O futebol como um fenômeno da cultura brasileira

As coisas só acontecem por acaso, necessidade ou vontade nossa! Epicuro - filósofo.

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Copa Paraíba 2011 - Final


AUTO ESPORTE VENCE O TREZE E GANHA TÍTULO INÉDITO

Torcida do Auto Esporte volta a comemorar um título para o clube depois de 19 anos de jejum
Depois de 19 anos sem títulos, o Auto Esporte voltou a levantar uma taça de campeão na tarde de ontem, ao vencer o Treze por 3 a 1, na segunda partida da final da Copa Paraíba Sub-21. O jogo disputado no Estádio da Graça, em João Pessoa, marcou o retorno do alvirrubro à galeria de campeões do futebol paraibano. Van Basten duas vezes e Rafael Guarabira uma vez marcaram para o Auto Esporte, enquanto Geraldo descontou para o Galo.
Com um início de jogo eletrizante, o primeiro tempo pagou os ingressos dos 312 torcedores que foram ao Estádio da Graça neste sábado. O Treze tinha a vantagem do empate, por ter vencido a primeira partida por 1 a 0, em Campina Grande, e logo nos primeiros minutos mandou três bolas na trave do goleiro alvirrubro Ferreira.
O time da capital não se abateu e na sequência teve um contra-ataque rápido. A defesa trezeana deixou Van Basten livre de marcação, o atacante chutou no canto esquerdo do goleiro Herinque. Era o primeiro gol do jogo, gol que o alvirrubro precisava para tirar a vantagem do Treze.
Logo depois, em nova roubada de bola do Auto Esporte, o lateral Neto foi até a linha de fundo e cruzou na cabeça de Rafael Guarabira. Mais gol para alegria da torcida automobilista que estava nas arquibancadas do Estádio da Graça. Os 2 a 0 no placar colocava pressão para o lado do Treze, que neste momento precisava empatar o jogo para sair de João Pessoa com o título da Copa Paraíba Sub-21.
Na volta para segunda etapa, o Auto Esporte veio melhor, com roubadas de bola e novos contra-ataques que ameaçavam a meta do goleiro alvinegro. Foi em mais um desses contra-ataques que Van Basten marcou o terceiro gol do Auto Esporte e o segundo dele no jogo. O placar de 3 a 0 deixava o time comandado pelo técnico Ramiro Sousa com mão na taça de campeão.
Mas depois do 25 minutos do segundo tempo e com a vantagem no marcador, o rendimento do alvirrubro caiu. Quem se aproveitou foi o Treze, que pressionou mais ainda para conseguir chegar ao primeiro gol da partida. Gol que saiu através de Geraldo depois da falha da zaga do Auto Esporte: 3 a 1, que dava mais emoção aos minutos finais da partida.
Felizmente para o Auto Esporte, a pressão do Galo não surtiu efeito e, depois de seis minutos de acréscimo dados pelo árbitro João Bosco Sátiro, o torcedor pôde soltar o grito de “campeão” que estava preso há 19 anos. O último título do alvirrubro havia sido em 1992, com a conquista do paraibano da primeiro divisão daquele.
- Foi um jogo difícil. Apesar de sairmos na frente no placar, levamos um sufoco no início do jogo com aquelas bolas na trave. Mas os meninos foram guerreiros, fizeram os gols e aguentaram a pressão do fim da partida. Tenho que parabenizar esse grupo que conseguiu dar alegria a essa torcida que não conseguia um título há tanto tempo - disse o técnico Ramiro Sousa logo depois da conquista do título.



Nenhum comentário: