O futebol como um fenômeno da cultura brasileira

As coisas só acontecem por acaso, necessidade ou vontade nossa! Epicuro - filósofo.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Campeonato do Nordeste_Grupo D_Primeira Rodada



Sabor de derrota
BOTAFOGO JOGA MELHOR, ABRE O PLACAR,
 MAS CEDE O EMPATE AO SPORT
Com Globoesporte.com/pb

Tumultuado. Assim pode ser definido o confronto entre Botafogo-PB e Sport neste domingo, no Almeidão, na estreia dos dois times pela Copa do Nordeste. Teve golaço, expulsão, confronto entre torcidas e ainda jogadores sendo atingidos, em campo, por spray de pimenta que a PM usou para dispersar os torcedores nas arquibancadas. No final, empate por 1 a 1 em jogo que foi válido pelo Grupo D da competição regional.
O gol dos donos da casa foi marcado por Frontini ainda no primeiro tempo. O atacante argentino acertou um belo chute de fora da área, mas acabou sendo expulso no segundo tempo ao tentar simular um pênalti. Já o empate do Sport saiu dos pés de Felipe Azevedo já na segunda etapa.
Os dois times voltam a campo na próxima quinta-feira. O Botafogo-PB vai até Sobral, no Ceará, onde encara o Guarany no Estádio do Junco às 19h15 (horário local). Um pouco mais tarde, às 21h30, o Sport faz o clássico pernambucano contra o Náutico na Ilha do Retiro.
Frontini coloca o Botafogo-PB na frente com um golaço
O jogo no Almeidão começou muito estudado de ambas as partes, mas logo um bonito lance desequilibrou em favor dos donos da casa. Logo na primeira chegada efetiva ao ataque, aos cinco minutos, o atacante Frontini acertou um petardo de fora da área e mandou no ângulo esquerdo, sem chances para o goleiro Magrão. Estava aberto o placar.
A vantagem no marcador deu tranquilidade para o Alvinegro trabalhar a bola e tentar jogar mais no erro do adversário. O Sport tentava assimilar o golpe e organizar as jogadas ofensivas, que geralmente começavam dos pés de Naldinho e Aílton. Mas o Leão pouco assustou o goleiro Rémerson, a não ser em chutes de longa distância, com Rithely. E numa cabeceada de Rodrigo Mancha. Mas o arqueiro do Belo defendeu as duas com certa tranquilidade.
E foi o Botafogo-PB que assustou mais a defesa do Rubro-Negro. Como no lance em que Frontini, de novo ele, se antecipou à zaga do Sport em jogada de escanteio e cabeceou com liberdade, mas errou o alvo, mandando pela linha de fundo. O Alvinegro ainda teve uma boa cobrança de falta, com Pio, do meio da rua, que Magrão defendeu. Mas nada mais aconteceu de importante no primeiro tempo e os dois times foram para o intervalo com os donos da casa em vantagem.
Tumulto e empate do Sport no 2º tempo
Na segunda etapa, o Botafogo-PB quase repetiu o início arrasador do primeiro tempo. Novamente aos cinco minutos, Frontini fez boa jogada e serviu  Lenílson, que finalizou cruzado para excelente defesa de Magrão. Mas a resposta do Sport foi rápida e fatal. Aos 10 minutos, Marcelo Cordeiro conseguiu um lançamento perfeito da esquerda e Felipe Azevedo apareceu com espaço para bater de primeira e vencer o goleiro Rémerson: 1 a 1.
E a situação do Botafogo-PB se complicou ainda mais no lance seguinte, quando Frontini tentou driblar o goleiro Magrão e caiu dentro da área. O árbitro entendeu que o atacante alvinegro tentou simular um falta e aplicou o cartão amarelo, o segundo do jogador, que já havia sido punido na comemoração do gol. O argentino, assim, foi para o vestiário mais cedo e deixou o Belo com 10 em campo.
Aos 12 minutos, houve um princípio de confusão entre as duas torcidas, que dividiam a arquibancada sol do Almeidão, separadas apenas por um cordão de isolamento formado por homens da Polícia Militar. No tumulto, os PMs usaram gás de pimenta, que acabou sendo levado pelo vento e atingindo os jogadores no banco do Sport e em campo. Os reservas do Leão correram para o campo e a partida ficou parada por cinco minutos.
Com o jogo reiniciado, foi o Belo que chegou mais perto de marcar. Lenílson chutou de longe, a bola desviou na zaga e passou raspando a trave de Magrão, que já estava vendido no lance. E, mesmo com um a menos em campo, o Botafogo-PB seguiu jogando de igual para igual, mas com mais dificuldade para criar jogadas ofensivas. O Sport, por sua vez, buscava as saídas rápidas em contra-ataque.
O técnico Marcelo Vilar ainda tentou mandar o Botafogo-PB para cima, colocando os atacantes Warley e Thiaguinho em campo, além do meia Leomir. E o Belo insistiu em jogadas pelas pontas e levantamentos na área, quase sempre interceptados pela defesa leonina. Já o técnico Geninho mandou Éverton Felipe, Ronaldo e Érico Júnior a campo, que deram mais velocidade ao time.
E havia tempo para grandes emoções antes do fim. O Sport tentou um abafa e, aos 51 minutos, Felipe Azevedo acertou o travessão do goleiro Rémerson, quase virando o placar para o Leão. Era o último grande lance do jogo. Fim de uma partida tumultuada, intensa.


Nenhum comentário: