O futebol como um fenômeno da cultura brasileira

As coisas só acontecem por acaso, necessidade ou vontade nossa! Epicuro - filósofo.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Novos velhos campeões

CBF ESTUDARÁ LEGALIZAÇÃO DE TÍTULOS NACIONAIS
 CONQUISTADOS POR ALGUNS CLUBES BRASILEIROS ANTES DE 1971

O Fluminense Futebol Clube, do Rio de Janeiro, time que está mais próximo de vencer o Campeonato Brasileiro deste ano (está com um ponto na frente dos adversários mais próximos há apenas quatro rodadas do fim da competição), pode tornar-se de uma só vez tricampeão nacional ao invés de bi.
É que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) recebeu nesta quarta-feira a visita de alguns presidentes de clubes que pleiteiam a unificação dos títulos nacionais disputados antes da criação do Campeonato Brasileiro, em 1971. Segundo o presidente da entidade, Ricardo Teixeira, o pedido é “factível”.
Mandaremos fazer uma análise em cada um dos setores, como o setor técnico, para ver a possibilidade de legalidade dessa iniciativa que a princípio é factível”, disse o dirigente.
Foram à sede da CBF o presidente do Santos, Luiz Álvaro Oliveira, o vice-presidente do Botafogo, Antonio Carlos Mantuano, e o diretor executivo do Cruzeiro, Dimas Fonseca. No documento também há o pedido para o reconhecimento de títulos de Palmeiras, Fluminense e Bahia.
Os dirigentes pedem o reconhecimento de títulos nacionais conquistados entre 1959 e 1970 em competições organizadas pela entidade nacional, como a Taça Brasil e a Taça de Prata.
Temos que fazer uma análise em cada um dos setores envolvidos, de forma que não deverá demorar muito. Mas tem que ser feito um estudo”, completou Ricardo Teixeira.
Nesse período pleiteado pelos clubes, o Santos foi o maior vencedor de torneios nacionais, triunfando em cinco edições. Palmeiras (três), Cruzeiro, Bahia, Botafogo e Fluminense completam a lista dos campeões.

EM TEMPO: O Fluminense Futebol Clube antes de ser campeão brasileiro pela primeira vez em 1984, tinha vencido a Taça de Prata de 1970, competição de caráter nacional antecessora do campeonato brasileiro de futebol, criado em 1971. É o reconhecimento legal desse título nacional que o clube postula junto à CBF. O clube postula ainda, junto à FIFA, o reconhecimento legal do título da Taça Rio de 1952, competição intercontinental de clubes feita no formato do Mundial de Clubes de 2000, vencido pelo Corinthians. Se tiver sucesso nessas suas pretensões e, paralelamente, vencer o brasileirão desse ano, o Fluminense será, portanto, declarado tricampeão brasileiro (1970, 1984 e 2010)  e campão mundial de clubes (1952). 



Nenhum comentário: