O futebol como um fenômeno da cultura brasileira

As coisas só acontecem por acaso, necessidade ou vontade nossa! Epicuro - filósofo.

sábado, 23 de janeiro de 2010

Começa o Campeonato Paraibano 2010

Sistema de pontos corridos é a noviade deste ano

Por Pedro Henrique Amorim
Nesse domingo tem início o Campeonato Paraibano de 2010, que será transmitido pelo quarto ano consecutivo pela TV Correio, afiliada da Rede Record de Televisão. O primeiro jogo a ser televisionado será o duelo entre Queimadense e Campinense, no estádio Amigão, em Campina Grande, às 16 horas - horário da Paraíba. O campeonato contará com dez equipes: Atlético, de Cajazeiras, Auto Esporte, Botafogo, Campinense, Nacional, de Patos, Desportiva Guarabira, Esporte, de Patos, Queimadense, Sousa e Treze.
As equipes grandes vêm mais uma vez com orçamentos maiores do que as equipes consideradas pequenas. O Botafogo aposta na experiência do centroavante Edmundo, de 39 anos, artilheiro do último campeonato paraibano e destaque do Campinense, na série B do Brasileirão, em 2009, onde chegou a ser o quarto maior artilheiro do Brasil na temporada. O Treze tem como seu maior destaque o artilheiro Nonato. O grande ídolo do Bahia vai pra sua segunda temporada no Galo e é a maior esperança de gols no time. O Campinense, depois de uma péssima temporada no ano de 2009, tenta recuperar a confiança de sua torcida em 2010; para isso manteve o técnico Freitas Nascimento, treinador que encerrou a série B do Brasileirão no comando da equipe e que participou da campanha da série C, de 2008, conseguindo o acesso à série B.
O campeonato desse ano vem com a promessa de ser um dos mais disputados. A grande novidade deste ano é a implantação do sistema de pontos corridos no regulamento. O campeonato será dividido em duas fases. Na primeira, todos jogam contra todos em turno e returno; os dois últimos times são rebaixados e os quatro primeiros vão pra segunda fase. Nessa fase, os classificados mais uma vez jogam entre si em turno e returno. A equipe que somar mais pontos na segunda fase é o Campeão paraibano de 2010.

A primeira rodada tem início às 16 horas com três jogos, e tem continuidade às 17 horas com mais dois jogo. Veja as partidas:

TREZE X DESPORTIVA – 16 horas -  Pres. VARGAS (Campina Grande)

QUEIMADENSE X CAMPINENSE – 16 horas – AMIGÃO (Campina Grande)

AUTO ESPORTE X ESPORTE –16 horas –  ALMEIDÃO (João Pessoa)

 NACIONAL X SOUSA – 17 horas – JOSÉ CAVALCANTE (Patos)

ATLÉTICO X BOTAFOGO – 17 horas – PERPETÃO (Cajazeiras)

Nenhum comentário: