O futebol como um fenômeno da cultura brasileira

As coisas só acontecem por acaso, necessidade ou vontade nossa! Epicuro - filósofo.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Copa do Mundo - Brasil 2014

Futebol de verdade
Nova seleção nacional vence os EUA por 2 a 0
e mostra o que é o verdadeiro Brasil em matéria de futebol

Os jogadores santásticos do Brasil (Neymar e Ganso) comemoram o baile nos EUA

Após 38 dias da eliminação da Copa do Mundo da África do Sul quando perdeu para a Holanda por 2 a 1, a Seleção Brasileira volta aos gramados renovada em seus jogadores, maneira de jogar e comando técnico. Com todas essas novidades funcionando adequadamente é que o time começou a trajetória rumo à Copa de 2014 no Brasil vencendo os Estados Unidos por 2 a 0, nesta terça-feira, em New Jersey, jogando um futebol bonito, disciplinado taticamente e eficiente quanto aos próprios objetivos.
Com apenas três jogadores titulares remanescentes da equipe que foi à Africa do Sul (Robinho, Daniel Alves e Ramires) em campo, o novo time brasileiro dessa vez pôs em prática aquilo que grande parte da torcida brasileira há muito vinha exigindo da sua seleção nacional de futebol: jogar bola ao nosso modo. Isto é: com beleza, habilidade técnica, alegria e eficiência. Jogando assim, com efeito, não foi difícil marcar dois gols contra a equipe dos Estados Unidos e vencer o jogo, a despeito desta ser já uma equipe formada há muito tempo enquanto a nossa apresentava a desvantagem de ter seis debutantes em matéria de seleção nacional, fato que redunda em inevitável desentrosamento em campo. Na prática, contudo, as coisas não andaram bem assim, graças as qualidades técnicas desses novos jogadores.
Também na sua estreia como técnico da seleção brasileira, Mano Menezes além de renovar o grupo de jogadores mudou também o esquema tático, fato que resultou na mudança de atitude do time no jogo. Com passes rápidos e jogadas individuais objetivas, a equipe foi superior ao adversário durante a maioria do tempo e só não saiu do estádio New Meadowlands com uma vitória maior por infelicidade.
A opção com Robinho, o novo capitão do time, ao lado de Neymar e Ganso mostrou-se acertada. Os Estados Unidos, que jogaram com duas linhas de quatro, tiveram muitas dificuldades para segurar os atacantes brasileiros, principalmente em jogadas pelas alas.
E foi justamente da lateral do campo que surgiu o primeiro gol brasileiro. André Santos, outro que retornou à seleção após a chegada de Mano Menezes, cruzou bem para Neymar marcar o seu primeiro gol com a camisa da seleção.
Pato também mostrou ter condições de seguir no time. Em um primeiro momento, cometeu falta no goleiro Howard e teve o seu gol bem anulado. Na segunda oportunidade, no entanto, driblou o camisa 1 dos Estados Unidos e empurrou para as redes.
Nas poucas vezes que o sistema defensivo foi exigido, mostrou segurança. David Luiz e Thiago Silva tiveram tranquilidade e a proteção de Lucas como primeiro volante foi eficiente.
O mais azarado da seleção brasileira de Mano foi o meia Ederson, do Lyon, que substituiu Neymar aos 26 minutos do segundo tempo. Muito empolgado, Ederson se machucou apenas três minutos depois e teve que sair de campo. Em seu lugar, aos 29 minutos, entrou Carlos Eduardo.
Diego Tardelli substituiu o atacante Robinho aos 35 minutos e manteve a animação do setor ofensivo brasileiro. Querendo mostrar serviço, Tardelli foi ousado, arriscou dribles e também se destacou em pouco mais de dez minutos em campo.
A MÃO DE MANO MENEZES

Soltar o time como filosofia de trabalho
O trabalho ainda está no começo e, até por isso, o técnico Mano Menezes quis usar o amistoso contra os Estados Unidos, ontem (10/08), para conhecer melhor os atletas convocados. Com a vitória praticamente assegurada - por 2 a 0 -, o treinador realizou seis substituições (sendo uma delas por motivo de contusão) e aprovou o desempenho dos atletas que ganharam uma chance de entrar no time. O Brasil começou a partida com Victor, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz, André Santos, Lucas, Ramires, Paulo Henrique Ganso, Robinho, Neymar e Alexandre Pato. Entraram durante a partida Diego Tardelli, Hernanes, Carlos Eduardo, André e Jucilei. Ederson entrou mas saiu logo, já que se contundiu no seu primeiro lance do jogo.








Nenhum comentário: