O futebol como um fenômeno da cultura brasileira

As coisas só acontecem por acaso, necessidade ou vontade nossa! Epicuro - filósofo.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Campeonato do Nordeste 2010

Tudo outra vez
BOTAFOGO-PB SÓ EMPATA JOGANDO EM CASA CONTRA O CSA DE ALAGOAS


Jogando no Almeidão, nessa quarta-feira (25), mas com um esquema tático prioritariamente defensivo e só eventualmente focando o ataque – um 3-5-2 em que os alas não têm características nem habilidades ofensivas: Nininho e Cláudio Ribeiro -, o Botafogo-PB mais uma vez decepcionou a sua torcida e só conseguiu empatar em 0 a 0 contra o CSA, de Alagoas, equipe líder do Campeonato do Nordeste. A última partida que o Belo venceu em casa foi contra o Sergipe, por 4 a 0, no dia 09 de julho deste ano. Mesmo assim, agora com 13 pontos, o Belo subiu uma posição na tabela de classificação e afastou de vez o fantasma da eliminação do campeonato do ano que vem, conforme preceitua o regulamento da competição. Já o CSA precisava apenas de um empate para garantir a classificação à segunda fase do Campeonato do Nordeste e conseguiu. O time alvazulino de Maceió conquistou o pontinho precioso que precisava e segue na liderança do Nordestão 2010. O Botafogo, por sua vez, ocupa agora a 11ª colocação e ainda tem duas partidas a realizar: contra o ABC, em Natal, e contra o Bahia, no Almeidão.
Precisando vencer, para escapar da ameaça de rebaixamento na competição, o Botafogo pressionou praticamente o jogo inteiro, mas os azulinos alagoanos conseguiram suportar bem a pressão adversária e seguraram o empate, o que se configuraria num grande resultado, ficando de bom tamanho para as suas pretensões de classificação.
O jogo iniciou muito burocrático com as duas equipes se estudando mutuamente. Como o CSA não apresentasse em campo uma proposta agressiva, o time do Belo, dirigido por Francisco Diá, que, aliás, foi muito confuso na montagem do time, resolveu tomar para si as iniciativas do jogo e procurar o gol. O esquema tático que montou para enfrentar o adversário, contudo, não contribuiu para tal objetivo. Os ataques pelas laterais do campo, uma arma forte do esquema tático 3-5-2, não surtiram efeito por causa da falta de habilidade técnica dos alas Nininho e Cláudio Ribeiro, que chegava à linha de fundo mas desperdiçavam as jogadas por não saberem cruzar a bola na área adversária. Pelo meio do campo, o time dependia de Washington, já que ao seu lado só existiam volantes poucos criativos, fato bem notado pelo técnico Lino, do CSA, que não descuidou daquele setor. Sendo assim, a partida se desenvolveu sem muita criatividade da parte dos jogadores do Botafogo, que atacavam sem um planejamento definido enquanto o CSA respondia com muita aplicação tática em campo, já que veio ao Almeidão com um time sem nenhum destaque individual, mas com um forte jogo coletivo. O resultado de 0 a 0 foi a expressão final deste estado de coisas numa partida de futebol em que um dos times não sabia como ganhar o jogo e a outra só sabia, pelo menos, como não perder.

FICHA TÉCNICA:

Botafogo-PB 0x0 CSA-AL
Data: 25/08/10
Local: Estádio Almeidão – João Pessoa-PB
Horário: 20h30
Árbitro – Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro-RN
Assistentes – Ubiratan Bruno Viana-RN e José da Silva Sobrinho-RN
Cartões amarelos: Chiquinho, Diogo, Serginho (CSA); Chapinha, Alysson (Botafogo)
EQUIPES
Botafogo-PB: Genivaldo; Cláudio Ribeiro, Alysson, Ricardo e Nininho; Célio, Val (Marcílio), Zaqueu e Washignton e Chapinha (Manu) e Paulinho Macaíba. Técnico: Francisco Diá
CSA-AL: Anderson; Diogo, Nado, Sinval e Paulinho; Anderson, Serginho, Lau e Chiquinho (Marco Antônio); Catanha (Wilson) e Alisson (Felipe Heleno). Técnico: Lino

Nenhum comentário: