O futebol como um fenômeno da cultura brasileira

As coisas só acontecem por acaso, necessidade ou vontade nossa! Epicuro - filósofo.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Campeonato Paraibano 2011 - 13ª e 14ª Rodadas

BOTAFOGO, TREZE E CSP GOLEIAM SEUS ADVERSÁRIOS
 NUMA RODADA DE CLÁSSICOS
Foto: Edônio Alves
Grupo fechado: Paulinho Macaíba marca dois gols no Botauto, deixa um pênalti para Edmundo cobrar e comemora com os companheiros

O time do Botafogo fechou a 14ª rodada do campeonato paraibano ao golear, ontem (10), o Auto Esporte pelo placar de 4 a 1, exatamente como fez o CSP, que bateu, no sábado, o Miramar de Cabedelo, pelo mesmo placar, na Arena da Graça, em João Pessoa. O Treze também fez a mesma coisa e venceu o Campinense pelos mesmos 4 a 1, em jogo realizado no estádio Amigão, em Campina Grande, encerrando, assim, a série de goleadas numa rodada de muitos gols.
Em João Pessoa, o Botafogo não fez uma partida de encher os olhos, mas o time soube decidir o jogo contra o Auto Esporte no momento certo, conseguindo um bom resultado. Por parte da equipe automobilista, a deficiência no setor defensivo continua nítida e recorrente, e vem comprometendo todo o conjunto do time, que até consegue criar boas jogadas com Maia, Romarinho e Jan, quando este entra em campo. Entretanto, no geral, o time é desarticulado e não apresenta força para enfrentar de igual para igual os times considerados grandes do estadual.
Justamente por isso, o Botafogo soube se impor e vencer a partida com gols de Paulinho Macaíba, André Oliveira e Edmundo, que marcou seu primeiro tento na temporada deste ano, convertendo um pênalti sofrido justamente pelo seu companheiro de ataque, Paulinho Macaíba. Coube a Macaíba, na seqüência desse lance, protagonizar um gesto louvável que demonstra muito bem o seu espírito de grupo. Como já havia marcado dois gols na partida, Macaíba poderia muito bem bater o pênalti e fazer os três gols que lhe daria visibilidade nacional ao ter sua imagem incluída nos “Gols do Fantástico” da TV Globo, junto com a tradicional escolha da música preferida para quem marca três vezes nas rodadas dos domingos. Ao invés disso, Macaíba entregou a bola a Edmundo para que ele (que vem de uma contusão séria e não marca há muito tempo) batesse o pênalti e ganhasse confiança para continuar sua carreira gloriosa de artilheiro que é. Edmundo bateu com categoria e contribui com a vitória do Botafogo sobre o Auto Esporte por 4 a 1.
Com esse resultado, o Botafogo-PB chegou aos 24 pontos e encostou de vez no Campinense que soma 25 pontos e perdeu mais uma vez para o Treze no Clássico dos Maiorais. Já o Auto, com o resultado adverso, não pontuou e segue na oitava posição com 13 pontos, oito a mais que a Desportiva, a primeira equipe da zona de rebaixamento. Na próxima rodada, o clube do povo vai à Campina Grande onde enfrenta o Campinense, na quarta-feira, enquanto na quinta-feira, o Botafogo-PB joga em João Pessoa, diante o vice-líder, CSP.
Treze e Campinense: 4 a 1 para o Galo

Também na tarde deste domingo, Treze e Campinense fizeram mais uma edição do Clássico dos Maiorais, no estádio Amigão, em Campina Grande. O Galo queria recuperar a liderança, que foi tomada, no sábado, pelo CSP, além de manter a invencibilidade do time no Paraibano. Já a Raposa precisava vencer para seguir com chances de alcançar os líderes. Mas foi o Galo da Borborema que se saiu melhor e goleou impiedosamente o arqui-rival.
Com gols de Cléo (2), Warley e do zagueiro artilheiro, Anderson, o Treze venceu o Campinense por 4 a 1 e alcançou seu objetivo na rodada, que era a classificação antecipada para segunda fase do Estadual. O gol de honra do rubro-negro foi marcado por Nilson Sergipano de pênalti. Com a derrota o Campinense vê o Botafogo encostar cada vez mais na sua cola, já que o time pessoense venceu mais uma no estadual.
Já no Treze a situação é quase perfeita. O time manteve a escrita que já dura mais de dois anos sem perder para o Campinense e segue na ponta do campeonato de forma invicta. Além da vitória, o clássico marcou a estréia do “Bandeirão” que a torcida do Galo recebeu por ter sido eleita, pelo canal Esporte Interativo, a melhor torcida do Nordestão de 2010.
A situação só não é melhor porque é apenas um ponto, também, que separa o alvinegro do CSP, que vem na vice-liderança na cola do Galo. Na próxima rodada, na quarta-feira, o Treze vai a Sousa onde enfrenta o time homônimo, enquanto o Campinense fica em Campina Grande, onde recebe no mesmo dia, o Auto Esporte, às 20h30. Veja, abaixo, matéria do SporTV sobre o Clássico dos Maiorais, que inclui esse jogo.
Esporte e Nacional
Ainda pela rodada de clássicos do campeonato paraibano, o jogo entre Esporte e Nacional representou o futebol do sertão. No primeiro turno, a partida terminou empatada em 1 a 1 e dessa vez foi o Esporte de Patos que saiu com os três pontos no clássico da cidade. Com gol de Bruno Recife, o Esporte venceu o rival, Nacional, pelo placar mínimo e superou o Canário na classificação do Campeonato Paraibano. Com a vitória o alvirrubro de Patos chega aos dezessete pontos e ocupa, agora, a sexta posição.
Já o Nacional, que vinha subindo de produção na competição, com a derrota para seu principal rival, parou nos dezesseis pontos e caiu uma posição, ocupando, no momento, a sétima colocação. A situação para os dois times de Patos continua complicada no que diz respeito à classificação para a próxima fase.
A distância para o Botafogo-PB, último time na zona de classificação, é de sete pontos em relação ao Esporte e oito em relação Nacional. Na próxima rodada, na quarta-feira, o Nacional recebe a Desportiva Guarabira, no estádio José Cavalcanti, em Patos. Já o Esporte vai à capital do estado enfrentar o lanterna, Miramar, na quinta-feira.
CSP contra o Miramar e Desportiva versus Sousa
Abrindo a 14ª rodada do estadual ainda no sábado (09), o CSP recebeu a equipe do Miramar, no estádio da Graça, em João Pessoa, vivendo a eminência de chegar na liderança provisória da competição, caso conquistasse uma vitória diante da equipe de Cabedelo. O objetivo do tricolor do litoral foi alcançado com gols de Pingo, Júnior Coxinha e Tazinho, que definiram a goleada do Tigre de João Pessoa por 4 a 1 sobre o lanterna da competição, o Miramar, praticamente rebaixado para a segunda divisão do ano que vem. Já no domingo, em Guarabira, a Desportiva local perdeu para o Sousa por 3 a 2 e deu mais um passo para o rebaixamento ao lado do Miramar. João Paulo fez os dois gols da Desportiva enquanto Careca e Müller viraram para o Sousa
RESULTADOS DA 13ª RODADA DO PARAIBANO


Nenhum comentário: