O futebol como um fenômeno da cultura brasileira

As coisas só acontecem por acaso, necessidade ou vontade nossa! Epicuro - filósofo.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Copa Paraíba 2010

Definindo a decisão
BOTAFOGO EMPATA COM O NACIONAL E AGUARDA VENCEDOR
DE CSP E CAMPINENSE HOJE PARA DECIDIR A COPA PARAÍBA
                                                               Foto: Edônio Alves
Edmundo: 1 gol na volta, após cinco meses parado por contusão
 O Botafogo precisava vencer por goleada o Nacional de Patos para não depender do resultado do jogo de hoje entre CSP e Campinense e ser campeão direto da Copa Paraíba, ganhando as duas fases do torneio. Entretanto, nada disso aconteceu e o que houve mesmo foi um empate em 2 a 2, com Botafogo e Nacional fazendo um jogo rigorosamente equilibrado. Com a volta do goleador Edmundo, após cinco meses afastado dos gramados por contusão, o Belo começou o jogo arrasador e já nos primeiros cinco minutos teve três chances claras de gols com seus três atacantes desperdiçando as oportunidades. Tudo parecia que ia ser fácil para o time da capital, mas aos 12 minutos o zagueiro do Belo, Valterlan, foi sair driblando na frente da área, perdeu a bola e o atacante, Cecéu, do Nacional, ao retomá-la, mandou para as redes decretando 1 a 0 no placar. O Botafogo empatou já no segundo tempo com uma cobrança de pênalti, feita com competência pelo jogador Edmundo. Em seguida, com o time perdido em sua organização tática (o técnico Francisco Diá entrou com um 4-3-3 e depois bagunçou o esquema com substituições esdrúxulas), o Botafogo ainda conseguiu virar o jogo, num chute de fora da área do meia, Chapinha, que o goleiro do Nacional, Alberto, aceitou. A partir daí, o jogo caiu tecnicamente com o Nacional tentando o empate a todo custo e o Belo se defendendo com unhas e dentes. Até que aos 40 minutos finais, a defesa do Belo falhou e o atacante, Fernando, empatou a partida. Com o resultado, o Botafogo passa a torcer pelo CSP no jogo de hoje, contra o Campinense, para poder decidir a Copa Paraíba com a vantagem de dois resultados iguais. Se o Campinense vencer o CSP, por outro lado, o Belo decide o campeonato com essa vantagem invertida em favor do Campinense.

Mudanças no Nordestão 2011
CAMPEONATO DO NORDESTE DO ANO QUE VEM
TERÁ DUAS DIVISÕES COM ACESSO E DESCENSO

A partir de 2011 o Campeonato do Nordeste será disputado em duas divisões. A liga do Nordeste confirma que 32 equipes vão disputar a competição em suas duas divisões. O sistema de acesso e descenso fica caracterizado com duas equipes sendo rebaixadas e as duas melhores da segunda divisão ganhando o acesso.
Na primeira divisão estarão 16 Clubes divididos em dois grupos de oito equipes cada. Os dois melhores de cada grupo chegam a semi-finais, enquanto o pior de cada grupo amargará o rebaixamento. O primeiro de um grupo jogará contra o segundo do outro grupo em jogos de ida e volta e os vencedores disputarão as finais da competição.
O mesmo número de clubes estará disputando a segunda divisão. Estarão classificados para a competição os dois melhores colocados dos Campeonatos Estaduais de 2011 das sete federações, excluindo os integrantes das Séries “A” e “B”, totalizando quatorze e mais um clube das duas federações de melhor ranking nacional até o final desse ano.
Serão formados quatro grupos com quatro times cada baseados na proximidade regional, esses clubes jogam em sistema de ida e volta dentro dos grupos e apenas o primeiro colocado de cada grupo passa para a fase seguinte. Na fase final essas quatro equipes se enfrentam em jogos de ida e volta. Os dois primeiros colocados ascendem à Primeira Divisão do Campeonato do Nordeste.
Até o momento não houve nenhuma informação com relação a parte financeira de competição, mas assim como na edição 2010, os clubes devem receber uma cota para pagarem as suas despesas com hospedagem e deslocamento. Atualmente a TV Esporte Interativo, parceira do Futebol da Paraíba transmite os jogos da competição.







Nenhum comentário: