O futebol como um fenômeno da cultura brasileira

As coisas só acontecem por acaso, necessidade ou vontade nossa! Epicuro - filósofo.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Campeonato do Nordeste 2010

BOTAFOGO VENCE O CRB EM ALAGOAS E SOBE TRÊS POSIÇÕES
 NA TABELA DE CLASSIFICAÇÃO

Nesta quinta-feira (19), em Maceió, no estádio Rei Pelé, o Botafogo-PB surpreendeu o CRB-AL e, com a vitória pelo placar de 2 a 0, deixou a lanterna do Campeonato do Nordeste, pulando para o 12º lugar, agora com 12 pontos. Com mais uma vitória em uma das três partidas que inda lhe resta na competição, o time do Belo afasta de vez o fantasma do rebaixamento do torneio para o ano que vem. Na seqüência, o Botafogo joga, nesta quarta-feira (25), no Almeidão, contra o CSA, líder do Nordestão. Vai em seguida pegar o ABC em Natal, no Frasqueirão, e retorna para encerrar sua participação contra o Bahia, em casa, no Estádio Almeidão. Os gols do jogo de ontem contra o CRB foram marcados todos no primeiro tempo da partida: Val, aos 12 minutos, e Célio aos 22.
Jogando em casa, o CRB começou a partida sem conseguir se encontrar em campo. Desarrumado, o Galo alagoano acabou cedendo à pressão inicial do Botafogo-PB que, nas poucas jogadas de ataque do time da casa, conseguiu se defender bem. Na primeira oportunidade que teve de chutar a gol, o Galo da Praia desperdiçou a chance com Johnnatann, que mandou longe do gol de Genival.
Foram 13 minutos desconcertantes para o time alvirubro, que seguiu com dificuldades na troca de passes e cedendo espaços ao adversário. O resultado foi o gol do Botafogo-PB, abrindo o placar, numa falha da defesa regatiana. Nininho, sozinho na área, cruzou para Val, que também estava livre de marcação e teve tempo de olhar antes de mandar a bola no canto esquerdo do goleiro Juninho: 1 a 0.
O CRB não cresceu após o primeiro gol, como era de esperar. Pelo contrário, continuou desorganizado, sem posicionamento e com os jogadores demonstrando falta de tranqüilidade para administrar a posse de bola. A defesa do Galo praticamente parou e permitiu que o Botafogo-PB chegasse com jogadas de ataque perigosas, deixando a partida nervosa. E foi numa nova falha da defesa do CRB que o Belo conseguiu ampliar o placar. Num cruzamento pela esquerda, a bola passa pela grande área e Val recebeu de cabeça, ajeitou e chutou de primeira. A bola desviou em Glaydson e acabou sobrando para o volante Célio apenas tocar e mandar para o fundo do gol: 2 a 0. O segundo tempo foi todo do goleiro Genivaldo, do Botafogo, que fechou o gol e impediu todo o esforço do CRB em empatar ou virar o jogo.

FICHA TÉCNICA
CRB 0 x 2 Botafogo-PB
Local: Estádio Rei Pelé
Data: 19/08/2010
Horário: 20h300
Árbitro: Sebastião Rufino – PE
Auxiliares: Aldair Pereira – PE e Luciano Pimentel – PE
Cartões amarelos: Zaquel , Danilo, Célio, Tinho (Botafogo-PB);Dio (CRB)
Gols: Val (12’ 1T), Célio (22’ 1T)
CRB: Juninho; André Cunha, Leandro, Toninho e Dio; Glaydson, André Silva (Fernando), Johnnattan (Éder) e Renato Silva; Luciano Dias e Júnior Amorim (Edmar). Técnico: Freitas Nascimento
BOTAFOGO-PB:Genival, Danilo, Alyson, Ricardo Manboré, Nininho; Célio, Zaqueu, Val (Tinho),Chapinha (Marcílio); Manú (Washington) e Paulinho Macaíba. Técnico: Francisco Diá

Brasileirão - Séries C e D
TREZE PERDE PARA O CSA E AGORA PENSA NO RIVER PLATE-SE
No jogo da quarta-feira (18), também em Maceió, o Treze perdeu de 3 a 1 para o líder do Nordestão, o CSA. Após a derrota para o time alagoano, as atenções da comissão técnica, jogadores, diretoria e torcida galista, estão agora voltadas para o jogo de domingo (22), ás 16h00, no Batistão, diante do River Plate de Sergipe, jogo válido pela última rodada da primeira fase da Série D do Campeonato Brasileiro.
A derrota em Maceió, aumentou as baixas para domingo: o volante Pio está com tendinite no joelho direito, e o atacante Cléo voltou a sentir o adutor da coxa direita. Já classificado, no entanto, o Treze quer encerrar esta primeira fase da competição com vitória.
CAMPINENSE JOGA CONTRA O CRB PELA SÉRIE C
O Campinense Clube joga neste domingo (22), às 16h00, no estádio Amigão, em Campina Grande, contra o mesmo CRB que perdeu ontem para o Botafogo. Só que desta vez, a partida é válida pela série C do Campeonato Brasileiro. Na terceira colocação, com seis pontos, a Raposa precisa vencer para continuar lutando pela segunda vaga do grupo B. Bem acima da sua posição na tabela de classificação estão o ABC, com 7 pontos, e o líder Alecrim com 8.

ESTATÍSTICA É ESTATÍSTICA – Veja essa!!!
De acordo com um blog ligado ao UOL (http://rbrito1984.zip.net/arch2010-01-31_2010-02-06.html), o time do Treze possui o quinto melhor aproveitamento dos 100 clubes que disputam as Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro. O ranking vai causar polêmica, mas vai servir para sabermos se os líderes destas competições estão realmente bem e se os lanternas, de fato, estão no fundo do poço.
Seguindo a lógica do levantamento feito pelo blog, o melhor time do Brasil, atualmente, é o CSA-AL, líder do Grupo 4 e já classificado à próxima fase da Série D. O time alagoano venceu todos os cinco jogos que disputou e ostenta incríveis 100% de aproveitamento. São 12 gols a favor e apenas cinco contra. O CSA está bem a frente do Fluminense, primeiro colocado do Brasileirão.
Aliás, o Tricolor carioca está na modesta sexta posição com 76,2%. O time de Muricy Ramalho perde para Mixto-MT, Paysandu, Uberaba e Treze-PB. De todos estes clubes, apenas o Papão está na Série C, o restante figura na última divisão nacional. Já o Corinthians, segundo colocado na Série A, ocupa o décimo lugar.
Uma posição acima do Timão está o líder da Série B. O Coritiba tem 71,4% contra 66,7% do alvinegro de Parque São Jorge. Remo e Vila Aurora-MT, ambos da Série D, completam o Top 10, na sétima e oitava colocações, respectivamente.
Atual campeão Brasileiro, o Flamengo passa vergonha na 44ª colocação, com aproveitamento de apenas 47,6%. O Rubro-negro carioca está atrás do América-RJ, time do Baixinho Romário. Na segunda colocação do Grupo 7, com nove pontos, o América ocupa a 19ª colocação, com 60% de aproveitamento.

Nenhum comentário: