O futebol como um fenômeno da cultura brasileira

As coisas só acontecem por acaso, necessidade ou vontade nossa! Epicuro - filósofo.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Campeonato Paraibano - 2ª Fase


Primeiro round

CAMPINENSE VENCE O BOTAFOGO EM JOGO ELETRIZANTE


Apesar da derrota, a torcida do Belo lotou as arquibancas do Almeidão e fez uma festa há muito não vista no estádio
O Campinense veio à João Pessoa na noite desta quarta-feira (25), para a primeira partida das semifinais do Campeonato Paraibano 2012, e venceu o Botafogo-PB por 3 a 2. Os gols foram marcados por Warley (duas vezes), e Renatinho. Já no Bota, quem descontou foi Jales e Izaias. Com a vitória, o Rubro-negro quebra um tabu de 10 anos sem vencer o Botafogo-PB no Almeidão, em partidas válidas pelo estadual. A última vitória aconteceu no certame de 2002, quando a Raposa derrotou o Belo por 1 a 0, na 9ª rodada da segunda fase da competição.

O JOGO

O Botafogo-PB começou a partida com mais empenho, e partiu pra cima em busca de abrir o placar. Aos 12 minutos é a vez do Campinense partir para o ataque e chegar assustando a meta botafoguense. Em cobrança de falta, Renatinho chuta, mas Genivaldo defende, impedindo o gol da Raposa. Logo no lance seguinte Izaias sofre falta, Joilson vai para a cobrança e a defesa do Campinense se atrapalha, a bola sobra para Erivelto, que não aproveita a oportunidade e chuta pra fora. Aos 20 minutos mais uma falta para o Belo, Joilson vai para a cobrança mais uma vez, a bola cai na área, a defesa da Raposa rebate e ela acaba sobrando para Nino Paraíba, que dá um belo chute, mas acaba desviando em Chales Wagner. No lance, a torcida do Belo ficou pedindo pênalti, indicando que a bola teria batido no braço do jogador do Campinense, mas o árbitro Adalberto Moésia deu apenas escanteio.
A partida seguia bem aberta, com ambas equipes chegando com perigo. Aos 26 minutos, Nino Paraíba da um chutão em direção a área do goleiro Pantera, o arqueiro sai na bola para dividir com Jales e acaba sendo surpreendido e encoberto pela bola, mas Ben Hur aparece para salvar o que seria o primeiro gol da partida. Aos 32 minutos da etapa inicial Warley recebe a bola no setor direito, limpa do zagueiro Rogério, do Botafogo-PB, e chuta com categoria, no canto direito do goleiro Genivaldo, abrindo o placar para a Raposa no Almeidão.
O final da primeira etapa se aproximava com um jogo bem corrido. Aos 38 minutos, Joilson cobra escanteio e quase marca um gol olímpico, mas a bola bate no travessão. No decorrer do lance a bola sobra para Rogério , que não aproveita a oportunidade e chuta por cima da meta de Pantera. No último lance da etapa inicial, já nos acréscimos, falta na intermediária do Campinense. Joilson mais uma vez vai para a cobrança, todo o time do Belo entra na área, mas Moésia decide encerrar o primeiro tempo, sem sequer esperar a falta ser cobrada.
Na volta do intervalo o Botafogo-PB entra com mudanças, saem Diego e Erivelto, para a entrada de Ila e Cláudio. O Campinense entra na etapa complementar com todo o gás, e no primeiro minuto, a defesa do Bota falha, Adriano Felício fica cara a cara com Genivaldo e chuta, mas o goleiro do Belo acaba defendendo. Começa a chover no Almeidão e aos 13 minutos Adriano Felício invade a área pela esquerda, faz o passe para Warley, que só tem o trabalho de empurrar para o fundo das redes da meta de Genivaldo, ampliando o placar para a Raposa. Não deu nem tempo da torcida do rubro-negro terminar de fazer a festa pelo segundo gol, e Jales invade a área do Campinense pelo lado esquerdo e bate colocado, sem chances para o goleiro Pantera, diminuindo a vantagem do Campinense no placar.
Aos 24 minutos falta para o Campinense no setor direito de ataque. Renatinho cobra, a barreira do Belo abre e o goleiro Genivaldo não chega na bola, que balança as redes mais uma vez, sendo o terceiro gol da Raposa, 3 a 1 no placar. Freitas Nascimento faz uma alteração no time do Campinense, saindo Potita para a entrada de Anderson Oliveira. Aos 30 minutos de bola rolando no segundo tempo, falta para o Bota, Leomir cobra e Pantera acaba jogando para escanteio. Freitas mais uma vez mexe no time, Sidney entra no lugar de Adriano Felício. Com 36 minutos o lateral Joilson acaba se contundindo e tem que deixar o jogo, no lugar dele entra Odilon. O final da etapa complementar se aproximava e o Belo partia para o ataque, tentando pelo menos diminuir a vantagem da Raposa. Aos 37 minutos, Izaias na entrada da área e Pantera apenas assiste a bola entrar. Era o segundo gol do Botafogo-PB. No finalzinho do jogo o Bota ainda tentou o empate no chute de Nino Paraíba, na entrada da área, mas a bola acabou indo para fora. Após o lance não dá tempo para mais nada. Adalberto Moésia encerra a partida, com o placar de 3 a 2 para o Campinense.
Com o resultado o Campinense amplia sua vantagem, e pode perder até por um gol de diferença na partida de volta no próximo domingo (29), no Amigão, em Campina Grande. O detalhe é que durante todo o Campeonato Paraibano de 2012, a Raposa não perdeu nenhuma partida por mais de um gol de diferença.

- FICHA TÉCNICA -

Jogo: Botafogo-PB x Campinense
Data: 25/04/2012
Horário: 20h15
Local: Estádio Almeidão
Competição: Campeonato Paraibano 2012
Fase: Semifinal
Arbitragem: Adalberto Moésia/ Aldo Silva/ Michelson Nóbrega.


Botafogo-PB: Genivaldo, Joilson (Odilon), Henrique, Rogério e Adriano; Diego (Cláudio), Izaias, Nino Paraíba e Leomir; Jales e Erivelto (Yla).
Campinense: Pantera, Totonho, Breno, Ben-Hur e Renatinho; Charles Wagner, Diego Padilha, Anderson Paulista e Adriano Felício (Sidney); Warley e Potita (Anderson Oliveira).


Cartões amarelos: Adriano (Botafogo-PB) / Totonho e Adriano Felício (Campinense).
Cartões vermelhos: Não houve.


Gols: Pelo Campinense, Warley (Aos 32 minutos do primeiro tempo e aos 13 minutos do segundo tempo) e Renatinho ( 24 minutos do segundo tempo), no Botafogo-PB Jales (aos 14 minutos do segundo tempo) e Izaias (37 minutos do segundo tempo).


Nenhum comentário: