O futebol como um fenômeno da cultura brasileira

As coisas só acontecem por acaso, necessidade ou vontade nossa! Epicuro - filósofo.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Campeonato do Nordeste 2010

Decisão do título
VITÓRIA-BA VENCE DE VIRADA O ABC
 E É TETRA-CAMPEÃO DO NORDESTE


Disputando a sua terceira decisão este ano (Campeão baiano, vice da Copa do Brasil e agora campeão outra vez), o time do Vitória, da Bahia, venceu de virada o ABC de Natal por 2 a 1 e conquistou o seu quarto título do Campeonato do Nordeste, ontem (02), no estádio Maria Lamas Farachi, o “Frasqueirão”, em Natal. Os gols da partida foram marcados por Kleiton Domingues, aos 31 minutos do primeiro tempo, e Marconi, aos 24 da segunda etapa, pelo Vitória, enquanto João Paulo fez o único tento do ABC. Com o resultado, o Vitória é agora tetra-campeão nordestino, tendo vencido o campeonato regional nos anos de 1997, 1999, 2003 e 2010.
O ABC, por sua vez, perde a chance de conquistar o terceiro título de 2010 e consequentemente a tríplice coroa. Isso porque, neste ano, o time potiguar já foi campeão potiguar e ainda ficou com a primeira colocação da Série C, garantindo a vaga na divisão de acesso na próxima temporada.
Apoiado pela torcida que lotou o estádio Frasqueirão, o time da casa saiu na frente logo aos 12min. João Paulo recebeu passe em profundidade de Cascata e, já dentro da área, chutou cruzado da linha de fundo; Lee achou que o atacante iria cruzar e a bola acabou entrando no seu canto oposto e balançando as redes.
O ABC seguiu superior e chegou a criar chances frontais ao gol de Lee. Em uma delas, aos 22min, João Paulo se livrou da marcação dentro da área e bateu de esquerda para ótima defesa de Lee, que espalmou e salvou o Vitória do segundo gol. Mesmo atrás no placar, o time baiano conseguiu chegar ao empate aos 31min.
Kleiton Domingues recebeu dentro da área, se livrou do defensor e mandou para as redes, deixando tudo igual. Na etapa final, o Vitória deu sinais de que iria acertar a marcação, mas aos poucos novamente foi cedendo espaço para o ABC finalizar. João Paulo era o mais perigoso, e por pouco não colocou o time da casa novamente na frente.
Porém, um lance individual de Kleiton Domingues desmontou a defesa do ABC e resultou no gol da virada do Vitória. O meia avançou pela esquerda, deu uma caneta em um defensor, passou por outro e cruzou na medida para Marconi apenas empurrar para as redes já com o gol livre, aos 24min.
No contra-ataque, o Vitória quase ampliou logo na sequência em finalização de Dankler, depois de ótima jogada de Jácson. Ainda houve tempo para muito sofrimento da torcida do ABC e uma bola no travessão aos 42min, após linda defesa com os dedos do goleiro Lee em chute de Renatinho.
Ficha técnica:
ABC:
Wellington; Edson (Lisa), Leonardo, Tiago Garça e Renatinho Carioca; Basílio, Ricardo Oliveira, Everton Cézar (Claudemir) e Cascata; João Paulo e Éderson (Gabriel)
Técnico: Leandro Campos
VITÓRIA:
Lee, Léo, Dankler, Alan Henrique e Iuri; Esdras (Lucas Garcia), Vanderson, Marconi (Leilson) e Kleiton Domingues; Edson (Jacson) e Schwenck
Técnico: Ricardo Silva
Data: 1º/12/2010 (quarta-feira)
Local: estádio Maria Lamas Farache “Frasqueirão”, em Natal (RN)
Arbitragem: Charles Hebert Cavalcante Ferreira (AL)
Auxiliares: Pedro Jorge dos Santos Araújo (AL) e Otávio Correia de Araújo Neto (AL)
Cartões amarelos: Basílio, Tiago Garça (ABC); Iuri, Esdras, Léo (Vitória)
Gols: João Paulo, aos 12min, Kleiton Domingues, aos 31min do primeiro tempo; Marconi, aos 24min do segundo tempo.


Futebol feminino

COPA DO BRASIL 2010

Decisão do título


Após vencer o Duque de Caxias por 2 a 1, nesta quarta-feira (02), na primeira partida da final, o Foz do Iguaçu, do Paraná, agora só precisa de um empate para conquistar da Copa do Brasil de Futebol Feminino. Sob o comando do técnico Gezi Damaceno, as jogadoras já estão no Rio de Janeiro, onde se preparam para a partida decisiva, que acontece sábado, às 17 horas, no Estádio Marrentão, em Duque de Caxias.

Terceiro e quarto lugares
O Mixto, do estado do Mato Grosso, venceu por 2 a 0, também nesta quarta-feira (02), a primeira partida da decisão do terceiro e quatro lugares da Copa do Brasil de Futebol feminino. A vitória foi contra o São Francisco, da Bahia, em jogo realizado no Estádio Presidente Dutra, em Cuiabá. O jogo de volta será sábado, às 15h30, no estádio Junqueira Ayres, na Bahia.





Nenhum comentário: