O futebol como um fenômeno da cultura brasileira

As coisas só acontecem por acaso, necessidade ou vontade nossa! Epicuro - filósofo.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Batido o martelo

CBF decide de vez a questão do título do Campeonato Brasileiro de 1987 
Sport é o campeão e só o São Paulo é hexa


A querela envolve esse troféu aí, a chamada Taça das Bolinhas. E a história é a seguinte, na sua resolução legal e definitiva:
A CBF, através de parecer do seu Departamento Jurídico, decidiu que cabe ao São Paulo Futebol Clube a posse definitiva do troféu representativo do Campeonato Brasileiro, denominado em Regulamento, no artigo 4º, Copa Brasil – a Taça das Bolinhas.
O parecer do Departamento Jurídico levou em conta o Regulamento do Campeonato Brasileiro de 1987, que teve a participação de 32 clubes, divididos em duas chaves, denominadas Módulo Verde e Módulo Amarelo. O Regulamento, em seu artigo 6º, parágrafo 2º, dispunha que o campeão e vice-campeão de cada módulo disputariam, em quadrangular, os títulos de campeão e vice-campeão brasileiro de 1987 e a classificação para a Taça Libertadores da América de 1988.
Ao final do campeonato, foram classificados, pelo Módulo Verde, Flamengo e Internacional, e pelo Módulo Amarelo, Sport Clube do Recife e Guarani, o que fez a CBF, dando cumprimento ao Regulamento, marcar os jogos entre os quatro clubes.
Flamengo e Internacional se recusaram a disputar as partidas designadas, sendo declarados vencidos por W.O., e por fim o Sport sagrou-se campeão brasileiro de 1987, resultado contestado por Flamengo e Internacional, sem que esses dois clubes apresentassem razões consistentes.
Assim, em reunião da diretoria realizada em 23 de maio de 1988, a CBF, através do seu presidente Octavio Pinto Guimarães, proclamou o Sport campeão brasileiro de 1987 e o Guarani, vice, ao mesmo tempo que designou os dois clubes como representantes na Taça Libertadores da América de 1988, o que efetivamente aconteceu - Sport e Guarani disputaram a Taça Libertadores da América de 1988.
Apesar disso, a controvérsia persistiu, o que levou o Sport a ingressar em Juízo, buscando provimento judicial que o declarasse campeão brasileiro de 1987.
O clube pernambucano saiu-se vitorioso, pois o Egrégio Superior Tribunal de Justiça, ao julgar o Agravo de Instrumento nº 210.691, em 10 de março de 1999, confirmou Acórdão do Tribunal Regional Federal da 5ª Região que havia mantido sentença de 1º grau que dera ganho de causa ao Sport.
Como se verifica, sendo campeão brasileiro de 1987, o Sport, e não o Flamengo, cabe então ao São Paulo a posse definitiva do troféu Copa Brasil por ter sido o primeiro clube a conquistar o campeonato brasileiro cinco vezes alternadamente (1977, 1986, 1991, 2006 e 2007). Como o clube ganhou também o título brasileiro de 2008, agora é hexa-campeão enquanto o Flamengo fica com o penta, já que ganhou os títulos de 1980/1982/1983/1992 e 2009. No ano de 1987, portanto, o Flamengo ganhou a Copa UNIÃO e não o Campeonato Brasileiro. Seja como for, em 39 edições, desde que foi criado em 1971, registram-se apenas dois títulos de clubes nordestinos, o de 1987 conquistados pelo SPORT e do ano seguinte (1988), vencido pelo BAHIA. O Vitória esteve perto, em 1993, quando perdeu a final para o Palmeiras. A decisão, de caráter definitivo, foi anunciada depois da Assembléia Geral Ordinária da CBF, realizada nesta quarta-feira (14),  com aprovação unânime.

Entrega da Taça
O presidente Ricardo Teixeira entregará o troféu Copa Brasil, em data a ser marcada, ao presidente da Federação Paulista de Futebol, Marco Polo Del Nero, que o repassará ao São Paulo. A diretoria do Flamengo promete reação. Mais informações sobre este assunto, clique aqui! - Uma aula sobre o tema, clique aqui!

Nenhum comentário: