O futebol como um fenômeno da cultura brasileira

As coisas só acontecem por acaso, necessidade ou vontade nossa! Epicuro - filósofo.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Campeonato Brasileiro_Série D_Nona RODADA



Virando na frente
BOTAFOGO-PB BATE A JUAZEIRENSE E ENCERRA 1ª FASE
COMO MELHOR DO GRUPO A4
 
Meia Lenilson (primeiro plano) abre a vitória do Belo com gol de placa e credencia time para o acesso à Série C
 
Foi mais sofrido do que a torcida poderia esperar. Mas com dois gols marcados no fim da partida, o Botafogo-PB fez o dever de casa e venceu o Juazeirense por 4 a 2, na tarde deste domingo (25), no Almeidão. A vitória garantiu o primeiro lugar do Grupo A4 ao time paraibano, que agora enfrenta o Central de Caruaru na segunda fase da Série D.
A expectativa era de um jogo fácil para o Botafogo-PB. Isso porque o Juazeirense já não tinha mais chance de classificação e, como a outra vaga era decidida no confronto direto entre Vitória da Conquista x Sergipe (os sergipanos venceram por 1 a 0), não havia nem a possibilidade de mala branca. Para piorar, três jogadores já haviam deixado o time baiano antes do término da Série D, casos do zagueiro Jéfferson e dos volantes Naldo e Vaguinho.
Golaço de Lenílson e virada baiana
A suposta facilidade, no entanto, não aconteceu. Menos por méritos do Juazeirense e mais pela displicência do Botafogo, que parecia desinteressado da partida.
Ainda assim, chegou ao primeiro gol num golaço de Lenílson. O ex-jogador do São Paulo recebeu a bola na direita, deu um chapéu no zagueiro Ronaldo e emendou para o gol, sem chance de defesa para Maicon. Gol de placa no Almeidão.
Mas não deu nem para a torcida comemorar. Na saída de bola, o Juazeirense chegou ao empate, através de Deon, que aproveitou uma das muitas falhas da zaga reserva do Botafogo - Mário Larramendi e Everton jogaram nos lugares dos suspensos Marcel e André Lima.
A partir daí o Botafogo ensaiou uma pressão, aproveitando a grande atuação de Doda. O meia deu assistências precisas para Celico e Mário Larramendi, que acabaram despediçando.
E justamente quando o time paraibano estava melhor em campo, veio a virada do Juazeirense. O meia Silvestre cruzou na medida para Júlio marcar o segundo. Os mais de 6 mil torcedores botafoguenses pareciam atônitos com o resultado, que perdurou até o fim da primeira etapa.
Warley sai do banco para decidir
O Botafogo voltou para o segundo tempo jogando a favor do vento, que segundo o técnico Marcelo Vilar, prejudicou bastante a equipe na etapa inicial. Mas continuou esbarrando nos erros, especialmente no último passe. E, como já vem se tornando rotina, o time dependia das bolas paradas com o volante Pio.
Na base do abafa, no entanto, o Botafogo achou o gol de empate. Aos 7 minutos, na única bola que recebeu em condições de marcar, o artilheiro Fausto não desperdiçou e deixou tudo igual: 2 a 2.
Na tentativa de conseguir a virada que daria o primeiro lugar do grupo, Marcelo Vilar foi fazendo alterações e deixando a equipe mais ofensiva. Primeiro, com as entradas de Fábio Neves e Rafael Aidar nos lugares de Doda e Paulinho Macaíba. Mas quem acabou sendo decisivo foi Warley, que saiu do banco para substituir Lenílson aos 28 minutos.
O W9 teve a chance de marcar aos 41 minutos, mas acabou derrubado por Rodrigo na entrada da área. Mais uma falta desperdiçada por Pio. A jogada, no entanto, foi o ponto de partida para a pressão do Botafogo no fim do jogo.
O lance originou a sequência de dois escanteios. No últimos deles, aos 43 minutos, a bola sobrou novamente para Warley que deu o passe na medida para Everton desempatar. Era o gol que a torcida estava esperando para explodir nas arquibancadas.
E Warley ainda teve participação direta no quarto gol. O atacante finalizou para defesa parcial de Maicon. Na sobra, Rafael Aidar acabou derrubado dentro da área. Pênalti. Apesar dos apelos da torcida, Warley deixou a bola para Pio. E finalmente o volante conseguiu vencer o duelo particular com Maicon, fechando o placar no Almeidão: 4 a 2.
 

Nenhum comentário: