O futebol como um fenômeno da cultura brasileira

As coisas só acontecem por acaso, necessidade ou vontade nossa! Epicuro - filósofo.

domingo, 11 de agosto de 2013

Futebol_COLUNA


O futebol e a TV pública

 

Por Edônio Alves
 

Pela órdem: Yuri Queiroga, Edilson Campos, Edônio Alves e Tiago Marques
 

A Empresa Brasil de Comunicação S/A, a EBC, como chamamos, é uma rede de comunicação pública que envolve várias plataformas e veículos tais como Televisão, Rádio e Internet. No conjunto, forma um conglomerado de mídia que tem como função básica municiar o cidadão brasileiro de informações úteis e necessárias a administração de sua vida prática e profissional.

É, portanto, uma das formas de que o Estado brasileiro dispõe para fazer trafegar, no meio social, a informação de interesse público bem como promover a integração de todos os brasileiros e brasileiras num sentido prático de pertencimento a uma Nação comum. E isso é feito de várias maneiras: através da visibilidade que dá às formas diversas da cultura do nosso País; através do acesso que possibilita ao cidadão se pronunciar sobre as questões mais caras a sua vida existencial e política e, principalmente, através de uma descentralização que permite sentir o Brasil um país muito maior do que fazem ver os meios de comunicação de massa com modelo centralizado e fazendo emissões das regiões Sudeste e Sul para o resto do nosso território.

É, por assim dizer, a comunicação pública do Estado brasileiro para com os cidadãos que o formam e que pagam impostos para se sentirem protegidos, unidos e acolhidos por Ele.

Fazendo parte desse conglomerado acima descrito está a TV Brasil.

A TV Brasil tem sede em Brasília mas está espalhada por quase todo território nacional através das emissoras afiliadas que formam a rede pública brasileira de televisão. Aqui, na Paraíba, a emissora afiliada é a TV UFPB, que tem sede no Campus da I da Universidade Federal da Paraíba e que desde o ano passado transmite seu sinal em TV aberta pelo canal 43 em VHF. Quem quiser, pode assistir à TV UFPB também pela TV fechada nos canais 166 da SKY ou 22 da NET.

Pois bem! Dentro da ideia geral de integrar o Brasil inteiro por meio da sua diversidade cultural, a TV Brasil comprou os direitos de transmissão da Série C do Campeonato Brasileiro e está transmitido os jogos para todo o País. Isso foi feito porque além da Copa do Brasil, é a série C que apresenta o maior número de clubes integrantes de todas as regiões do País, dando, através dele, uma ideia mais ampla do que é o futebol brasileiro para além do elitizado Brasileirão da Série A.

Do futebol paraibano, temos o Treze, de Campina Grande, como representante do estado na série C deste ano. A TV Brasil, portanto, incluiu na sua grade de transmissões da série C vários jogos do Treze e convidou a afiliada local, a TV UFPB, para participar dessas transmissões. Como professor de Jornalismo Esportivo do curso de Comunicação da Universidade, fui convidado a integrar a equipe da TV UFPB nesse desafio de levar o futebol e a cultura da Paraíba (sim, futebol também é cultura) ao resto do País através do sinal da TV Brasil. Não preciso dizer do orgulho e da responsabilidade de poder comandar o jornalismo esportivo da TV UFPB nessa empreitada.

Já transmitimos três partidas do Treze no primeiro turno do Campeonato (contra Sampaio Correia, CRB e Brasiliense) e ainda vamos transmitir ao menos mais três: contra o Santa Cruz, de Pernambuco, duas vezes, e contra o Fortaleza, do Ceará.

Desde já, agradecemos a audiência que estamos tendo em toda a Paraíba e em todo o território brasileiro. São inúmeros os paraibanos espalhados pelo País que interagem conosco durante as transmissões através das redes sociais. É para eles - e para todos - que dedicamos o esforço e trabalho da nossa equipe: Wilfredo Maldonado: Diretor do Núcleo de Produção em Comunicação e Artes - Júnior Pinheiro: Coordenador da TV UFPB - Daniella Huebra: Diretora de Jornalismo - Laena Antunes: Coordenadora de Produção - Yuri Queiroga e Amanda Ferreira: Estagiários de Produção - Edônio Alves: Editor de Esportes e Repórter - Patrício Rocha: Editor de imagens e Tiago Marques: Cinegrafista.

 

Nenhum comentário: