O futebol como um fenômeno da cultura brasileira

As coisas só acontecem por acaso, necessidade ou vontade nossa! Epicuro - filósofo.

sábado, 25 de maio de 2013

Campeonato paraibano_SEMIFINAIS_2º Jogo

Perto da Taça
BOTAFOGO GOLEIA O CSP E FAZ A FINAL
DO PARAIBANO CONTRA O TREZE
Jogadores do Belo comemoram com a torcida a volta a Série D do Brasileirão e a ida para as finais do Paraibano
Fazendo uma grande atuação e não dando oportunidade de reação ao adversário, o Botafogo goleou o CSP por 4 a 0, na noite da sexta-feira (24), e conseguiu a classificação para a grande final do Campeonato Paraibano de 2013. Mais que isso, encerrou um hiato de sete anos sem participação nos campeonatos nacionais. Com o resultado, arranca vagas na Série D do Brasileirão deste ano e na Copa do Nordeste de 2014, que valerá uma vaga na Copa Sul-Americana.
Um primeiro tempo irretocável
O Botafogo fez um primeiro tempo impecável e abriu 3 a 0, com gols de Fábio Neves, Warley e Thuram. Na segunda etapa, o jogo ficou morno e sem grandes chances de gol das duas partas, mas o Belo ainda marcou o quarto, com Wanderley, que entrou no intervalo.
Com o gol sofrido, o CSP até acordou na partida e chegou a levar algum perigo ao gol de Genivaldo, principalmente em finalizações de Robertinho. Mas o Botafogo seguia melhor e indo para cima. E aos 35 minutos o Alvinegro conseguiu o segundo gol. Doda e Celico trocaram passes e o lateral-esquerdo bateu cruzado. A bola caiu nos pés de Warley, que tocou na saída de Ferreira. Era o segundo do Belo na partida e o 14º do W9, artilheiro da competição.
O Tigre ainda tentava reagir, mas aos 45 minutos, o zagueiro Moisés acabou expulso após reclamar com a arbitragem, fazer falta dura e tentar atrapalhar a cobrança do Botafogo. Quando a falta, enfim, foi cobrada, Celico levantou na área e o zagueiro Thuram subiu mais que todo mundo, cabeceou para baixo e balançou as redes. Belo 3 a 0. Um show e a classificação para a final praticamente sacramentada ainda no primeiro tempo.
Segundo tempo apenas administrativo
Nos últimos 45 minutos no Almeidão, a bola pareceu rolar apenas por protocolo. Botafogo e CSP fizeram um jogo morno, com o Tigre tentando reagir, mas encontrando muitas dificuldades e o Belo mais administrando o bom resultado conseguido no primeiro tempo.
Os dois técnicos mexeram nos times. Ramiro Sousa, que já tinha os desfalques de Luís Paulo, Peu e Soares, precisava mandar o time para cima, mas tinha poucas opções. Durante a segunda etapa, Gegê, Leandro e Pelado entraram nos lugares de Júnior Coxinha, Carioca e Tazinho. No Belo, Fábio Neves, Doda e Thiaguinho deram vaga a Edgard, Zabotto e Wanderley.
E apesar da lentidão que tomou conta do segundo tempo, o Botafogo seguiu melhor e conseguiu o quarto gol já aos 38 minutos, com Wanderley. De cabeça, o atacante aproveitou cruzamento da direita e mandou para as redes, ampliando para o Belo e liquidando a fatura.
Com a goleada, o Botafogo se credenciou para os dois duelos contra o Treze na próxima semana. Já na segunda-feira, os dois alivinegros se enfrentam no Almeidão. Depois, na quinta, o confronto decisivo acontece no Amigão. Por ter feito melhor campanha no somatório das duas primeiras fases, o Galo joga por dois resultados iguais.
FICHA TÉCNICA:
BOTAFOGO – Genivaldo; Ferreira, William Thuram, André Lima e Celico; Hércules, Zaquel, Fábio Neves (Edgard) e Doda (Júlio César Zabotto); Warley e Thiaguinho (Wanderley). Técnico: Marcelo Vilar
CSP – Ferreira; Rhair, Moisés, Suélinton e Márcio; Mattheus, Jônatas, Tazinho (Pelado) e Robertinho; Júnior Coxinha (Gegê) e Carioca (Leandro). Técnico: Ramiro Sousa
Árbitro Central: João Bosco Sátiro (CBF/João Pessoa)
Assistente 1: Márcio Freire (CBF/Campina Grande)
Assistente 2: Filipe Messias (FPF/João Pessoa)
Árbitro Reserva: Josimarques Domingos (FPF/Cabedelo)
Assistente Reserva: Tarcísio José (FPF/João Pessoa)
Gols: Fábio Neves (06min30s/1ºT), Warley (35/1ºT), William Thuram (47/1ºT) e Wanderley (38/2ºT)
Cartões amarelos: Zaquel e Celico (BOT), Moisés e Rhair (CSP)
Cartão vermelho: Moisés (CSP)
Público pagante: 5.071
Público presente: 5.545
Renda bruta: R$ 60.610,00


Segunda semifinal
 TREZE PERDE PARA O CAMPINENSE
 MAS TAMBÉM GARANTE VAGA NAS FINAIS
 
Em jogo muito disputado e com uma forte retranca do Treze, o Campinense venceu mas não levou a vaga às finais
 
O Treze também está classificado para a final do Campeonato Paraibano de Futebol. Depois de segurar o jogo durante 90 minutos, o time ainda levou um gol do Campinense nos acréscimos do segundo tempo, mas nem mesmo a derrota por 1 a 0 foi capaz de atrapalhar a festa trezeana. Em jogo realizado também na noite desta sexta-feira (24), no Estádio Amigão, em Campina Grande, o Galo eliminou o Rubro-Negro e segue vivo na luta pelo seu 16º título estadual.

O gol da vitória raposeira saiu dos pés de Selmir, mas apenas aos 46 minutos da etapa final. O time raposeiro aos 48 ainda tentou no desespero um segundo gol, que o classificaria (precisava vencer por uma diferença de dois gols), mas não conseguiu. No minuto seguinte, o jogo acabava e começava a festa dos galistas, que haviam vencido o primeiro jogo também por 1 a 0.

Agora, o atual campeão do Nordeste se vê sem calendário para o resto do ano. Sem o título estadual, a Raposa não tem vaga na Série D do Brasileirão e agora vai passar oito meses sem futebol profissional. O time não vai poder nem mesmo defender o título nordestino conquistado neste ano.

Na final do Campeonato Paraibano, o adversário do Treze vai ser o Botafogo, que em João Pessoa, goleou o CSP por 4 a 0 e conquistou a vaga. É a reedição da final de 2006, quando o Galo foi campeão e o Belo vice.
 

Nenhum comentário: