O futebol como um fenômeno da cultura brasileira

As coisas só acontecem por acaso, necessidade ou vontade nossa! Epicuro - filósofo.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Paraibano 2010: estréias, estrelas e confirmações

A força dos grandes e a marca dos artilheiros




Por Edônio Alves e Pedro Henrique Amorim

Com exceção do Campinense, os times considerados grandes – e, portanto, candidatos naturais ao título -, confirmaram a hegemonia técnica na abertura do campeonato paraibano de 2010.
Outra confirmação importante foi a boa atuação dos jogadores de maior salário e de destaque nos seus clubes: os grandes nomes do campeonato. Eles foram responsáveis pela média de 3, 4 gols na primeira rodada do torneio.
A torcida é que ficou devendo em alguns jogos, como o do Auto Esporte e Esporte, na capital. Já a arbitragem foi bem neste início de competição, o que é um bom sinal para o sucesso do certame deste ano. Vamos aos fatos.


Botafogo abre o campeonato mostrando sua força

Detentor da maior folha de pagamento entre os times grandes da Paraíba, a equipe do Botafogo foi a única que ganhou fora de casa na primeira rodada do campeonato deste ano. Outro dado importante, é que depois de seis anos sem conseguir vencer o Atlético fora de casa, o Belo quebrou esse tabu, na tarde desse domingo. Aos 4 minutos de jogo, o atacante Edmundo recebeu boa bola de Chapinha e marcou seu primeiro gol com a camisa do alvinegro da estrela vermelha. O segundo do Belo veio aos 6 minutos do segundo tempo com o meia Chapinha, depois de bom passe de Edmundo. A partir daí o Atlético veio para cima e diminuiu com Neto de cabeça, aos 30 minutos da etapa complementar. No finalzinho do jogo, Sóstenes, com um belo gol de cobertura, fechou o placar de 3x1 para o Botafogo.

Treze estréia bem


Jogando em seus domínios, no estádio Presidente Vargas, o Treze estreou bem e aplicou uma goleada de 4x2 sobre a Desportiva Guarabira. O primeiro gol do campeonato paraibano foi marcado aos 9 minutos pelo meia Da Silva, abrindo o placar no PV. O segundo do Galo foi marcado pelo artilheiro Nonato. Aos 19 minutos, a Desportiva diminui com Luis Carlos. Já no segundo tempo, Pio aumentou de falta para o Treze, e aos 23 minutos Nonato marco seu segundo gol no jogo aumentando ainda mais a goleada. No final do jogo, aos 44 minutos, Rodrigo de cabeça pôs números finais à partida. Na Próxima rodada, o Galo vai à Cajazeiras enfrentar o Atlético. A Desportiva Guarabira vem à Capital enfrentar o Botafogo.

Um banco de alto rendimento


De volta à elite do futebol paraibano, o Auto Esporte estreou no campeonato em casa, no Almeidão. O destaque desta primeira rodada do paraibano foi, com certeza, o atacante Lee, do alvirubro pessoense. O principal nome do Auto na segunda divisão do paraibano de 2009 saiu do banco de reservas para marcar dois golaços. O outro gol do Auto Esporte foi marcado por Nando, vindo também do banco. O Esporte de patos diminuiu com Quinho. O time da capital enfrenta, na próxima rodada, na quarta-feira, o Nacional em Patos. Já a equipe do Esporte pega o Campinense, em Campina Grande.

Campinense decepciona e empata em casa


O Campinense foi a única equipe - dos considerados grandes - que não venceu em sua estréia. A equipe enfrentou a Queimadense, no estádio do Amigão, em Campina Grande. No primeiro tempo, a Queimadense foi mais organizada dentro de campo, tocando bem a bola e jogando em cima do nervosismo da equipe rubro-negra. Aos 46 minutos do primeiro tempo, em uma excelente cobrança de falta, o lateral esquerdo Deivid abriu o placar. O empate da Raposa só veio no segundo tempo. Aos de 19 minutos, depois de muito pressionar a equipe de Queimadas, Anderson Kamar fez de cabeça deixando tudo igual no Amigão.


Tudo igual no clássico do sertão


O atual campeão paraibano, o Sousa, foi até Patos enfrentar o Nacional local e saiu com um empate. O atacante ex-Palmeiras, Thiago Cunha, abriu o placar para o Nacional enquanto Manú, ex-Treze, empatou o jogo para Sousa. A equipe do Sousa, na próxima rodada, jogará no Perpetão, em Cajazeiras, contra a Queimadense, porque o estádio Marizão está em reformas. O Nacional pega o Auto Esporte no José Cavalcanti.

2 comentários:

shashibhushantamare-kpsystem disse...

nice blog and very sporty too.

Mauricio Motta disse...

Gostei do seu Blog. Muito legal. Me tire uma dúvida. Esse Nonato é aquele que fez sucesso no Bahia? O ERdmundo, apesar da idade sabe fazer gols. Uma boa contratação do Botafogo.
Grande Abraço e Parabéns pelo Blog