O futebol como um fenômeno da cultura brasileira

As coisas só acontecem por acaso, necessidade ou vontade nossa! Epicuro - filósofo.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Tudo outra vez

Botafogo perde mais uma em casa para o Treze
Time parece não saber jogar na presença da torcida
Vavá: gol aos 7 minutos do segundo tempo e vitoria para o Treze
Tem sido sempre assim. O time começa capegando, evolui ao longo das competições, chega a um nível competitivo e reclama da presença do torcedor nos jogos que faz em casa, no Almeidão. Ganha os pontos que precisa para chegar ao nível de disputar os títulos, o torcedor reconhece a luta dos jogadores e volta aos estádios. Ontem, por exemplo, o Belo jogou para mais de dez mil torcedores que foram ao Almeidão empurrar o time. Mas a história sempre se repete. Quando tem apenas que fazer o seu dever de casa e ganhar nos seus domínios, o time dá um branco. Na noite de ontem (22) bastava apenas vencer o Treze para se isolar na liderança do quandrangular decisivo e deixar os concorrentes para trás. Mas não foi o que aconteceu, o Treze venceu a quarta partida seguida contra o Belo (duas no próprio almeidão) e já fixa uma incômoda escrita (12 jogos sem perder) contra o Botafogo que o time não sabe como superar.
Embalado pela vitória contra o Campinense, o Botafogo entrou em campo ontem com a disposição de quebrar essa escrita e tudo parecia correr bem. Criou várias chances de gol durante todo o primeiro tempo do jogo, mas seus atacantes não souberam finalizar e transformar o domínio da partida em gols. O velho problema apresentado pelo time ao longo de todo o campeonato, isto é, a falta de domínio, por parte dos seus atacantes, de um dos fundamentos básicos do futebol: as finalizações. Resultado: essa deficiência técnica influiu no reultado.
Já o time do Treze, mais organizado em campo, com melhor conjunto e com jogadores de meio campo e ataque mais eficientes, mostrou mais uma vez a sua competência em jogar contra o Botafogo. O seu técnico, Marcelo Vilar, anulou Edmundo e Paulinho Macaíba, do Belo, com uma zaga rigorosamente vigilante e colada nos dois não sem antes descuidar de marcar homem a homem os meias do time, Andrezinho e Chapinha, zelando para que a bola não chegasse nos dois atacantes para a finalizaçao. Jogando com três volantes e vindo ao Almeidão com o objetivo de empatar, liberou apenas dois atacantes seus: Cléo e Vavá para acionarem os contra-ataques em velocidade quando retomava a bola que retornava do controle da pressão adversária. Foi assim que aos 7 minutos do segundo tempo, comandado pelo excelente meia Roni Dias, um contra-ataque fatal deixou Vavá frente a frente com o goleiro Genivaldo, que não pôde fazer nada: com um leve toque à saída do goleiro do Botafogo, o Treze decretava mais uma vitória contra o Belo em pleno Almeidão, bem na cara de uma numerosa torcida confiante e ainda incrédula. Agora o Treze soma seis pontos e se distancia dos concorrentes na luta pelo título paraibano de 2010. É certo que no domingo enfrenta o Campinense (3 pontos), no clássico de Campina Grande onde tudo pode acontecer. Inclusive o Galo perder essa vantagem conquistada ontem com competência e aplicação tática. Já para Botafogo (3 pontos), resta apenas ganhar do Sousa lá no sertão e torcer para o Treze perder. Aí, tudo ficaria novamente equilibrado, cada time com seis pontos e o imponderável pela frente. O consolo para o Botafogo é o paradoxo de jogar sem o apoio massivo da sua torcida, algo com o que o time parece não estar mais acostumado.

Ficha Técnica do Jogo - BOTAFOGO 0 X 1 TREZE
Botafogo:
Genivaldo, Marcílio, Flamarion, Rogério e Nininho (Marciano); Val, Jean (Luciano Fonseca), Chapinha e Andrezinho (Marlos); Edmundo e Paulinho Macaíba. Técnico – Itamar Schulle
Treze:
Wanderson, Ferreira (Andrezinho), Thiago Messias, Alexandre e João Paulo; Rone, Pio (André Lima), Fernando e Rone Dias; Vavá e Cléo Paraense (George). Técnico – Marcelo Vilar
Árbitro - Adalberto Moesia
Assistentes - Luis Antônio e Alan Delon
Gols – Vavá (T), aos 7min do 2º tempo
Cartão amarelo - Val, Jean, Paulinho Macaíba (B), Fernando (T)

No outro jogo
Campinense se reabilita contra o Sousa
O Campinense se recuperou do insucesso da estréia ao vencer o Sousa, de virada, por 3 a 1, nesta quinta-feira, no estádio Amigão, pela segunda rodada do quadrangular que vai apontar o campeão paraibano de 2010. Os gols da Raposa foram marcados por Nem (2) e Eduardo Rato (1), enquanto Ribinha fez o gol de honra dos sousenses.
Com a vitória, o Rubro-negro ganha fôlego na disputa pelo título, pois passou a assumir a vice-liderança do torneio, com três pontos, ao lado do Botafogo.

Nenhum comentário: