O futebol como um fenômeno da cultura brasileira

As coisas só acontecem por acaso, necessidade ou vontade nossa! Epicuro - filósofo.

sábado, 21 de abril de 2012

Campeonato Paraibano - 18ª Rodada


História da excessão
BOTAFOGO-PB SÓ FICOU FORA DO G4 TRÊS VEZES EM DEZ ANOS

Técnico Neto Maradona com o time pronto para o G4
Nos últimos dez anos, o Botafogo-PB só ficou fora do grupo dos quatro melhores times do campeonato paraibano três vezes (2002; 2007 e 2009). Como se vê, a última vez que isso ocorreu foi na edição de 2009, quando ficou em 6º lugar, com 16 pontos ganhos. Claro que o regulamento era outro e muito diferente da forma de disputa atual. Este ano, o time ainda corre esse risco de acabar o torneio estadual fora desse grupo de elite do futebol paraibano, denominado de G4. É que o time chegou à última rodada da primeira fase do certame, sem depender mais das próprias pernas. Para que isso não ocorra, ou seja, terminar a primeira fase sem condições de ainda disputar o título, o Belo da capital precisa vencer o seu jogo deste domingo, contra o Flamengo-PB, e ainda torcer por três resultados que possam lhe beneficiar: o Treze vencer ou pelo menos empatar com o Sousa, no Marizão, e o Auto Esporte vencer o Paraíba, no estádio da Graça, em João Pessoa. São três possibilidades contra três, isto é, uma probabilidade de cinquenta por cento de chances. O Belo fica fora, portanto, se houver derrota do Treze para o Sousa ou o Paraíba vencer ou empatar com o Auto Esporte. A sorte está lançada e os deuses do futebol já estão jogando os dados.

PELO MENOS TRÊS MUDANÇAS PARA AMANHÃ
Atacante Jales, autor dos gols que garantiram as vitórias diante do Treze e do Esporte de Patos, é a grande novidade entre os titulares
Desde que assumiu o Botafogo-PB, o treinador Neto Maradona tem tido dificuldades para repetir uma mesma escalação. Desta vez, para enfrentar o Flamengo-PB neste domingo, às 16h, no Almeidão, não vai ser diferente. Pelo menos três mudanças devem acontecer em relação ao time que entrou em campo na sofrida vitória por 2 a 1 contra o Esporte, na última quarta-feira. Destaque para a confirmação de Jales, novo xodó da torcida, que vai ocupar a vaga de Erivelto.
Após um início de temporada irregular, principalmente por causa de uma grave lesão muscular na panturrilha que o tirou de boa parte da fase de preparação para o Campeonato Paraibano, o atacante se tornou um dos destaques do Belo nesta reta final da competição. Não é para menos. Jales marcou os gols que garantiram os triunfos diante do Treze e do próprio Esporte.
Quem também deixa o time titular é o volante Diego Fernandes, que teve uma atuação apagada nesta quarta-feira. Odilon é o favorito para assumir o lugar deixado por ele, enquanto Yla 'corre por fora' no caso de Neto Maradona preferir uma formação mais ofensiva. A única alteração forçada é a saída do zagueiro Henrique, expulso em Patos, que será substituído pelo experiente Wágner Andrade.
De acordo com o técnico alvinegro, apesar de o Botafogo precisar da vitória diante do Fla e de uma combinação de resultados nem tão improvável (derrota ou empate do Sousa contra o Treze e tropeço do Paraíba de Cajazeiras contra o Auto Esporte), não passa pela cabeça de ninguém no clube a possibilidade de ficar fora da fase seguinte.
- Sabemos que dependemos dos outros, mas nem por isso diminuímos nossa confiança. Pelo contrário. O Botafogo vai se classificar para a semifinal. Estamos trabalhando para isto e a expectativa é esta, até porque não só a torcida merece, mas também todo este grupo de jogadores que ficou conosco.

Nenhum comentário: