O futebol como um fenômeno da cultura brasileira

As coisas só acontecem por acaso, necessidade ou vontade nossa! Epicuro - filósofo.

domingo, 11 de março de 2012

Futebol feminino_Copa do Brasil_2012

Em João Pessoa
1 a 0: BOTAFOGO-PB ESTREIA PERDENDO PARA O AMÉRICA_RN

Meninas do América_RN comemoram o gol que deu a vitória ao time contra o Belo
As meninas do América-RN começaram bem na Copa do Brasil de futebol feminino. Jogando fora de casa, as potiguares venceram o Botafogo-PB por 1 a 0 na noite do sábado (10/03). O gol da partida, disputada no Estádio das Graça, foi da atacante Mila, ainda no primeiro tempo. Com o resultado, o América de Natal joga por um empate na partida de volta, no próximo (17), no Estádio Nazarenão, em Goianinha-RN.
A partida foi bastante truncada, com os times se soltando mais ao ataque apenas no segundo tempo. Destaque para a autora do gol, Milla, que, além de marcar o gol que valeu a vitória, ainda infernizou a defesa botafoguense no segundo tempo, com arrancadas em velocidade.
Gol do América e maior posse de bola do Bota
O jogo começou truncado, com a bola sendo tocada mais próximo ao círculo central que às das duas equipes áreas. A primeira jogada de perigo só veio aos 12 minutos e justamente no lance determinante da partida: o gol do América. Numa investida rápida pela esquerda, a lateral Jôsy cruzou rasteiro para a chegada da atacante Milla, que tocou na saída da goleira Élida. 1 a 0 para o América.
Depois do gol sofrido, a técnica do Bota, Gleide Costa, decidiu ir para cima. Aos 18, ela tirou a zagueira improvisada Rincón e colocou a lateral-direita Alany. As meninas do Botafogo passaram a ter mais volume de jogo e a manterem a posse de bola por mais tempo. Mas, apesar do aparente domínio, as alvinegras não conseguiam articular boas jogadas ofensivas.
Aos 30 minutos, uma lance grave envolvendo duas jogadoras do Belo e uma do América. As atletas dividiram uma bola no meio de campo e o prejuízo maior ficou para Ronaldinha, do Bota. Ao bater o rosto contra o joelho da atleta adversária, a meio-campista alvinegra sofreu um corte profundo no supercílio direito e teve que ser atendida na ambulância. Sem condições de jogo, ela deu lugar a Cê.
O primeiro tempo seguiu ainda com maior posse de bola do Botafogo, mas sem jogadas perigosas de ambas as partes. O placar da primeira etapa terminou mesmo em 1 a 0 para as visitantes.
Arrancadas do América e uma bola na trave de cada lado
O América voltou para a segunda etapa com a mesma formação do início do jogo. No Botafogo, a técnica Gleide Costa, que já tinha feito duas substutições, guardou a última para usar durante a segunda etapa, caso precisasse ir para cima com tudo.
Nos 45 minutos finais, apesar de o Botafogo ainda manter maior posse de bola, as chances mais perigosas de ataque foram do América, sobretudo em arrancadas com a atacante Milla, autora do gol, que infernizou a defesa botafoguense.
Mas, foi a meia Fafá que criou a primeira chance de perigo contra o gol do Bota. Aos três minutos, em subida rápida pela direita, ela avançou, invadiu a área e bateu cruzado. A bola balançou a rede, mas pelo lado de fora.
Aos nove, começaram as arrancadas de Milla. Ela recebeu a bola ainda antes da linha que divide o campo e foi se livrando da marcação até entrar na área, mas chutou fraco para fácil defesa da goleira Élida.
Seis minutos mais tarde, nova correria para cima da defesa botafoguense. Milla recebeu pela esquerda, driblou uma marcadora e, dessa vez, conseguiu finalizar bem. Mas melhor ainda no lance foi a goleira Élida, que fez bela defesa, rebatendo para escanteio.
Para tentar diminuir a posse de bola do Bota e administrar o resultado conquistado no primeiro tempo, o técnico do América-RN, Severo Júnior, resolveu mexer no time. Aos 24, ele tirou a capitã Tonha e colocou Jade.
Só aos 28, o Botafogo conseguiu finalizar com um certo perigo. Leidjane tentou o chute da entrada da área. A finalização saiu fraca, mas próximo à trave da goleira Galega, do América.
Os dois técnicos resolveram mexer mais uma vez nos seus times, ao mesmo tempo, aos 31 minutos. Do lado do Botafogo, Gleide fez sua última alteração, tirando Kelly e colocando Tati. No América, Severo colocou Andreia no lugar de Valessa.
Mas a mexida do Bota surtiu efeito mais rápido. Dois minutos depois de entrar em campo, Tati conseguiu boa jogada pela esquerda, próximo à area e, quase sem ângulo, levantou na área. A bola bateu caprichosamente no travessão do América e saiu em linha de fundo.
O Botafogo insistia em chegar ao ataque para tentar pelo menos o empate, mas o América se defendia bem e respondia nos contra-ataques rápidos com Milla. As potiguares ainda levaram muito perigo ao gol do Belo no finalzinho do jogo. Aos 45, Andreia soltou um tirambaço de fora da área e a bola explodiu no travessão. No rebote, Milla ainda cabeceou fraco, mas a goleira Élida saiu para abafar.
O jogo terminou mesmo com vitória do América por 1 a 0. No jogo da volta, que vai ser disputado no sábado, de novo às 20h30, no Rio Grande do Norte, as donas da casa jogam por um empate. Para as paraibanas, apenas a vitória interessa. Se vencerem por um gol de diferença, a partida vai ser decidida nos pênaltis. Vitória por dois ou mais gols classifica o Botafogo.

Nenhum comentário: