O futebol como um fenômeno da cultura brasileira

As coisas só acontecem por acaso, necessidade ou vontade nossa! Epicuro - filósofo.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

É campeão!

 TREZE BATE O CAMPINENSE E CONQUISTA
SEU 14º TÍTULO ESTADUAL
Botafogo vence o Sousa e é o vice-campeão
Com mais regularidade e conjunto, esse time do Treze levou a Taça
Pelo quandrangular decisivo do campeonato paraibano, o Treze venceu ontem, por 2 a 0, com dois gols de Vavá,  a segunda partida seguida contra o Campinense - a primeira foi 4 a 0 - e, com o resulltado, sagrou-se campeão paraibano de 2010. O Botafogo também fez a sua parte e venceu o Sousa, no Almeidão, por 4 a 2, tornando-se o vice-campeão estadual deste ano. No sistema de pontos corridos, o Treze ficou com o título por ter terminado a fase decisiva do estadual com 2 pontos a mais que o Batafogo. O Galo chegou aos 13 pontos enquanto o Botafogo só conseguiu 11 no total. Já considerando o campeonato inteiro, nas suas duas fases, os números são os seguintes: Treze com 54 pontos; Botafogo com 40; Campinense com 41 e Sousa com 32 pontos. Mesmo que o Campinense, no geral, tenha ficado com um ponto a mais que o Botafogo, o Belo da capital é o vice-campeão por ter sido o segundo melhor do quandrangular decisivo, conforme estipula o regulamento.
TREZE 2 x 0 CAMPINENSE: O JOGO DECISIVO
A partida começa com o atacante George perdendo uma boa oportunidade para a equipe galista. Em seguida, Israel responde com um cruzamento perigoso pela direita. A bola passou dentro da área, mas ninguém botou pra dentro. Pressionado, o Galo se lança no contra-ataque, com Rone Dias tentando um chute de longe, mas sem perigo. O jogo começa a ficar quente, e por reclamação, Almir recebe o cartão amarelo. Mesma punição para Gileno, que tentou cavar uma falta.
Durante todo o tempo, o Treze era mais ofensivo. Ferreira cruza da direita e quase conta com a sorte, quando um jogador da Raposa por pouco não manda a bola pra dentro do próprio gol. Chegando junto, bola cruzada na área raposeira, e o alvinegro Vavá abre o placar no Amigão, de cabeça. Vinte minutos de jogo e o Galo sai na frente: 1 a 0. O Campinense vai em busca do empate com Jailton, mas Wandersdon, bem colocado, segurou firme. Aos 45 minutos, o lateral-direto do Treze cruza a bola na pequena área adversária, só que ninguém chega pra encostar a bola pra dentro.
Na volta para o segundo-tempo, a Raposa e o Galo não mexem nas equipe. O primeiro lance de perigo acontece quando Rone Dias cobra falta com a bola rolada para Pio, que bate forte por cima do gol de Hudson. Ricardo Miranda, sabendo da sua capacidade, tentou duas vezes bater de fora da área, mas nada de complicar a vida do goleiro Wanderson. Três vezes seguidas, o lateral Rafinha também tentou, só que não obteve sucesso nas cobranças de escanteio. Depois, lançamento cinco estrelas de Miltinho pra Vavá, que na saída de Hudson mandou a bola pro fundo das redes. 2 x 0.
Querendo aumentar a vantagem, Pio chuta três vezes de longe, mas o placar continua em dois gols de vantagem para o alvinegro. Aos 30 minutos, a torcida alvinegra já gritava “olé” no toque de bola trezeano. Quando Léo se precipita e entra duro num jogador do Galo, o volante é expulso. O alvinegro quase aumenta a vantagem quando Roni mete uma bola no travessão.
A partida termina com o Galo conquistando mais um título na sua história, o que desde o bicampeonato de 2005 e 2006 não acontecia.
Ficha técnica:
Treze: Wanderson, Ferreira, Tiago Messias, André Lima, Cleidson, Pio (Rone), Fernando, Rone Dias e Miltinho; George (Cléo) e Vavá. Técnico: Marcelo Vilar
Campinense: Hudson, Aderlan, Márcio Blot, Rayan, Rafinha, Ricardo Miranda, Israel, Léo, Gileno, Jailton e Almir. Técnico: Degmar Silva
Árbitro: Evandro Rogério Roman (PR)
Assistente 1: Roberto Braatz (PR)
Assistente 2: Altemir Rosterman (RS)
O Treze foi campeão paraibano de 2010 com 24 jogos – 16 vitórias - 6 empates e 2 derrotas; 47 gols marcados e 17 sofridos.
Botafogo goleia Sousa e é vice-campeão estadual
(Genivaldo; Jean, Flamarion, Val e Rogério; Paulinho Macaíba, Zé Wilker, Chapinha, Andrezinho, Nininho e Edmundo)
Com essa formação, a mais regular, o Botafogo ficou com o vice-campeonato estadual de 2010
O Botafogo fez a sua parte, goleando o Sousa por 4 a 2 também neste domingo (16), no estádio Almeidão, em João Pessoa, mas acabou mesmo na vice-liderança do quadrangular final do Campeonato Paraibano com 11 pontos e com um aproveitamento de 61% contra os 72% do Treze. 
Luciano Fonseca, Edmundo, Rogério e Paulinho Macaíba marcaram para o Belo, cabendo a Júnior Mineiro descontar para os sousenses.
O time da Capital, que fica mais um ano na fila - já são sete -, agora passa a concentrar suas atenções para a Copa do Nordeste, que começa em junho. A grande façanha do Belo foi ter terminado o campeonato com o artilheiro da competição, Edmundo, com 24 gols. Uma média de um gol por partida.
Ficha técnica:
Botafogo: Genivaldo, Zé Wilker, Rogério, Flamarion e Marciano; Marcilio (Reginaldo), Val, Luciano Fonseca e Chapinha; Paulinho Macaíba (Jean) e Edmundo (Adão). Técnico: Itamar Shulle.
Sousa: Nunes, Israel, Eduardo, Alisson e Camilo; Stenio (Alison Campos), Erik, Lazaro (Josivan) e Ribinha (Carlos Hernique); Júnior Mineiro e Leo Olinda. Técnico: Pióca
Árbitro: Adalberto Moésia
Assistentes: Felipe Messias e Luis Antonio

Confira a seleção do Paraibano 2010 escolhida por este BLOG:
Goleiro:
Genivaldo (Botafogo)
Laterais:
Fábio Santana (Campinense)
Camilo (Sousa)
Zagueiros:
Flamarion (Botafogo)
Thiago Messias (Treze)
Volantes:
Pio (Treze)
Val (Botafogo)
Meia-armadores:
Rone Dias (Treze)
Gileno (Campinense)
Atacantes:
Edmundo (Botafogo)
Vavá (Treze)
Melhor jogador: Rone Dias (Treze)
Jogador revelação: Genivaldo (Botafogo)


Nenhum comentário: