O futebol como um fenômeno da cultura brasileira

As coisas só acontecem por acaso, necessidade ou vontade nossa! Epicuro - filósofo.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Paraibano 2010 - GALO NO TOPO DA TABELA

Foto: Edônio Alves - Texto: Pedro Henrique Amorim
O Treze, de Campina Grande, assumiu a liderança do campeonato paraibano ao vencer fora de casa, na capital do Estado, a equipe do Auto Esporte por 4 a 1. Mesmo com o clima conturbado nos bastidores do clube, já que Nonato, Maneco e Da Silva Petrolina foram afastados do elenco e nem viajaram para João Pessoa, o alvinegro jogou bem fora de seus domínios. Os gols do Galo foram de Cléo, Pio, Da Silva Exu e Diego Torres enquanto Maia marcou para o Auto Esporte. Em Sousa, a equipe da casa jogou com um time misto e não saiu de um empate com a Desportiva Guarabira dentro do Marizão. O Sousa poupou seus principais jogadores para o jogo contra o Vasco da Gama, na quinta-feira, pela Copa do Brasil. Paulistinha converteu um pênalti e abriu o placar para a Desportiva; Manú empatou para o Sousa.
Na cidade de Patos, o Nacional entrou no G-4 por ter vencido a representação do Atético-PB, que continua sem nenhuma vitória no campeonato, segurando a lanterna. Os gols do Naça foram anotados por Toti, Tazinho e Almir enquanto Paloma fez o único do Atlético.
No jogo mais esperado da rodada, o Campinense empatou pela terceira vez em casa. O jogo prometia ser ótimo, mas a verdade é que foi um clássico muito pobre tecnicamente; uma partida muito fraca, o que não condiz com a grandeza dos dois clubes que têm mais títulos estaduais. A partida terminou com o placar em branco. Com o empate, o Botafogo, de João Pessoa, caiu para a segunda colocação com 16 pontos enquanto a Raposa vem logo atrás, em terceiro, com 13.

OS GOLEADORES PELO BRASIL

Com o gol marcado na vitória deste sábado (20) sobre o Inter de Santa Maria, o centroavante Borges chegou ao 11° gol na temporada e se tornou o artilheiro isolado do Brasil. Na segunda colocação está Eraldo, do São Luiz, também do Campeonato Gaúcho, com 10 gols, já o atacante Edmundo, do Botafogo de João Pessoa, vem bem pertinho, com nove gols marcados até agora.
Borges já disputou 11 jogos nesta temporada e só não marcou gols em três partidas. Foram dez partidas pelo Campeonato Gaúcho e uma pela Copa do Brasil. A média é de um gol por partida. Na briga pelo topo, além de Eraldo, estão Dodô e Neymar, com sete gols cada. E nos campeonatos menos badalados, outros concorrentes aparecem.
No Campeonato Catarinense, Felipe Oliveira, do Imbituba, tem nove gols; mesmo número de Juca, no Campeonato Capixaba, pelo Rio Branco. No Campeonato Cearense, André Luiz do Horizonte tem oito; também com oito gols está Wellington do CRB pelo Campeonato Alagoano. No Campeonato Baiano, o experiente Ramon, do Vitória, tem sete gols.

Nenhum comentário: