O futebol como um fenômeno da cultura brasileira

As coisas só acontecem por acaso, necessidade ou vontade nossa! Epicuro - filósofo.

domingo, 15 de agosto de 2010

Em João Pessoa - Zico no Almeidão

Equipe master dos amigos de Zico vence veteranos da Paraíba por 6 a 1
no jogo de lançamento do projeto “Golaço Social”

                                                                                                             Fotos: Edônio Alves
Estrela da festa de futebol, no Almeidão, Zico marcou um gol de falta
A festa de lançamento, na Paraíba, do projeto Golaço Social, que é patrocinado pelo Centro de Futebol Zico (CFZ), e tem como objetivo implantar escolas de futebol nos municípios brasileiros e oferecer aulas e material esportivo gratuito para crianças e adolescentes carentes com idade entre 6 e 17 anos, incluiu uma partida de futebol entre os jogadores maters do Flamengo e da Paraíba. Realizada no estádio Almeidão, na manhã deste domingo (15), com a presença de cerca de 1200 crianças já integradas ao próprio projeto, a partida teve a presença em campo do próprio jogador Zico e serviu para matar a saudade dos muitos torcedores que lotaram o Almeidão para ver o ex camisa 10 da Gávea jogar. Zico esteve em campo durante quase todo o primeiro tempo do jogo, exibiu seu estilo refinado de sempre e ainda levou a torcida a se emocionar ao cobrar uma falta da entrada da área contra o goleiro Pedrinho, algo que sempre fazia com maestria quando jogava pelo Flamengo. Resultado: marcou um dos seis gols do seu time justamente de falta. Pelo lado da Paraíba, a atmosfera de nostalgia também contaminou a torcida que esteve no Alemidão e pôde rever a atuação de Magno, justamente o único jogador que já havia enfrentado Zico numa partida oficial. Magno era o meia esquerda do Botafogo da Paraíba, único clube do Brasil que derrotou o poderoso Flamengo (2 a 1) na histórica campanha do título do Brasileirão de 1980 pelo time da Gávea.
O placar foi 6 a 1 para os amigos de Zico (com um gol do Galinho de falta), equipe que incluía os seguintes jogadores: Adriano (goleiro), Ailton, Júnior Baiano, Zé Carlos, Valber, Piá, Beto, Djair, Bruno Coimbra, Tiago Coimbra (estes dois, filho do Zico), o próprio Zico, , Felipe Adão, Nélio (ex Botafogo-PB), Reinaldo, Marcão, Rodrigo Costa, Lincoln, Leca e Diego.
Já o time dos masters paraibanos, comandado por Vamberto Firmino, utilizou vários craques do passado do futebol do nosso estado e trouxe a campo os seguintes atletas: Pedrinho, Lúcio, Jamanta, Ramiro, Washington Lobo, Washington Luiz, Gerson, Pinto, Esquerdinha, Magno, Chico Matemático, Isaías, Rui, Carlinhos Paraíba, Pirula, Aldanir, Hélio, Riva, Mazinho, Carlos Roberto, Dau, Vekinho, Cristiano Zenaide, Manoel Sérgio, Marcílio Braz, Demison, Regis, Ricardo Ambrósio e Hermano.

Para ver a Reportagem Fotográfica completa do jogo do Zico, no Almeidão, CLIQUE AQUI

Brasileirão - Séries C e D

Campinense bate o ABC e pula para 2ª colocação do Grupo B


Mesmo sem mostrar um futebol brilhante, o Campinense Clube venceu, na tarde desse domingo (15), o time do ABC (RN), pelo placar de 1 a 0. Com a vitória, a Raposa passou para a segunda colocação do Grupo B do Campeonato Brasileiro da Série C, empatado com o Alecrim (RN) e apenas um ponto atrás do ABC, que mesmo com a derrota continua na liderança.
Relembrando os dois duelos realizados no ano passado, quando os dois clubes disputavam a Série B e lutavam para fugir do rebaixamento, Campinense e ABC fizeram um jogo sem grandes emoções. Com pouca criatividade no meio de campo, o rubro-negro da Bela Vista pouco fez durante o primeiro tempo. Da mesma forma, o ABC mostrou uma defesa bem montada, mas apresentou também pouco perigo aos donos da casa.
Somente aos 40 minutos, numa tabela bem articulada, Bruno Recife recebeu um passe perfeito de Daniel, girou e bateu em gol e marcou o único gol da partida, garantindo assim a segunda vitória da Raposa na competição.
No segundo tempo, o treinador Suélio Lacerda trocou o meia Daniel por Marquinhos Mossoró, numa substituição que não agradou muita a torcida, mas terminou acertando. O time se tornou mais ofensivo e dominou o jogo. Nos últimos minutos foi somente pressão pra cima do alvinegro de Natal, que também tentou, nos últimos lances, marcar o gol de empate. Mesmo com o acréscimo de 5 minutos, o jogo terminou mesmo em 1 a 0 e a torcida comemorou muito.
Com a vitória, o Campinense soma agora seis pontos e passou a ocupar a segunda colocação da competição, ao lado do Alecrim, que empatou em casa com o CRB e ficou com a mesma quantidade de pontos da Raposa. Mesmo com a derrota, o ABC continuou em primeiro lugar no grupo B, com sete pontos e a liderança ameaçada.

Galo vence Fluminense-BA por 2 a 1 e se classifica para 2ª fase

O Treze assegurou a classificação para a segunda fase da Série D do Campeonato Brasileiro ao vencer o Fluminense-BA pelo placar de 2 a 1, de virada. A partida foi realizada na noite do sábado (14) no Estádio Ernani Sátiro, o Amigão. Com renda de R$ 15.560, o jogo teve o público pagante de 4.672 e 420 não pagantes.
Danilo abriu o placar para o time baiano aos 6 minutos do primeiro tempo, enquanto Pio aos 23 da etapa inicial e Cleidson aos 5 minutos do segundo tempo selaram a vitória do Alvinegro. Com o resultado o Treze alcança a marca de 12 pontos e se isola na liderança da competição.
O próximo compromisso do Galo na Série D será no dia 22 de agosto diante do River Plate, em Sergipe.




Um comentário:

Anônimo disse...

Prezado Edonio, Prabens pelo seu Blog. temos que divulgar seu trabalho que muito contribui para o futebol da Paraiba, que por sinal necessita de ação integrada para sair deste patamar.

Fiz parte do Jogo ( festa) do Zico no Almeidão. Gostaria que ( se possivel) troque meu nome de Vekinho para Velinho.

Alem disso, se queiseres gostaria de divulgar seu blog no meu site: www.gesports.com.br. Este site, é da mainha empresa e possue espaço para divulgar bons trabalhos como o seu.

Att

Rogério Velinho - Gesports Consuyltoria e Mkt esportivo
gesp333@hotmail.com