O futebol como um fenômeno da cultura brasileira

As coisas só acontecem por acaso, necessidade ou vontade nossa! Epicuro - filósofo.

terça-feira, 28 de maio de 2013

Campeonato Paraibano_FINAIS_1ª Partida


Largando na frente
TREZE VENCE O BOTAFOGO EM JOÃO PESSOA
E AMPLIA VANTAGEM RUMO AO TÍTULO

Jogadores do Treze comemoram com a torcida presente no Almeidão a vitória que amplia a vantagem nas finais do estadual
Com a vantagem de jogar por dois resultados iguais nas finais para ser campeão paraibano, o Treze entrou em campo na noite desta segunda-feira (27), no Estádio Almeidão, com a missão clara de se defender. A ideia era arrancar um empate fora de casa contra o Botafogo-PB para que no jogo de volta, em casa, tivesse mais tranquilidade para conquistar o título. Entretanto, o time de Campina Grande conseguiu mais. Sabendo se aproveitar dos contra-ataques, o Galo foi inteligente em campo e depois de ameaçar algumas vezes, acabou marcando um gol no segundo tempo de jogo, fazendo 1 a 0 e ampliando a sua já confortável vantagem.

O gol da vitória trezeana em pleno Almeidão foi marcado por Birungueta, que entrou no segundo tempo da partida para se tornar o principal nome da primeira final do Campeonato Paraibano de 2013. O Treze, inclusive, pode agora perder por um gol de diferença que ainda assim será o campeão.

Ao Botafogo, resta partir para cima do rival e arrancar uma vitória por dois gols de diferença no Estádio Amigão, em Campina Grande, para quebrar o jejum de títulos que já dura dez anos. A partida decisiva acontece na quinta-feira, a partir das 17 horas.

O jogo

O Belo começou a primeira etapa indo para cima com tudo, se aproveitando do esquema defensivo armado por Vica, que não pôde contar com o goleiro Éder e com o atacante Rafael Aidar, que se machucaram no último treino antes da partida. As duas maiores oportunidades do time da capital surgiram com o volante Hércules, que em dois chutes de fora da área obrigou Beto a fazer duas grandes defesas.

Os primeiros 45 minutos de jogo, portanto, foram de um time só. O Botafogo atacava e o Treze se defendia numa retranca cujo fundamento era uma forte marcação e a devolução da bola para o campo do adversário. A ideia central era jogar no erro do oponente, que, no caso, o Botafogo, tinha a obrigação de sair para o jogo em busca do gol para diminuir a vantagem de quem joga por dois resultados iguais. O Treze impôs essa lógica em campo da mesma maneira que havia feito contra o Campinense, nas partidas semifinais do estadual saindo classificado para a decisão do título.

As coisas ficaram assim mesmo no segundo tempo quando diante da falta de pontaria dos atacantes do Botafogo para marcar o almejado gol, o técnico Vica, do Treze, sentiu que poderia também contra-atacar e vencer o jogo. Parar isso, ele mudou o time e tirou o pilar do seu esquema, que é o atacante Thiago Chulapa. Junto com ele, saiu Evandro Russo, seu parceiro de ataque. Essas mudanças deram outro rumo ao jogo. Thiago Souza e Birungueta entraram e foi num cruzamento do primeiro vindo do lado esquerdo que a jovem promessa do Treze entrou por trás da defesa botafoguense e cabeceou para o gol aberto, marcando o único tento da partida.

Agora, tudo ficou mesmo para ser decidido na quinta-feira, quando Galo e Belo voltam a se enfrentar em Campina Grande, às 17 hora, no Estádio Amigão.

Para o Treze, até a derrota por um gol de diferença serve. Ao Botafogo, resta vencer por dois ou mais gols de diferença para poder levantar a taça.

 
Ficha técnica

Botafogo-PB 0 x 1 Treze

Data: 27/05/2013 – 20h30
Local: Estádio Almeidão / João Pessoa
Competição: Campeonato Paraibano 2013 – final (ida)
Arbitragem: José Renato Soares (CBF/João Pessoa)
Assistentes: Márcio Freire (CBF/Campina Grande) e Oberto Santos (CBF/Santa Rita)


Botafogo-PB: Genivaldo, Ferreira, Thuram, André Lima e Celico; Hércules, Zaquel (Gil Bala), Fábio Neves (Zabotto) e Doda; Thiaguinho (Wanderley) e Warley. Técnico: Marcelo Vilar.
Treze: Beto, David Modesto, Sandoval, Ênio e Ramon Zanardi; Charles Wagner, Sapé, Daniel Costa (Téssio) e Kauê; Evandro Russo (Birungueta) e Tiago Chulapa (Tiago Sousa). Técnico: Vica.
Publico pagante: 14.579
Não pagante: 705

Total: 15.384
Renda: R$ 170.030,00

Nenhum comentário: