O futebol como um fenômeno da cultura brasileira

As coisas só acontecem por acaso, necessidade ou vontade nossa! Epicuro - filósofo.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Paraibano 2010: Nomes e clássicos


Texto e fotos por: Edônio Alves
Com as expectativas dos torcedores voltadas para os clássicos deste domingo pela 5ª rodada do Campeonato Paraibano 2010, o que se espera, também, é mais uma vez a boa performance dos principais jogadores do torneio. Aqueles jogadores que foram contratados para fazer a diferença, nos seus respectivos clubes. Casos de Edmundo, do Botafogo; Nonato, do Treze, Thiago Cunha, do Nacional, Manu, do Sousa e Anderson Kamar, do Campinense.
Desses nomes aí, já começam a ser destacar Edmundo, do Belo, Nonato, do Treze, e Thiago Cunha, do Nacional de Patos, com 4 gols marcados até agora. A 5ª rodada, a ser realizada neste domingo, programa os jogos chamados de clássicos, aqueles em que está em questão grandes rivalidades entre os contendores.

Siga os jogos:

BOTAFOGO X AUTO ESPORTE – Almeidão – João Pessoa (16 horas)

TREZE  x  CAMPINENSE – Amigão – Campina Grande (16 horas)

ESPORTE x  NACIONAL – José Cavalcante – Patos (17horas)

ATLÉTICO x SOUSA – Perpetão – Cajazeiras (17 horas)

DESPORTIVA x  QUEIMADENSE – Sílvio Porto – Guarabira (16 horas)

Em João Pessoa, a briga fica por conta da necessidade do AUTO ESPORTE ganhar uma do Botafogo, já que nos últimos encontros pela primeira divisão só tem dado o Belo, que sustenta uma hegemonia incontestável, na capital.
Na região do Sertão, a coisa pega entre Atlético e Sousa, uma vez que sempre que os dois times se enfrentam, uma outra rivalidade se atualiza: a das duas cidades que disputam a primazia de quem representa melhor esta região do Estado.
O mesmo vale para a região do Brejo paraibano, onde vão se enfrentar Desportiva, da cidade de Guarabira – a rainha do Brejo – e a Queimadense, da cidade de Queimadas.
Por último, o chamado clássico dos maiorais entre Treze e Campinense, que literalmente divide a cidade de Campina Grande – a 2ª maior da Paraíba – em duas. Os dois times lideram o campeonato com 10 pontos (Treze em 1º e Campinense em 2º, com 10 pontos, seguidos do Botafogo, em 3º, com 9 pontos).

A sorte está lançada!

Um comentário:

Unknown disse...

Gostei do destaque (em vermelho)dado ao nome do único hexa-campeão paraibano e único representante da PB no Brasileirão Série B, ou seja, o CAMPINENSE. Abs