O futebol como um fenômeno da cultura brasileira

As coisas só acontecem por acaso, necessidade ou vontade nossa! Epicuro - filósofo.

domingo, 15 de setembro de 2013

Futebol e sociologia_ANÁLISE



UM BELO TEXTO SOBRE UM BELO TIME
 
 Nos meus escritos e reflexões sobre o futebol, tenho insistido no fato de que esse esporte, quando compreendido como um fenômeno que vai além daquele jogo realizado em quatro linhas de um espaço retangular, pode ser visto como um acontecimento sociocultural de amplo alcance (veja-se o fato de ser aceito por quase todas as culturas do mundo), por exemplo.
Sendo assim, o futebol pode ser entendido como um grande código de comunicação cultural; uma supra-linguagem só redutível a si mesma, apta a recolher e espraiar os múltiplos sentidos culturais que se impregnam na sua operação simbólica básica, que é a de – através de um rito primordial, o homem enfrentar o outro (e, por decorrência especular, a si mesmo) através de uma guerra em que o fundamental não é a morte, a aniquilação do outro, mas a sobrevivência de todos, numa perspectiva festiva e prazerosa. Algo que só a arte pode dar ao realizar, na prática, a utopia existencial fundamental do ser humano: a sobrevivência pacífica e livre entre os diferentes seres e povos, que são, em última instância, seus semelhantes. Tudo isso mediado pelo tempo e pelo poder de criar. E criar, fundamentalmente, sentido para o mundo.
Pois é nesta direção que podemos entender o conteúdo desse excelente artigo sobre futebol, publicado no jornal A União de hoje e sobre o qual peço a atenção dos meus internautas-leitores. Belo texto sobre um Belo time, numa confluência entre o bom ensaísmo e a mirada sociológica sobre o futebol. A autoria do artigo é do sociólogo Estevam Dedalus.  Boa leitura!

 

 

Nenhum comentário: