O futebol como um fenômeno da cultura brasileira

As coisas só acontecem por acaso, necessidade ou vontade nossa! Epicuro - filósofo.

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Copa Paraíba 2012


Botafogo-PB marca nos acréscimos e elimina o Treze da Copa Paraíba

 

Jogadores do Treze lamentam o empate com o Botafogo, já nos acréscimos

O Botafogo-PB entrou em campo na noite desta quarta-feira (31/10) já classificado para a final da Copa Paraíba Sub-21. E saiu do jogo depois de "decidir" quem seria o seu adversário. Com um gol nos acréscimos do segundo tempo, o Belo empatou por 1 a 1 com o Treze e eliminou o time de Campina Grande. O CSP, que nem entrou em campo, se beneficiou com o resultado e vai disputar a final.
Os dois times entraram pisaram o gramado do Estádio Amigão com dois técnicos interinos. Mais do que provisório, o Treze tinha um treinador improvisado. Depois de perder na véspera o técnico Walter Bahia, que se transferiu justamente para o Belo, o Galo foi comandando pelo gerente de futebol Josimar Barbosa, o Joba. Já o Botafogo, que anunciou Marcelo Vilar como comandante para a próxima temporada, foi dirigido pelo técnico da categoria de base, Agnaldo Oliveira.
O Treze começou melhor o jogo e saiu na frente com Tiago, que marcou ainda no primeiro tempo. Na segunda etapa, o Botafogo cresceu de produção, mas o empate só veio nos acréscimos, com Cláudio.
O Treze se despede da competição tendo marcado apenas um gol e sem conseguir vencer uma partida sequer. Foram duas derrotas e dois empates. Já o Botafogo segue invicto, agora com duas vitórias e um empate.
O jogo começou equilibrado. Sem muita qualidade técnica, os times tentavam chegar ao ataque na base da vontade. A partir dos 10 minutos, o Treze começou a dominar a partida, com Emanoel e Jan ganhando a maioria das jogadas pela direita, criando bons lances.
O Galo passou a ser mais objetivo e teve mais posse de bola. O Belo, desorganizado, tentava os contra-ataques, afunilava muito as jogadas, sem utilizar os laterais.
O Treze tocava bem a bola, articulava jogadas, mas não conseguia aproveitar a maior posse de bola. Errava muito o último passe e finalizava pouco. Mas aos 21, aproveitou uma das chances que criou e abriu o placar com Tiago. O camisa 9 avançou com a bola dominada e tocou com estilo no canto direito do goleiro Jaílson.
Daí para o final do primeiro tempo, o jogo seguiu equilibrado, mas com o Treze ainda mantendo maior posse de bola. Ainda assim, nada de mais interessante aconteceu e os times foram para o intervalo com o Galo em vantagem.
Botafogo melhora, empata no fim e elimina o Treze
Os dois times voltaram com a mesma formação para o segundo tempo. Mas o Botafogo entrou em campo mais determinado, apesar de a obrigação de vitória ser do Treze. O atacante Cláudio começou a arriscar mais jogadas e a tentar o gol.
No decorrer dos 45 minutos finais, Joba mandou Dú e Kennedy a campo nos lugares de Henrique e Alef. Ja Agnaldo Oliveira tirou Valdo, Deda e Rafinha para as entradas de Sinho, Robertinho e Joalisson.
As mexidas no Belo surtiram mais efeito e o time dominou a segunda metade do segundo tempo. Ainda assim, o Treze quase teve boa chance em cobrança de falta de Jan, defendida magistralmente por Jaílson. Já no finalzinho do jogo, Dú teve outra grande oportunidade. Depois de driblar o goleiro Jaílson, o atacante tocou para o gol, mas a defesa tirou de cima da linha.
Mas aos 46 minutos, Claúdio fez o gol que definiu as finais da Copa Paraíba. Depois de um bate-rebate na área, a bola sobrou e o atacante do Belo mandou no canto esquerdo do goleiro Artur.
Estava decretado o resultado final do jogo, a eliminação do Treze e os finalistas da competição. No próximo sábado, Botafogo e CSP fazem um prévia da decisão, quando se enfrentam no Estádio da Graça, apenas cumprindo tabela, em jogo da última rodada da primeira fase.

TREZ 1 x 1 BOTAFOGO
Artur, Emanoel, Alison, Jean Carlos e Téssio; Felipe Alemão, Jonathan, Alef (Kennedy) e Jan; Henrique (Dú) e Tiago.

Jaílson, Deleon, Valdo (Sinho), Maílson e Léo; Sadan, Jackson, Deda (Robertinho) e Janielson; Cláudio e Rafinha (Joalisson).
Técnico: Josimar Barbosa (Joba).
Técnico: Agnaldo Oliveira
Gols: Tiago aos 21 minutos do 1º tempo; Claúdio aos 46 do segundo tempo.
Cartões amarelos: Emanoel (Treze); Sadam, Jackson, Maílson (Botafogo)
Local: Estádio Amigão, em Campina Grande; Competição: Copa Paraíba de 2012 - quarta rodada; Público: 99 (67 pagantes e 32 não-pagantes); Renda: R$ 6 70; Arbitragem: João Bosco Sátiro, auxiliado por Joseílton Cordeiro e Luciano Fernandes.

Nenhum comentário: