O futebol como um fenômeno da cultura brasileira

As coisas só acontecem por acaso, necessidade ou vontade nossa! Epicuro - filósofo.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Copa do Brasil 2010

Vasco ganha de 2 a 1 mas Sousa força o segundo jogo no Rio

Pênalti do 1º gol do Vasco
Com colaboração de Pedro Henrique Amorim
Nesta quarta-feira (10/02), no estádio Almeidão em João Pessoa, a equipe do Sousa, atual campeão paraibano, enfrentou o Vasco da Gama, do Rio de Janeiro, pela Copa do Brasil 2010. Essa foi a terceira participação do Sousa na competição, já que em 1995 enfrentou o Flamengo, também do Rio de Janeiro. Apesar de ter entrado com a equipe considerada reserva, já que a equipe titular ficou no Rio se concentrando para o jogo contra o Fluminense, pela semifinal doTaça Guanabara, o Vasco era, sem sombra de dúvida, a equipe com mais favoritismo. O Sousa, porém, foi quem começou melhor a partida. Sem pressão, já que a maioria dos torcedores no estádio eram vascaínos, o time do Sousa veio pra cima e conseguiu fazer 1 a 0 depois de uma bela jogada de Ribinha, que driblou o goleiro Thiago e rolou para Manú, que só fez encostar pra meta vascaína. Pouco depois, Rafael Coelho perdeu um gol feito e o zagueiro do Sousa quase faz um golaço de cabeça sendo que em sua própria meta, não fosse a intervenção do goleiro Ricardo, melhor jogador da equipe alviverde na partida.
No segundo tempo, o Vasco veio disposto a empatar o jogo, mas o Sousa marcava muito bem e saía muito rápido nos contra-ataques com Ribinha, Léo Olinda e Manú. Aos quinze minutos da segunda etapa, aconteceu o lance mais polêmico da partida. Robinho driblou o zagueiro do Sousa, caiu na área e o juiz marcou um pênalti muito duvidoso. O goleiro do Vasco, Thiago, que nada tinha a ver com o lance, cobrou o pênalti usando a paradinha convertendo-o em gol e empatando a partida.
No finalzinho do jogo, após seis minutos de acréscimos dado pelo árbitro pernambucano, Nielson Nogueira Dias, o re-estreante Élton, artilheiro do Vasco na série B do ano passado, virou o jogo depois da falha da zaga Sousense. Apesar do resultado, a equipe do Sertão paraibano foi aguerrida e lutou até o fim; a camisa do Vasco pesou bastante e mesmo sem jogar um bom futebol fez o necessário para vencer, porém sem eliminar o jogo de volta. Agora, resta ao Sousa trabalhar bastante e voltar o foco para o Campeonato Paraibano, já que enfrenta o Treze na próxima quarta-feira (17/02). O jogo de volta contra o Vasco da Gama está marcado para o dia 24 deste mês, no Rio, no Estádio de São Januário.

TREZE TOMA DE 4 a 0 E DECEPCIONA NA ESTRÉIA

Debaixo de um forte calor da cidade de Votorantim e nas péssimas condições do gramado do Estádio Domenico Paolo Mettidieri, o Treze foi goleado pelo Votoraty-SP, no jogo de estreia da Copa do Brasil. A partida foi realizada na tarde desta quarta-feira (10).
O Galo teve quatro jogadores expulsos e a partida teve que ser encerrada por número insuficiente de atletas, já que o lateral Maneco saiu machucado no segundo tempo.
Com o resultado, o Alvinegro precisa agora vencer pelo placar de 5x0 para se classificar para a fase seguinte; ou vencer no tempo normal por quatro gols de diferença e levar a partida para os pênaltis. O jogo de volta acontece no dia 24 de fevereiro, no Estádio Ernani Sátiro – O Amigão.

Ficha técnica:
Votoraty 4 x 0 Treze
Data: 10/02/2010 – Quarta-feira – 15:00h
Local: Estádio Domênico Paolo Mettidieri - Votorantim – SP
Árbitro: Adriano Milviski/PR

Time do Treze:
Wanderson, Maneco, Tiago Messias, André Lima, Cleidson, Pio, Fernando, Roni, Diego Torres (Valnei), Beto (Marcinho Guerreiro) e Nonato (George). Técnico: Marcelo Vilar.

Nenhum comentário: