O futebol como um fenômeno da cultura brasileira

As coisas só acontecem por acaso, necessidade ou vontade nossa! Epicuro - filósofo.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Festa na capital

Botafogo decide com Treze, Campinense e Sousa
o Campeonato Paraibano de 2010
                                                                                                                                                                                      Foto: Edônio Alves
                                                                                                                                                
Com colaboração de Pedro Henrique Amorim
Depois de quatro anos sem ter um clube nas finais do Campeonato Paraibano - a última decisão foi em 2006, entre Botafogo e Treze -, João Pessoa volta a sonhar em ter um time campeão estadual. Mais uma vez o Botafogo (clube que detém o maior número de títulos estaduais: 25 ao todo) se credenciou para disputar o título de 2010 com Treze, Campinense e Sousa, numa série de partidas entre eles onde quem obtiver o maior número de pontos corridos, leva a taça para a sua galeria de troféus. O Belo entrou de vez na briga pelo título deste ano ao derrotar ontem (11), no Almeidão, o Nacional de Patos, por 4 a 0, numa partida impecável em que o goleador Edmundo marcou três gols, provou que vai ser o artilheiro da competição pela terceira vez seguida e ainda pediu música ao Fantástico, programa da Rede Globo de Televisão, pelo seu feito.


Hoje, aos 40 anos de idade, Edmundo (foto) é o maior artilheiro do Brasil com 20 gols marcados na temporada dos campeonatos estaduais. Por isso, é fortíssimo candidado ao troféu Arthur Friedenreich da CBF.

Encerrrada a fase de classificação para a decisão do título estadual, as coisas ficaram assim, em termos de desempenho dos clubes participantes do certame deste ano:
O Treze, time mais regular dessa primeira fase assegurou a liderança. O Campinense foi realmente o segundo melhor time da fase; tropeçou muito em casa com muitos empates, porém perdeu apenas dois jogos e assegurou facilmente a classificação. Em terceiro lugar, ficou o Botafogo, que apresentou muita irregularidade no campeonato, tanto que a sua classificação só se deu no último jogo, num confronto direto com o Nacional. O quarto colocado, com a mesma pontuação do Botafogo, foi o Sousa que jogou muito bem os jogos mais difíceis, embora tenha perdido nos jogos considerados fáceis, fato talvez explicado por ter, a certa altura do torneio, priorizado a Copa do Brasil em que foi desclassificado pelo Vasco da Gama, embora com muita dignidade. Em quinto lugar, ficou o Nacional, que oscilou bastante e teve muitos problemas internos com duas saídas de treinadores e com a deserção do golador do time, Thiago Cunha. Com a sexta e sétima colocação ficaram, respectivamente, Esporte, da cidade de Patos, e Desportiva, de Guarabira, que fizeram o que tinham que fazer: o suficiente para não cair para a segunda divisao do ano que vem, já que as duas equipes não almejavam nem ameaçaram uma possível classificação. Na luta pelo rebaixamento, o Auto Esporte acabou se safando na ultima rodada, e ficou com o oitavo lugar. A situação do Auto chegou a esse ponto devido a má finalização dos seus artilheiros que não decidiam os jogos, e a uma série de derrotas ou empates obtidos no último minuto de algumas partidas. Os rebaixados foram mesmo os dois que sempre estiveram na zona da degola. A última colocada, a Queimadense, foi realmente a pior equipe do certame e a dona da maior humilhação do campeonato quando perdeu de 9 a 0 para o Botafogo. Em penúltimo lugar ficou o campeão paraibano de 2002, o Atlético de Cajazeiras, que mais uma vez caiu para a segunda divisão do estadual. O time ainda tentou reagir no segundo turno, mas a péssima campanha do primeiro determinou o rebaixamento da equipe sertaneja.

Clique aqui e confira a CLASSIFICAÇÃO FINAL da primeira fase: veja como ficou cada clube

Tabela dos Jogos da decisão:*
Domingo - Dia 18/4:
Botafogo  2 x 1 Campinense – Almeidão – 16:00 h
Treze 3 x 1 Sousa – Marizão – 16:00 h.

Quinta-feira - Dia 22/4:
Campinense 31 Sousa – Amigão – 20h30
Botafogo 0 x 1 Treze – Almeidão - 20h30

Domingo - Dia 25/4:
Sousa 0 x 2 Botafogo – Marizão – 16:00 h
Campinense 0 x 4 Treze – Amigão - 16:00 h

Domingo - Dia 02/5:
Sousa 1 x 0 Treze – Marizão – 16:00 h
Campinense 0 x 0 Botafogo – Amigão – 16:00 h

Domingo - Dia 09/5:
Sousa 12 Campinense – Marizão 16:00h
Treze 2 x 2 Botafogo Amigão – 16:00h

Domingo - Dia 16/5:
Botafogo 4 x 2 Sousa – Almeidão – 16:00h
Treze 0 x 2 Campinense – Amigão – 16:00h.
* Placares dos jogos publicados após a data do post dessa matéria.
Detalhe: Os jogos do Sousa somente serão confirmados no estádio Marizão, mediante apresentação dos laudos técnicos da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, o que ainda não foi feito.



Nenhum comentário: