O futebol como um fenômeno da cultura brasileira

As coisas só acontecem por acaso, necessidade ou vontade nossa! Epicuro - filósofo.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Campeonato do Nordeste 2010

Semifinais
TREZE PERDE PARA O ABC
E SE DESPEDE DO NORDESTÃO
O Treze, de Campina Grande-PB, não conseguiu vencer o ABC de Natal e está fora da final do Campeonato do Nordeste. O Galo foi até Natal essa noite e voltou derrotado pelo time potiguar pelo placar de 3 a 0. Todos os gols saíram no segundo tempo e foram marcados por Edérson (3min, 23min e 34min). Agora o ABC irá enfrentar o Vitória-BA para decidir quem será o campeão do Nordeste, uma vez que o time baiano também venceu o CSA, de Alagoas, por 2 a 1, na segunda partida semifinal da noite, ocorrida no estádio Barradão, em Salvador.
Esta foi a melhor participação do Treze na competição. O atual 4º lugar superou as colocações de 1998(16º), 2000(8º), 2001(8º), 2002(13º) e 2003(7º).
Assim, diante do resultado, o Galo encerra a temporada e irá se preparar para as competições do próximo ano.
O JOGO
Aos 2 minutos, o ABC começa o jogo atacando com João Paulo. Ele recebeu bola pela direita, mas o árbitro marcou impedimento. Dois minutos depois, Everton César recebe a bola e manda na trave, assustando o goleiro trezeano.
Aos 19 minutos o goleiro Carlos faz excelente defesa no chute forte de Tiago Garça.
A melhor chance do Treze foi aos 34 minutos. O zagueiro Jonny avançou em contra-ataque e chutou assustando o goleiro do ABC.
O time potiguar perdeu a chance clara aos 38 minutos. João Paulo aproveitou um erro do meio-campo do Treze, seguiu com a bola roubada e frente a frente com o goleiro, chutou para fora.
O primeiro tempo terminou empatado em 0x0, resultado que mostrou o equilíbrio da partida.
Segundo tempo
Aos 3 minutos, o ABC abre o placar. O volante Leomir erra o passe, Tiago Garça fica com a bola, ele lança, o goleiro Carlos se atrapalha e Edérson aproveita e marca.
Com o gol sofrido, o técnico Marcelo Vilar faz a primeira mudança, saiu o zagueiro Jonny e entrou o meia-atacante a Silva Exu. Em sua primeira jogada ele sofre falta, Piva cobra e o goleiro Wellington alivia.
Em desvantagem no placar, o Galo segue tentando. Da Silva Exu, que acabara de entrar tem nova oportunidade aos 21 minutos. Ele chuta fraco e a bola fica com o defensor do time potiguar.
Aos 23 minutos, Edérson, novamente marca. Ele recebe passe de Ricardo Oliveira e não desperdiça.
E o ABC continuou dominando a partida. Edérson, em noite inspirada, marcou o terceiro do time potiguar aos 34 minutos.
O Treze fez as últimas mudanças: saiu Piva e entrou Elton e saiu Jociano e entrou Clóvis Diego. Mas, as alterações não foram suficientes para conduzir o time à vitória e o time abecedista venceu pelo placar de 3x0.

Ficha Técnica:
ABC:
Wellington, Edson (Liza), Tiago Garça, Leonardo, Renatinho Carioca, Basílio, Ricardo Oliveira, Everton César (Claudemir), Cascata, Éderson (Gabriel) e João Paulo. Técnico: Leandro Campos.
Treze:
Carlos, Da Silva, Anderson, Weverson, Jonny (Da Silva Exu), Rone, Jociano, Piva (Elton), Leomir, George e Cléo. Técnico: Marcelo Vilar
Cartões:
Ricardo Oliveira (ABC)
Jociano (Treze)
Arbitragem:
Wladyerison Silva Oliveira-CE
Assistentes: Thiago Gomes Brígido e Alessandro Magno M. de Araújo
Quarto árbitro: Leandro Saraiva Dantas de Oliveira-RN

TAÇA SÃO PAULO DE FUTBOL JÚNIOR

O Nacional de Patos, representante paraibano, já sabe onde vai jogar e com quem na Taça São Paulo de Futebol Júnior do ano que vem. O time patoense está no Grupo U da competição e ficará hospedado na cidade de Paulínia, pequeno município no interior do estado de São Paulo. Os adversários da primeira fase do torneio foram conhecidos nesta terça feira (23), com a divulgação feita pela Federação Paulista de Futebol.
Agora, resta saber se um representante paraibano vai ter condição de fazer uma campanha pelo menos regular, já que, até agora, nunca houve uma boa participação dos nossos clubes na famosa taça reveladora de talentos.
Em 2011, poderão atuar na Copa São Paulo somente os jogadores nascidos em 1992, 1993, 1994 e 1995. Além disso, esses atletas devem ter seus registros realizados até o dia 24 de novembro de 2010, ou seja, até esta quarta. Todos os Estados do Brasil estão representados por um ou mais clubes. São Paulo terá 44 participantes, figurando como o que tem mais times na disputa.
O Corinthians é o maior recordista de finais - 14 ao todo. O clube de Parque São Jorge conquistou sete vezes a competição, figurando também como o maior campeão. O São Paulo é o atual campeão ao bater o Santos na final disputada no Pacaembu e que tem como foco principal comemorar o aniversário da cidade de São Paulo.
Veja os adversários do Nacional de Patos:
Grupo U – Paulínia-SP
Paulínia-SP
Botafogo-RJ
Rio Preto-SP
Nacional-PB






Nenhum comentário: