O futebol como um fenômeno da cultura brasileira

As coisas só acontecem por acaso, necessidade ou vontade nossa! Epicuro - filósofo.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Copa do Brasil - Futebol feminino

MENINAS DO BOTAFOGO-PB PERDEM PARA
O SÃO FRANCISCO-BA E DEIXAM A COPA DO BRASIL

O time de futebol feminino do Botafogo-PB perdeu por 3 a 0 para o São Francisco, da Bahia, ontem (16), no estádio Junqueirão, pela segunda fase da Copa do Brasil da modalidade e está fora da terceira fase da competição. Os gols do time baiano foram marcados pelas jogadoras Cisley, Inha e Larissa. Como já havia vencido o São Francisco por 2 a 1, no jogo realizado na Paraíba, o Botafogo precisava apenas empatar para seguir no campeonato. Entretanto, com a derrota do Belo por 3 a 0, o time baiano é que segue na competição e vai enfrentar, agora, a equipe do Vitória de Santo Antão, Pernambuco, que superou a derrota de 3 a 0 sofrida no primeiro jogo contra o Tiradentes, do Piauí, e se classificou ao meter 5 a 0, no jogo de volta, realizado em casa. A primeira partida da terceira fase será na Bahia, na próxima quinta-feira (23), e a segunda, no dia 30 deste mês, no Carneirão, em Vitória de Santo Antão.

Esta é a segunda participação do Botafogo-PB na competição nacional de futebol feminino organizada pela CBF. Na primeira vez que participou da competição, no ano passado, o Belo saiu logo na primeira fase quando perdeu em João Pessoa, por 4 a 0, para o Sport do Recife, vice-campeão da Copa do Brasil de 2008.
Para este ano, no entanto, o time do Botafogo se preparou melhor e trouxe algumas atletas do próprio Sport, além de algumas meninas do ABC, de Natal. O resultado foi bem melhor do que no ano passado, prova de que o planejamento em futebol é fundamental. Das quarto partidas que jogou, o Belo ganhou três: 2 a 0 contra o Potiguar-RN, em João Pessoa, e 1 a 0 contra o mesmo time em Natal, e 2 a 1 contra o próprio São Francisco, em Campina Grande. O problema que o clube enfrenta no futebol feminino é ainda de infraestrutura básica como, por exemplo, não dispor de condições para viajar de avião para os jogos mais distantes, o que prejudica o desempenho das atletas. Para esse jogo contra as baianas, por exemplo, o Belo fez uma viagem de ônibus até a cidade de São Francisco do Conde-BA extremamente cansativa, chegando ao estádio para jogar minutos antes da partida. A parte esses problemas, o futebol feminino do Botafogo-PB já está se constituindo num bom fator de visibilidade nacional para o Clube, que não disputa uma competição nacional há tempos. É bom não fechar os olhos para este detalhe, uma vez que num país continental como o Brasil, apenas 32 clubes estão na vitrine do futebol feminino nacional. Entre eles, claro, e com muito orgulho para os paraibanos,o Botafogo de João Pessoa.

Nenhum comentário: