O futebol como um fenômeno da cultura brasileira

As coisas só acontecem por acaso, necessidade ou vontade nossa! Epicuro - filósofo.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Copa Paraíba 2010

CSP GOLEIA O CAMPINENSE E DECIDE
A COPA PARAÍBA COM O BOTAFOGO

O Campinense, que precisava apenas de um empate, na partida de ontem contra o CSP, para ir à decisão da Copa Paraíba deste ano, tentou, tentou, lutou bravamente, mas não deu. Foi impiedosamente goleado pelo Tigre da capital pelo placar de 5 a 1, resultado que deixa a decisão da Copinha para o futebol de João Pessoa com seus dois atuais melhores times, CSP e Botafogo, lutando pelo título em dois jogos seguidos em que o Botafogo joga por dois resultados iguais, pela melhor campanha em todo o torneio.
Com o empate a seu favor, o Campinense entrou em campo ontem tentando apresentar uma organização tática defensiva, baseada numa marcação forte que garantisse a anulação das jogadas de criação ofensiva do time do CSP, algo que só conseguiu até certo ponto. Precisamente, até o ponto em que sofreu o primeiro gol, marcado pelo bom atacante do CSP, Robertinho, que mandou paras as redes um passe que recebeu em franco impedimento, num erro grave do árbitro, Antonio Umbelino, que validou o tento. A partir daí, o Campinense se abalou psicologicamente, e tendo que sair para o jogo, que precisava ao menos empatar, desmoronou seu esquema defensivo, que não suportou a boa atuação dos atacantes do CSP, Robertinho e Junior Coxinha, comandados com maestria pelo meia, Tazinho. Nem o gol do empate, de pênalti, arranjado pelo juiz para compensar o erro anterior em favor do CSP, foi suficiente para o Campinense colocar a cabeça e os pés dos seus jogadores no lugar.
A seqüência da partida mostrou a maior qualidade técnica do CSP combinada com a desorganização dentro e fora do campo do Campinense Clube. Vindo de uma semana conturbada com uma greve e o afastamento de alguns dos seus jogadores, a Raposa, em campo, passou a mostrar a mesma fragilidade organizativa que tem fora dele. O resultado de tudo foi que o CSP, que não tem nada com isso, passou a comandar o jogo à sua maneira, criando inúmeras chances de gols, que só não se transformaram numa goleada ainda maior por causa do individualismo exacerbado dos seus atacantes. Júnior Coxinha fez três gols, se isolando na artilharia da Copa Paraíba, Tazinho fez um e Robertinho, outro, decretando a derrota acachapante do time de Campina Grande. Agora, a decisão da Copa Paraíba fica em João Pessoa, com CSP e Botafogo jogando a primeira partida nesse domingo (24) e a segunda, no sábado (31), véspera do segundo turno das eleições presidenciais. O Campeão da Copa Paraíba terá vaga assegurada na Copa do Brasil de 2011, se juntando ao Treze, que garantiu a outra vaga do Estado, ao ser o Campeão Paraibano 2010.





Nenhum comentário: