O futebol como um fenômeno da cultura brasileira

As coisas só acontecem por acaso, necessidade ou vontade nossa! Epicuro - filósofo.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Caindo pelas tabelas

Botafogo perde mais uma para o Treze e entra na zona de risco

Sem um time ainda definido - escalação diferente para cada jogo - e sem um padrão técnico-tático implantado, o Botafogo está há seis jogos sem vencer  no campeonato paraibano. Ontem (21), pagou mais uma vez pelos seus erros e perdeu para o Treze pelo placar de 1 a 0, no estádio Amigão, em Campina Grande, entrando agora na zona de risco da tabela de classsificação. O time está em 4º lugar e com mais um tropeço sai do G4, tornando indefinida, se não improvável, a sua classificação para o quandragular que decide a competição. Sousa, com 18 pontos - só perde para o Belo no saldo de gols -, Desportiva-PB e Auto Esporte, ambos com 15 pontos, estão na cola do Botafogo e podem tirar sua vaga no G4 a qualquer momento, se o time não se acertar.
A administração de futebol do Botafogo continua impingindo ao time os erros de sempre: não mantém uma base no elenco de um ano para o outro; contrata mal, tendo que corrigir os vacilos com o campeonato em andamento; não consegue formar um grupo coeso e determinado a vencer com jogadores que se identifiquem com o clube e, o pior de tudo, entende que mudar de treinador durante a competição resolve todos esses problemas, que são estruturais e não conjunturais.
Dentro de campo, o atual time do Belo é o retrato dessa má gestão de futebol do clube. Ontem, contra o Treze, Edmundo e Juninho Petrolina receberam cartão amarelo por estarem brigando entre si, algo inadmissível num elenco de profissionais que pretende ganhar um título. O time até que é bom, no papel. Tem bons nomes no ataque (Edmundo é o atilheiro da competição com 13 gols), nomes de referência no meio de campo, e já está melhorando a defesa - ponto fraco do time - com a chegada do zagueiro Flamarion. Entretanto, não tem grupo, o que faz com que cada jogador queira resolver as coisas por si mesmo e a sua maneira. Falta de comando fora de campo (uma gestão de futebol titubeante) e também dentro de campo: como reflexo desta, um treinador contratado às pressas, no meio do campeonato, sem conhecer o elenco e, por isso, com visível dificuldade de dar uma face ao time. Tudo isso foi notório ontem quando o time poderia ter saído com uma vitória contra um Treze que jogou muito mal. Só fez um gol, e mesmo assim não por seus méritos, mas por causa da falha do lateral Zé Wilker, que atrapalhou o goleiro Genivaldo na jogada. Resultado: mais uma derrota para o Treze (o que já está se tornando uma escrita); a queda de mais uma posição na tabela; e a exposição, para o seu torcedor, de um time desajustado, sem comando e que não inspira confiança a ninguém.

Nacional goleia e está duplamente na cola do Botafogo
Foto: Edônio Alves
O Nacional de Patos não teve dó do Carcará da Serra e, jogando na tarde deste domingo, no estádio José Cavalcanti, fez 5 a 0 na equipe do Queimadense, com quatro gols do artilheiro Thiago Cunha (ele agora tem 10 gols na competição) e um de Laércio.
Com esta vitória, o time da cidade de Patos pulou da quinta para a terceira colocação na classificação do campeonato - empurrando o Botafogo para a 4ª colocaçao - e, de quebra, fez com que seu artilheiro, Thiago Cunha (foto), encostasse em Edmundo, do Belo, que, com 13 gols, lidera a briga pela artilharia do Paraibano 2010. A partir de agora, essa disputa promete esquentar ainda mais.

Auto Esporte deslancha e goleia o Atlético-PB
A última vitória do Auto Esporte no campeonato paraibano havia sido no dia 27 de fevereiro, portanto, há quase um mês, diante da Queimadense por 1x0, fora de casa. Na tarde deste domingo (21), o Macaco Autino finalmente voltou a vencer pela competição ao bater o Atlético, de Cajazeiras, por 5 a 2, no Almeidão. E com uma vitória retumbante.
Com o resultado, o Alvirrubro chega a 15 pontos e volta a sonhar com uma vaga no G-4, já que a diferença para o 4º colocado, o Botafogo, é também de apenas 3 pontos. Pelo lado do Atlético, a derrota manteve a equipe sertaneja na lanterna do certame com 6 pontos.

Campinense continua firme na vice-liderança
A Raposa conseguiu ontem (21), no estádio Marizão, em Sousa, uma vitória surpreendente sobre o Sousa, mesmo estando com vários desfalques no time. O placar foi de 2 a 1 para o rubro-negro, com gols de Almir e Lima para a Raposa, enquanto que Léo Olinda marcou para o Dinossauro. Com um time sob sua assinatura, o técnico Freitas Nascimento consolidou uma postura firme em relação ao objetivo de chegar ao quadrangular decisivo do paraibano 2010 pelo menos em segundo lugar. A partir daí, o campeonato é outro com os quatro melhores em disputa de igual para igual. E quem se garantir leva a taça. Essa parece ser a filosofia da Raposa. Vamos ver no que vai dar.









Nenhum comentário: