O futebol como um fenômeno da cultura brasileira

As coisas só acontecem por acaso, necessidade ou vontade nossa! Epicuro - filósofo.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Campeonato Paraibano 2011 - Pré-temporada

DOIS DOS TIMES CONSIDERADOS GRANDE DO ESTADO REALIZAM AMISTOSOS DE TREINAMENTO NESSA QUARTA-FEIRA
Fotos: Edônio Alves
Goleiro do Palmeiras de Goianinha-RN defende bola alçada na área pelo ataque do Belo no amistoso dessa quarta-feira

Dando continuidade à preparação de pré-temporada para as disputas do campeonato paraibano desse ano, dois dos maiores clubes de futebol do estado (Botafogo e Treze - respectivamente, campeão e vice do ano passado) fizeram jogos amistosos ontem (19) nos seus centros de treinamento. O Treze jogou contra o América, de Natal, no estádio Presidente Vargas, e perdeu por 2 a 1. Os gols da partida foram marcados por Elielton e Charles, para o América, enquanto Cléo descontou para o Treze.

COISAS DE QUE VI...

Já o Botafogo-PB entrou em campo para enfrentar o Palmeiras, de Goianinha-RN, no estádio Joaquim de Oliveira Sobrinho (CT da Maravilha do Contorno) e venceu o time potiguar por 2 a 0, com gols de Parral, aos 20 minutos do primeiro tempo, e Chapinha, aos 5 da segunda etapa do jogo. O segundo amistoso do Belo nessa pré-temporada (venceu o primeiro contra o Confiança, de Sapé, por 6 a 0) serviu para o técnico Francisco Diá começar a implantar o esquema de jogo com o qual o time vai enfrentar seus adversários no paraibano deste ano.
Nessa segunda partida, o meia Miltinho já entrou em campo e foi o melhor do time no amistoso. O zagueiro Ricardo Mamborê e o volante Charles Wagner, no entanto, não participaram do jogo porque, segundo Francisco Diá, ambos se apresentaram ao elenco acima do peso ideal. Diá informou que ambos estão fazendo treinamento físico separados do resto da equipe com o objetivo de chegarem a ter condições de jogo. A intenção do treinador é usar os dois em pelo menos um tempo de jogo, no amistoso do próximo sábado, contra o ABC de Natal, no estádio da Graça, em João Pessoa.
A partida de ontem já mostrou um Botafogo bem mais articulado em campo com as jogadas de ataque saindo com bem mais fluidez do que no primeiro amistoso da pré-temporada. O atacante Edmundo ficou em campo durante toda a partida, o que demonstra a intenção de Francisco Diá em mantê-lo como titular absoluto no comando do ataque. Um destaque da equipe vem sendo o lateral direito Parral, que apóia bem e parece apto a resolver as demanda do belo pelo setor direito do ataque. O lateral esquerdo Rogerinho, no entanto, permanece um pouco travado e indeciso quanto a poiar o ataque pela esquerda. No mais, o meia Chapinha continua como sempre: um bom jogador, mas muito inconstante nas suas performances; a defesa ficou mais segura com Henrique e Célio e o ataque se ressente de um jogador mais veloz e versátil para compensar a idade de Edmundo, que aos 41 anos decide, mas depende fundamentalmente dos companheiros para isso. O belo entrou em campo com: Genivaldo; Parral, Henrique, Célio e Rogerinho; Sorato, Daniel Recife, Chapinha e Miltinho; Edmundo e Paulinho Macaíba. Depois entraram David, no lugar de Genivaldo; Walber, no lugar de Parral; Alisson na vaga de Henrique; o volante Auremir, no lugar de Sorato; Geovani na vaga de Rogerinho, que se machucou; Eliezer no lugar de Daniel Recife e Peixinho, que ocupou a vaga de Paulinho Macaíba. O Botafogo volta a campo nesse sábado (22) contra o ABC, em jogo marcado para o estádio da Graça, às 16 horas.


Nenhum comentário: