O futebol como um fenômeno da cultura brasileira

As coisas só acontecem por acaso, necessidade ou vontade nossa! Epicuro - filósofo.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Campeonato Paraibano de 2012_Primeiro turno_9ª Rodada

Sinal vermelho
ENCERRADA A PRIMEIRA FASE COM TIMES DA CAPITAL FORA DO G4
Foto: Edônio Alves

Jogadores do Flamengo paraibano comemoram o resultado de 1 a 0, que tirou o Botafogo-PB do grupo de elite

A primeira fase do Campeonato Paraibano, quando os times jogam no sistema de todos contra todos em jogos de ida e volta, chegou ao final de sua primeira metade no último final de semana. E os times de João Pessoa terminaram este primeiro turno em situação nada confortável. Depois de nove rodadas jogadas (ainda resta serem disputadas três partidas, que foram adiadas), os quatro times da capital estão fora do G4, sendo que dois deles estariam rebaixados se a competição terminasse hoje.
Neste ano, Auto Esporte, Botafogo-PB, CSP e Flamengo-PB representam o futebol da capital. O Botafogo e o CSP são os que estão em situação menos complicada. O Belo é o quinto colocado, com 14 pontos em nove jogos. O alvinegro, que esteve fora do G4 em quatro oportunidade, está a um ponto do grupo dos quatro times que se classificam à segunda fase. Já o CSP é o sexto, com 11 pontos. O Tigre já esteve ameaçado pelo zona do rebaixamento, mas hoje está distante seis pontos da "zona da morte".
Situação bem mais crítica vivem Auto Esporte e Flamengo. Os times são os dois últimos colocados na competição que rebaixa os dois times que fizerem as piores campanhas. O Flamengo, por exemplo, que disputa a primeira divisão pela primeira vez, está na zona de rebaixamento desde a primeira rodada. O rubro-negro deixou a lanterna para o Auto na última rodada com a vitória sobre o Botafogo. O Fla tem apenas cinco pontos conquistados em oito jogos. Já o Auto amarga a última colocação, com quatro pontos em sete jogos.
Cabeças rolaram
Dos quatro times pessoenses da primeira divisão do Estadual 2012, apenas o CSP mantém o mesmo técnico desde o início. Ramiro Sousa vem resistindo à campanha irregular do Tigre na competição. Até aqui, o alviceleste venceu três partidas, empatou duas e perdeu outras três, e tem um aproveitamente de 45,8%.
O Flamengo foi o que mais teve o comando técnico alterado. Em nove rodadas, o rubro-negro já está com o seu terceiro comandante na competição. Washington Lobo deixou o time logo após a derrota para o Campinense na primeira rodada do campeonato. O time folgou na segunda rodada, em partida contra o Auto Esporte, que foi adiada. Na terceira rodada, o gerente de futebol Nino Félix atuou interinamente como técnico e foi derrotado pelo Nacional. Na quarta e quinta rodada, Danilo Augusto esteve à frente do time, mas deixou o comando técnico alegando falta de condições mínimas para realizar o trabalho. O treinador conseguiu apenas um ponto (empate contra o CSP e derrota para o Treze). Em seu lugar, assumiu Zenóbio Damázio, que era diretor das categorias de base. Com Zenóbio, o Fla vem numa ascensão: perdeu para Esporte e Sousa, empatou com o Paraíba e conseguiu sua primeira vitória contra o Botafogo.
O Auto Esporte também perdeu o treinador durante a competição. Antes do início da última rodada, o técnico Maurício Cabedelo entregou o cargo. No último jogo, o alvirrubro foi comandado por Jessé Reis, que dirige as divisões de base do clube. Com Maurício no comando, o Auto conquistou apenas uma vitória, um empate e quatro derrotas. O time segue sem um treinador efetivado no cargo.
O último dos times da capital a demitir o treinador foi o Botafogo. Depois da derrota para o Flamengo na última rodada, Suélio Lacerda entregou o cargo e deixou o clube. A diretoria botafoguense prometeu anunciar até está terça-feira o nome do seu substituto.
Confira as campanhas dos quatro clubes de João Pessoa no Campeonato Paraibano:
Atualmente, o G4 é ocupado pelos dois representantes de Campina Grande (o Campinense é o líder e o Treze o quarto colocado) e dois dois times do Sertão (o Sousa está em segundo e o Paraíba em terceiro).
Vale lembrar que dos três jogos adiados deste primeiro turno da primeira fase, todos envolvem clubes da capital: Auto Esporte x Esporte (válido pela primeira rodada), CSP x Paraíba e Auto Esporte x Flamengo (ambas pela segunda rodada).
Posição dos times da capital:
Botafogo: 5º - 14 pontos ganhos
CSP: 6º - 11 pontos ganhos
Flamengo: 9º - 5 pontos ganhos
Auto Esporte: 10º - 4 pontos ganhos - lanterna da competição



Nenhum comentário: