O futebol como um fenômeno da cultura brasileira

As coisas só acontecem por acaso, necessidade ou vontade nossa! Epicuro - filósofo.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Copa Paraíba 2010 - Estréias

BOTAFOGO ABRE A COPA PARAÍBA VENCENDO
 O CAMPINENSE FORA DE CASA




Abrindo a 5ª edição da Copa Paraíba, o Botafogo venceu o Campinense por 4 a 3, no estádio Amigão, em Campina Grande, e o CSP, também de João Pessoa, empatou com o Sousa por 3 a 3, no estádio Marizão, em Sousa. A Copa Paraíba, sub-21, é organizada pela Federação Paraibana de Futebol por recomendação da CBF para que do torneio seja tirado o segundo representante do Estado da Paraíba na Copa do Brasil do ano seguinte ao da competição, uma vez que a primeira vaga é sempre destinada ao time campeão do Estado do ano em curso. A Federação Paraibana de Futebol optou por realizar um torneio com atletas da categoria até 21 anos para incentivar os trabalhos de formação de atletas nas categorias de base dos clubes estaduais. O que faz a diferença na competição, no entanto, é a permissão que cada clube tem para incluir, em cada partida, cinco jogadores profissionais com idade acima de 21 anos. Sendo assim, o clube que tiver um melhor elenco de profissionais tem mais chances de vencer a competição. Foi assim em 2006 quando o Campinense foi campeão; em 2008 quando o Nacional de Patos levou o título, e em 2009 quando o Treze venceu a competição invicto. No ano de 2007, não houve o torneio. Este ano, o Botafogo é o time melhor estruturado em ternos de elenco e, por isso, tem obrigação de ser campeão da Copa Paraíba. Toda a zaga do Belo – incluindo o goleiro Genivaldo – é a mesma que participou do Campeonato do Nordeste este ano, por exemplo. O atacante Chapinha e o meia Washington também estão inscritos para atuarem quando houver necessidade.
No jogo do Botafogo contra o Campinense ontem (15), no entanto, a Raposa foi quem abriu o placar com Flavinho. O Belo, entretanto, virou com o zagueiro, Alisson, e depois, com Piauí. No início da etapa final, Joalisson deixou tudo igual, mas Soares e Chapinha fizeram 4 a 2 para o time da capital. No finalzinho do jogo, Flavinho ainda marcou de pênalti para os rubro-negros, dando números finais à partida.

CSP de João Pessoa empata com o Sousa no Marizão
Na outra partida da rodada, o Sousa ficou apenas no empate contra a equipe do CSP com o placar de 3 a 3. Anderson Kamar fez os três gols do time do Sousa, cabendo a Wellington, Guilherme e Júnior Coxinha marcarem para o CSP. Na próxima rodada, o Campinense vai enfrentar o Sousa, em jogo antecipado para este sábado, no estádio Marizão, em Sousa. Já o Botafogo folga – em cada rodada sempre folga um time – e o CSP enfrenta o Nacional da cidade de Patos, no Almeidão, no próximo domingo.





Nenhum comentário: