistosos venceu o Palmeira de Goianinha-RN por 2 a 0 e goleou o Confiança de Sapé por 6 a 0, todos no estádio Joaquim de Almeida Sobrinho, na Maravilha do Contorno, e perdeu para o ABC de Natal por 3 a 1, no estádio da Graça, em João Pessoa.
O Auto Esporte venceu o Decisão do Recife por 2 a 1, derrotou o Confiança de Sapé por 6 a 0 e ganhou do selecionado do Rangel por 1 a 0, todos no estádio Mangabeirão, no Colosso Alvirrubro.
Ficha técnica
Local – estádio da Graça
Horário – 16h00
Cidade – João Pessoa
Árbitro – Adalberto Moesia
Assistentes – Nilston Atanásio e Michelson Nobrega
Renda - R$ 7.950,00
Público - 795 pagantes
Botafogo – Genivaldo, Valber (Parral), Célio (Ricardo), Henrique e Rogerinho; Aurimar (Eliezer) Charles Vagner (Ivan), Miltinho (Peixinho) e Chapinha; Edmundo (Vandeilson) e Paulinho Macaíba. Técnico – Francisco Diá
Auto Esporte – Bel (Amauri), Overlan (Eli), Ronaldo (Moisés), Alan Farias e Nailton; Gildo, Amaral (Pablo Miranda), Ione (Jan), Diego Trindade (Galdino); Maia (Iran) e Lee. Técnico – Reginaldo Sousa.



Um comentário:

alzo disse...

O Auto-Esporte parece ter melhorado então. No Paraibano passado, de fato, não conseguiu jogar de igual pra igual com o botafogo. A ver se o autinho melhora a forma este ano! Abraços Edônio, boa cobertura da nossa pré-temporada.