O futebol como um fenômeno da cultura brasileira

As coisas só acontecem por acaso, necessidade ou vontade nossa! Epicuro - filósofo.

domingo, 18 de julho de 2010

Futebol de casa

Depois da África do Sul, voltemos ao nosso futebol

BRASILEIRÃO 2010

Encerrada a Copa do Mundo da África do Sul, voltemos à realidade local do futebol. O Campeonato Brasileiro está na sua 9ª rodada e apresenta o Corinthians liderando a ponta de cima da Tabela com 18 pontos, seguidos de perto pelo Ceará, também com 18 pontos, e pelo Fluminense com 16. Na parte de baixo, a zona da degola, estão Grêmio Prudente e Vasco, com 9 pontos cada, seguidos dos dois Atléticos, o paranaense, com 7 pontos, e o goianiense, com 4. Os jogos dessa 9ª rodada vão modificar essa ordem das coisas, claro. Confira aqui os jogos de hoje.


SÉRIES C e D do BRASILEIRÃO
Mas o que nos interessa mais diretamente em relação ao futebol são as series C e D do Brasileirão, em que estão os nossos clubes, Campinense e Treze, respectivemente. O Treze estréia hoje em casa pelo Grupo 5 da série D contra o River Plate, de Sergipe, às 16h00. Já o Campinense entra em campo pela série C no dia 25, em Natal, no Machadão, às 17h00, contra o Alecrim local.

CAMPEONATO DO NORDESTE 2010
Após a Copa do Mundo, o Campeonato do Nordeste deste ano deve ganhar mais visibilidade, uma vez que estava disputando as atenções do torcedor durante a maior festa do futebol mundial com as cenas da África do Sul, nas suas rodadas iniciais. Nesta competição, destaque para o Treze, de Campina Grande, que lidera o campeonato com 19 pontos. João Pessoa inteira também está de olho no Nordestão, já que o Botafogo-PB, que é o time da capital na competição, está em fase de ascensão e busca, a partir da quarta-feira, 28, subir na Tabela de Classificação em jogo contra o Náutico do Recife. Se vencer, sobe umas quatro posições na tabela, e como tem ainda quarto jogos em casa (o time está com dois jogos atrasados), pode ainda chegar ao G4 do Nordestão. A torcida confia nisso, principalmente depois das duas últimas vitórias por goleada contra o Sergipe, em casa, e contra o poderoso Ceará, fora de casa. Vamos a guardar. Enquanto isso, veja aqui a classificação do Nordestão 2010.
Por fim, sugiro a leitura desta interessante matéria sobre a Série D do Brasileirão deste ano.

Série D começa neste sábado com divisão similar  à da Copa do Mundo
O fundo do poço do Campeonato Brasileiro é hoje o que mais se aproxima do que será a Copa do Mundo-2014. A Série D, que começa neste sábado com dois jogos, é a única das divisões do Nacional organizado pela CBF que realizará duelos em todos os 12 Estados do país listados hoje para receber partidas do Mundial.
Com 22 de seus 40 times nos Estados da Copa, a quarta divisão do país se assemelha ao torneio da Fifa pela divisão geográfica feita no certame e pelo sonho de clubes herdarem arenas de 2014. A Fifa fatiou a Copa no Brasil em quatro áreas por proximidade de sedes, e a CBF dividiu a Série D em dez grupos, também visando aproximar os locais de jogos.
Mas, enquanto a Fifa adotou a medida por temer caos nos aeroportos e para evitar longos deslocamentos das seleções, a CBF o fez para não ver minguar seu mais pobre certame, já que poucos clubes podem viajar de avião. No mapa da Copa, o maior deslocamento na primeira fase será na área 4 e envolve cerca de 2.300 km, de Manaus a Brasília, que significa menos de três horas de voo.
Já na Série D, onde a CBF não paga nem a taxa de arbitragem, a maior viagem será de Mâncio Lima (AC) a Cuiabá, em 2.570 km. "Vamos de avião até Rio Branco e de lá não sei se iremos de carro, ônibus ou barco’’, diz a assessora de imprensa do Mixto-MT, Caroline Pilz Pinnow.
Segundo ela, o clube já mira frutos da Copa. "Nosso projeto é estar na Série B em 2014 e aí usarmos o Verdão [que será erguido em Cuiabá]. Por que não adiantará nada ter estádio novinho para só os de fora jogarem.’’
Já o Botafogo-DF só espera o fim das eleições para saber que rumo tomar para usar o futuro Estádio Nacional de Brasília, de R$ 696 milhões. Em meio a sonhos, há o desafio da quarta divisão. "Jogar a Série D é ato de teimosia, necessário, pois é a porta dos fundos para jogar o Brasileiro’’, diz Mauro Guerra, diretor do Oeste, que viajaria 14 horas do interior de SP até Joinville.
Como na Copa, um time pode deixar a Série D após encarar três rivais (só que em ida e volta) na primeira fase - serão seis fases ao todo. Com olhos na Copa, a CBF já exige na Série D de 2011 estádios para 5.000 torcedores e aptos a jogos à noite. A Folha de S. Paulo procurou a CBF, mas esta se negou a falar com o jornal.

Nenhum comentário: