O futebol como um fenômeno da cultura brasileira

As coisas só acontecem por acaso, necessidade ou vontade nossa! Epicuro - filósofo.

domingo, 23 de janeiro de 2011

Campeonato Paraibano 2011 - Pré-temporada

MAIS UMA RODADA DE AMISTOSOS NO FIM DE SEMANA
 MOVIMENTAM OS TIMES PARAIBANOS
Fotos: EdônioAlves

O esquema defensivo do Botafogo suou muito para tentar deter o ataque do ABC, que marcou 3 gols no jogo de ontem 
Os times paraibanos que vão disputar o campeonato estadual desse ano fazem, neste fim de semana, mais uma rodada de amistosos de preparação para encarar a competição. Ontem, entraram em campo, em João Pessoa, o Botafogo e o CSP, para enfrentarem o ABC de Natal e o Santo André do bairro de Cruz das Armas, respectivamente. O Botafogo perdeu de 3 a 1 e o CSP derrotou o adversário por 6 a 0. Marcaram para o CSP, Sapé (2 gols); Júnior Coxinha (1); Pingo (1): Renatinho (1) e Gurinhém (1), fechando a goleada. Hoje (23), é a vez do Campinense Clube entrar em campo, na cidade de Pocinhos, para enfrentar uma seleção local. Já em João Pessoa, no Mangabeirão, o Auto Esporte Clube enfrenta o time do Confiança de Sapé, em jogo que se realiza às 15:30h. O Treze completa a rodada de amistosos jogando contra o América, de Natal, no Machadão, às 16 horas.
No jogo mais importante da rodada de ontem, o Botafogo foi derrotado pelo ABC no estádio da Graça. João Paulo, Alessandro Lopes e Éderson marcaram os gols do triunfo abecedista, enquanto Paulinho Macaíba descontou para o Belo.
Agora, o Botafogo se prepara para mais uma partida amistosa, a última antes de estrear no paraibano dia 06 de fevereiro contra o Nacional de Patos. Por seu lado, o ABC fará um jogo-treino na próxima terça-feira (25), contra um selecionado de São Paulo do Potengi, às 19h30, no estádio Augusto Gomes da Rocha, na cidade de São Paulo do Potengi (RN).

Coisas que vi...
Duelo constante: o lateral Válber tentar avançar pela direita

Na partida de ontem contra o ABC, o Botafogo fez a sua mais produtiva experiência nessa fase de pré-temporada. Enfrentou um time forte, bem preparado e com maior conjunto, uma vez que tem um grupo que joga junto acerca de dois anos. Por isso, a meu ver, o que contou menos foi o resultado numérico da partida. Vi um Botafogo mais definido quanto a um esquema de jogo em construção; um time que sabe tocar bem a bola e executar os fundamentos necessários a um desempenho de nível para uma competição estadual. Claro que ainda falta muita coisa, mas o elenco que iniciou a partida ontem tem grandes chances de se firmar como favorito para o estadual. Alguns jogadores me pareceram ainda inseguros, casos de Válber e Eliezer, outros ainda apresentaram falhas individuais de marcação, casos de Célio e Rogerinho, mas no conjunto, o time me pareceu mais seguro em vias de começar a apresentar já um esquema de jogo com propostas definidas pelo técnico Francisco Diá. O destaque da partida foi o volante Charles Wagner que jogou muito bem e deu segurança ao meio de campo.
O jogo em si...
Jogadores comemoram o único gol do Botafogo

No campo pequeno da Graça, a partida começou movimentada. Logo aos 2 minutos, o Botafogo chegou com perigo e quase abriu o placar. Escanteio pela direita, Charles Vagner subiu e cabeceou muito perto. A resposta abecedista foi imediata e eficaz. Aos 3 minutos, Ricardo Oliveira roubou a bola e lançou João Paulo na direita, que ganhou do zagueiro, invadiu a área e chutou forte, sem chances para Genivaldo. ABC 1 a 0.
Atrás no placar, o time da casa passou a tentar sair mais, mas esbarrava na forte marcação do Mais Querido, que seguiu criando boas oportunidades. Aos 7 minutos, Renatinho Potiguar tabelou com Leandrão, avançou e bateu cruzado. Genivaldo agarrou. O Clube do Povo seguiu bem no jogo e marcou o segundo aos 12 minutos. Renatinho cobrou escanteio pela direita, Alessandro Lopes subiu mais que a zaga e completou. ABC 2 a 0.
Com a vantagem, o Alvinegro potiguar recuou um pouco e os paraibanos cresceram. Tanto que cinco minutos depois diminuíram. Falta cobrada pela direita, Paulinho Macaíba se antecipou e, de cabeça, marcou. ABC 2 a 1. A partida cresceu em emoção, com as duas equipes buscando o gol.
Aos 22 minutos, Basílio fez grande jogada pela esquerda, driblou dois marcadores e chutou cruzado. O zagueiro cortou quase em cima da linha. A resposta do Botafogo veio no minuto seguinte. Rogerinho ganhou a jogada pela esquerda e cruzou. Edmundo apareceu no meio e cabeceou muito perto. Na sequência, Chapinha arriscou de fora e mandou à esquerda da trave.
O ABC voltou a levar perigo aos 29 minutos. João Paulo recebeu no meio, driblou o zagueiro e chutou rasteiro, no canto, obrigando Genivaldo a se esticar para jogar para escanteio. O confronto seguiu equilibrado, mas permaneceu com o placar inalterado no primeiro tempo.
Na volta do intervalo, Pio entrou no lugar de Totonho. Os donos da casa vieram para cima e começaram assustando. Logo aos 7 minutos, Edmundo aproveitou a cobrança de escanteio e cabeceou no canto. Ricardo Oliveira salvou em cima da linha. Pouco depois foi a vez de Elyeser tentar surpreender Welligton em um chute de fora da área, mas a bola passou por cima da trave.
Leandro começou a mexer na equipe. Ele colocou Renatinho Carioca, Léo Olinda, Gabriel, Ray e Éderson, tirando Renatinho Potiguar, Jackson, Cascata, Leandrão e João Paulo, respectivamente. As mudanças deram um novo gás e o Clube do Povo logo chegou ao terceiro, aos 18 minutos. Léo Olinda achou Éderson no meio da zaga, o atacante dominou e, com categoria e frieza, tocou na saída do goleiro. ABC 3 a 1.
Depois do gol, mais duas substituições. Saíram Tiago Garça e Ricardo Oliveira, e entraram Leonardo e Bileu. Aos 19, quase Éderson fez mais um. Ele pegou uma sobra na entrada da área e mendou no canto. Genivaldo defendeu. O Botafogo respondeu com Paulinho Macaíba, que tentou de fora e Welligton teve que se esticar para espalmar.
A equipe paraibana seguiu apertando. Aos 32 minutos, Alessandro Lopes fez falta no meio e o árbitro expulsou o zagueiro abecedista. Com um a menos, o Mais Querido se fechou e os donos da casa passaram a pressionar. Aos 33 minutos, Parral cobrou falta com estilo e Welligton fez grande defesa, salvando o ABC.
O último lance de perigo aconteceu aos 41 minutos, quando Chapinha avançou pelo meio e chutou forte da entrada da área. Welligton, bem colocado, salvou o Alvinegro Potiguar. Depois disso, a pressão continuou, mas o ABC conseguiu segurar o placar e garantir o triunfo. Fim de jogo. Botafogo 1, ABC 3.
Ficha Técnica
Botafogo/PB 1 x 3 ABC
Amistoso Interestadual
Data: 22/01/2011 (Sábado)
Local: Estádio da Graça – João Pessoa (PB)
Árbitro: - Clizaldo Luiz
Botafogo/PB: Genivaldo, Valber (Parral), Alisson, Célio (Henrique) e Rogerinho (Paulo Giovani), Charles Vagner, Auremir, Elyeser (Daniel Recife) e Chapinha, Edmundo (Peixinho) e Paulinho Macaíba (Matias). Técnico: Francisco Diá.
ABC: Welligton, Totonho (Pio), Tiago Garça (Leonardo), Alessandro Lopes e Renatinho Potiguar (Renatinho Carioca), Basílio, Ricardo Oliveira, Jackson (Léo Olinda) e Cascata (Gabriel), João Paulo (Éderson) e Leandrão (Ray). Técnico: Leandro Campos
Gols:
Botafogo/PB: Paulinho Macaíba (17 minutos do 1º tempo)
ABC: João Paulo (3 minutos do 1º tempo), Alessandro Lopes (12 minutos do 1º tempo) e Éderson (18 minutos do 2º tempo)
RESULTADOS DOS AMISTOSOS DO FIM DE SEMANA
 Sábado (22):
Botafogo 1 x 3 ABC-RN
CSP 6 x 0 Santo André-PB
Domingo (23):
Campinense 2 x 0 Seleção de Pocinhos-PB
Auto Esporte 6 x 0 Confiança-PB
Treze 1 x 0 América-RN



Nenhum comentário: