O futebol como um fenômeno da cultura brasileira

As coisas só acontecem por acaso, necessidade ou vontade nossa! Epicuro - filósofo.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Copa América 2011

DEFINIDOS EM SORTEIOS OS ADVERSÁRIOS DO BRASIL NA COPA AMÉRICA DO ANO QUE VEM


A Conmebol realizou, nesta quinta-feira (11), o sorteio da Copa América de 2011, que será realizada em julho, na Argentina. Atual bicampeão, o Brasil ficou no grupo B, ao lado de Paraguai , Equador e Venezuela. O torneio continental será a primeira competição oficial da seleção sob o comando do técnico Mano Menezes.
A estreia do Brasil será no dia 3 de julho, contra a Venezuela, em La Plata. Na sequência, enfrenta o Paraguai no dia 9 e o Equador em 13 de julho. Ambos os duelos estão programados para ocorrer em Córdoba.
A anfitriã Argentina está no grupo A da Copa América, ao lado de Colômbia, Japão e Bolívia. Já o grupo C tem como cabeça de chave o Uruguai, que enfrenta na primeira fase Chile, México, Peru.
A abertura da competição será entre Argentina e Bolívia no dia 2 de julho, em La Plata. A decisão está programada para 24 de julho, no estádio Monumental de Nuñes, em Buenos Aires. O campeão se classifica para a Copa das Confederações de 2013, no Brasil. Caso o time verde-amarelo ou um dos países convidados conquiste o título, a vaga ficará com o segundo colocado.
A definição dos grupos ocorreu em uma imponente festa realizada na cidade de La Plata. Brasil, Argentina e Uruguai foram os cabeças de chave do sorteio. Paraguai, Chile e Colômbia ficaram em um segundo pote, Equador e os convidados México e Japão em um terceiro, enquanto Venezuela, Bolívia e Peru em um quarto.
A edição 2011 da Copa América marcou o retorno do Japão para o torneio. O país asiático já havia sido convidado para participar da competição em 1999. Já o México disputará o torneio da Conmebol pela oitava vez.
A Argentina não sediava a Copa América desde 1987. A competição é encarada com grande expectativa pelo país, que venceu o torneio continental pela última vez em 1993. Das cinco edições anteriores, quatro foram vencidas pelo Brasil e uma pela Colômbia.
De acordo com o regulamento, se classificam para as quartas de final os dois primeiros colocados de cada grupo e os dois melhores terceiros colocados. Ao contrário de anos anteriores, a fase de mata-mata terá prorrogações de 30 minutos em caso de empate no tempo normal. Caso a igualdade persista, será realizada a disputa de pênaltis.


Nenhum comentário: