O futebol como um fenômeno da cultura brasileira

As coisas só acontecem por acaso, necessidade ou vontade nossa! Epicuro - filósofo.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Copa Paraíba 2011 - Primeira fase

Auto Esporte não leva vaga antecipada à Copa do Brasil

O ataque do Auto tentou, tentou, mas não não conseguiu marcar gols contra o Sousa

Na penúltima partida da primeira fase da Copa Paraíba, realizada ontem contra o Sousa, o Auto Esporte jogou melhor e teve boas chances de sair com uma vitória, algo que lhe garantiria, 18 anos depois, sua volta à Copa do Brasil na edição de 2012. Bastava uma vitória em casa, em pleno Estádio da Graça. Mas o gol da vitória não veio, e no fim o time alvirrubro não saiu de um 0 a 0.
Com o resultado sem gols, fruto de um jogo de pouca criatividade, a decisão ficou para a última rodada. O time de João Pessoa foi para 8 pontos e a equipe sertaneja chegou aos 7. Ambos continuam com chances de se classificar para a final.
Como o Treze já está virtualmente classificado para a final da Copa Paraíba, e antes já está classificado antecipadamente para a Copa do Brasil por ter vencido o Paraibano deste ano, quem fizer a final da competição local com o Galo já estará dentro da disputa nacional do ano que vem.
Na partida desta quarta, o Auto atacou mais e buscou mais a vitória. Chegava com certo perigo ao ataque em oportunidades esparsas, mas sempre esbarrava na qualidade do goleiro Eduardo, do Sousa, que fez boas defesas e garantiu o empate.
O Sousa, por sua vez, respondia com Misso e as vezes com Josivan, mas a verdade é que o time visitante se preocupava mais em segurar o empate do que tentar uma vitória. E foi o que conseguiu.
Na última rodada desta fase, ambas as equipes jogam fora de casa. O Auto pega o Treze e o Sousa enfrenta o já eliminado Botafogo-PB no Almeidão. Os jogos acontecem na tarde de sábado, a partir das 16h.
O Auto precisa vencer para se classificar sem depender de nenhum resultado. Se empatar ou perder por até cinco gols de diferença, tem que torcer por no máximo um empate do Sousa. Se levar uma goleada histórica de mais de cinco gols de diferença, ainda se classifica com derrota do Sousa.
Em sentido contrário, ao Sousa resta vencer o Belo e torcer para que o Auto Esporte não derrote o Treze no Amigão.
O Treze vence outra vez o Botafogo e fica perto da final

O Treze venceu outra vez o Botafogo pelo placar mínimo de 1 a 0, na tarde desta quarta-feira, no estádio Amigão, em Campina Grande. O resultado foi suficiente para enterrar o Botafogo, que em crise e com um elenco destroçado, foi eliminado precocemente da Copa Paraíba de Futebol. O Belo já havia perdido também de 1 a 0 em casa, numa partida que jogou quase todo o tempo com um jogador a mais que o adversário.
O único gol trezeano foi marcado por Birungueta aos seis minutos do segundo tempo, e foi suficiente para selar a vitória do time da casa.
Os dois clubes seguem em situações bem diferentes. O Galo com a vitória já está virtualmente classificado para a final da competição, enquanto que o Belo segue sem vencer, tendo marcado um único gol em cinco jogos.
Para se ter uma idéia, o Treze só não vai para a final se for goleado dentro de casa pelo Auto Esporte e o Sousa golear o Botafogo-PB no Almeidão. A soma das duas goleadas teria que ser maior do que sete, para que o Galo ficasse de fora da grande final pelo critério do saldo de gols.
Líder da competição, o Treze tem 10 pontos e acumula três vitórias, um empate e apenas uma derrota, justamente para o Auto Esporte, adversário da última rodada.



Nenhum comentário: