O futebol como um fenômeno da cultura brasileira

As coisas só acontecem por acaso, necessidade ou vontade nossa! Epicuro - filósofo.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Copa da África do Sul - 18º dia

3 a 0: BRASIL GOLEIA O CHILE E MAIS UMA VEZ PEGA A HOLANDA
NAS QUARTAS DE FINAIS DE UMA COPA O MUNDO
Comemoração: Robinho pela oitava vez marcou contra o Chile
Utilizando-se de duas das armas mortais do futebol pragmático preconizado pelo técnico Dunga – a jogada aérea partindo de bola parada e o contra-ataque -, com a conclusão dos jogadores de defesa, no primeiro caso, e dos atacantes, no segundo, a Seleção Brasileira não teve dificuldades para vencer o Chile pelo placar de 3 a 0, se credenciando para enfrentar a Holanda, nas quartas de finais da Copa do Mundo da África do Sul. Tudo isso, claro, facilitado pela estratégia de jogo montado pelo técnico chileno, Marcelo Bielsa, que mais uma vez (a sexta na fase Dunga) cismou de enfrentar o Brasil de igual para igual cometendo um verdadeiro suicídio. Em campo, o jogo até que começou parecendo que ia ser favorável aos chilenos graças à ousadia dos seus jogadores que não se intimidaram frente aos brasileiros e resolveram tentar imprimir o ritmo de jogo combinado com o seu técnico, muito apropriadamente apelidado de El loco Bielsa. Entretanto, a estratégia só resistiu até os 34 minutos do primeiro tempo da partida quando, na cobrança de um escanteio feita por Maicon, o zagueiro Juan subiu mais alto do que a zaga chilena e mandou a bola para o gol, fazendo1 a 0 para o Brasil. Três minutos depois, numa troca de bola entre Robinho, Kaká e Luis Fabiano, este concluiu o lance driblando o goleiro do Chile e também mandando a bola para o gol: Brasil 2 a 0. O terceiro tento, que fechou a goleada, foi marcado por Robinho aos 14 minutos do segundo tempo, após receber um passe na entrada da área vindo do volante Ramires, que estava substituindo Elano, fora da partida por contusão. Eis, portanto, esse, o saldo numérico do jogo. Já o saldo propriamente futebolístico, digamos assim, é outro e vamos a ele. Pela primeira vez nessa Copa do Mundo o Brasil foi o Brasil e por uma razão muito simples: demonstrou em campo - e com respectiva comprovação no placar - que foi rigorosamente superior ao adversário. Algo que não havia acontecido nem na estréia contra os coreanos do Norte, nem na segunda partida contra a Costa do Marfim e muito menos contra Portugal, quando jogou como um time da série C do campeonato brasileiro de futebol. Ou seja: pensando mais no regulamento - em permanecer na competição a todo custo - do que em praticar um futebol convincente. Quero dizer com isso que, para os padrões do futebol brasileiro, aquele empate em 0 a 0 contra os portugueses foi um verdadeiro vexame. Contudo, amigos, há quem goste e o técnico Dunga está entre estes. Hoje, não. A julgar pelo que vimos contra os chilenos, todos os brasileiros gostaram. E gostaram muito. Pela pimeira vez nesse Mundial, repito, o Brasil foi o Brasil. E em sendo o Brasil aquela seleção em campo; a que enfrentou e venceu o Chile por 3 a 0, hoje, em Johanesburgo, na África do Sul, nós, os brasileiros, já podemos até sonhar com o hexacampeonato mundial. Que venha outra vez a Holanda, assim como veio e voltou o Chile.

Holanda também vence e passa de fase no Mundial
Com grande atuação da dupla Welsey Sneijder e Arjen Robben - guardadas as devidas proporções, os nossos Kaká e Luís Fabiano -, os holandeses venceram também hoje, por 2 a 1, a Eslováquia  e se classificaram para as quartas de final da Copa do Mundo. O goleiro Maarten Stekelenburg fez excelentes defesas e também se destacou. Agora, a Holanda vai enfrentar o Brasil, que a eliminou nas Copas de 1994 e 1998. Já a Eslováquia, que protagonizou uma das maiores zebras da primeira fase do Mundial ao eliminar a tetracampeã Itália, volta mais cedo para casa. De consolo ao time eslovaco fica o fato de Vittek ter marcado um gol de pênalti nos acréscimos do segundo tempo e assumido a artilharia da Copa do Mundo com quatro gols, feito de pouco alcance já que há vários jogadores aptos a superá-lo neste Mundial, o nosso Luis Fabiano entre eles.

Desculpas - Mil desculpas!!!
Por motivo de força maior, fiquei sem atualizar o blog do dia 22 até hoje, pelo que peço desculpas aos internautas que o acompanham. Segue, entretanto, abaixo, a atualização deste período no nosso Diário da Copa:


Copa da África - 17° dia - 27/06:

Goleada e arbitragem à la 1966 dão o tom no 1º clássico do Mundial

O equilíbrio que se esperava em Alemanha x Inglaterra nas oitavas caiu por terra quando os germânicos abriram 2x0 no placar. Ingleses mortos? Não mesmo. A equipe diminuiu a vantagem rival e ainda marcou um gol legítimo em bomba de Frank Lampard, mas o trio de arbitragem liderado pelo uruguaio Jorge Larrionda alegou erroneamente que a bola não entrou. Voltou à memória o polêmico gol que lhe deu a vitória aos ingleses sobre a mesma Alemanha na Copa de 1966. Os britânicos até tentaram reverter o quadro no início do 2º tempo em Bloemfontein, mas levaram mais 2 gols e deram adeus à Copa. Já a Alemanha fará nas quartas um duelo com a bicampeã Argentina, que venceu o México e tentará vingar-se pela eliminação de 2006.

Argentina vence México com gol impedido reencontra alemães

Teve de tudo. Gol irregular, falha de zagueiro, bom futebol, sustos, golaços. A Argentina mostrou sua força mais uma vez, dominou o México por quase todo o jogo e confirmou o seu favoritismo. O gol marcado por Tevez, em impedimento claro, aumenta ainda mais as discussões sobre as falhas de arbitragem na Copa - o lance inglês já havia reanimado o assunto. A seleção mexicana, na segunda etapa, tentou reagir, mas já era tarde. A Argentina encara nas quartas de final outro gigante da bola, a Alemanha. Pelo desempenho na África do Sul, a expectativa é de um baita confronto, uma espécie de final antecipada. O retrospecto em Mundiais é favorável aos alemães: duas vitórias, dois empates. A única vitória argentina foi na decisão de 1986, justamente o último título 'hermano'. Qual história vai se repetir?

Copa da África - 16° dia - 26/06:


Uruguai vence Coréia do Sul e está nas quartas após 40 anos

A expectativa estava em cima de Forlán, mas quem brilhou foi Suárez. O atacante criou as melhores oportunidades, marcou duas vezes e garantiu a vitória do Uruguai sobre a Coreia do Sul por 2 a 1, colocando o time sul-americano nas quartas de final da Copa do Mundo pela primeira vez desde o Mundial do México em 1970. A vaga foi conseguida com certa tranquilidade. A Coreia, apesar da maior posse de bola, pouco assustou, e os uruguaios foram mais eficientes. Na disputa por uma vaga nas semifinais, a Celeste agora terá pela frente todo um continente. Isso porque Gana, única representante da África que sobreviveu na Copa, bateu os EUA na prorrogação e às quartas empurrada por toda a torcida africana.


Gana revive sonho dos africanos e expulsam os EUA da Copa

A África mantém a esperança de chegar pela primeira vez a uma semifinal de Copa do Mundo. Gana, única seleção do continente que passou da fase inicial, derrotou os Estados Unidos por 2 a 1 na prorrogação e se credenciou a enfrentar o Uruguai na próxima rodada. A vaga nas quartas de final já iguala o melhor resultado africano em Mundiais (Camarões, em 1990, e Senegal, em 2002, também chegaram a esta fase). Já os Estados Unidos, que fizeram uma boa campanha na primeira fase, voltam mais cedo para casa. Os ganenses ficaram com a vaga anulando a principal estrela dos EUA, o meia Donovan, e aproveitando muito bem a força e a velocidade nos contra-ataques, puxados por Gyan, Boateng e Ayew.

Copa da África - 15° dia - 25/06:

Brasil pragmático só empata com Portugal e obtém 1º lugar com chave tranquila na fase do mata-mata


Empate chato e duelo violento entre Pepe e Felipe Melo 

A expectativa de um grande confronto, de um espetáculo, foi por água abaixo. Portugal e Brasil tiveram lampejos de bom futebol, e foi só. Sem Robinho e Kaká, a seleção de Dunga repetiu os erros do primeiro jogo, ou seja, faltou inspiração, faltou velocidade. Na segunda etapa, Portugal até ensaiou uma pressão, mas não marcou. Foi aí que outro problema da seleção ficou evidente: a ausência de opções no banco de reservas. Nilmar, Luís Fabiano e Ramires criaram as melhores chances, mas foi pouco para o que se esperava. Como o empate agradava ambos os lados, a partida ficou fria. De bom, pelo menos o Brasil ficou do lado mais fraco da chave do mata-mata e agora enfrenta o Chile nas oitavas de final. O caminho está livre para a decisão?

Costa do Marfim faz só 3 e cai com a Coreia do Norte

A Costa do Marfim precisava de um milagre para avançar às oitavas de final. Deveria fazer oito gols na Coreia do Norte e torcer por uma vitória do Brasil contra Portugal. Nada disso aconteceu. No jogo em português, o placar ficou no zero. Após 2 a 0 no 1º tempo, os marfinenses, desinteressados, fizeram mais um e despediram-se com insuficiente vitória, deixando só um africano na Copa (Gana). Norte-coreanos também caem, com só um gol marcado, justamente contra o Brasil. A Copa viu outro jogo sem graça.

Suíça também só empata e vai embora

A Suíça tinha uma missão relativamente simples para ir às oitavas de final da Copa. Precisava torcer para o Chile perder da Espanha (de preferência sem fazer gols) e vencer o saco de pancadas do grupo, Honduras. Os chilenos até perderam (2x1), mas o time alpino foi incompetente e não conseguiu fazer um gol sequer nos centro-americanos. Pior, a Suíça tomou sufoco durante o jogo. Apesar de ter maior posse de bola, a seleção europeia errou muitos passes (65) e finalizações (11) e maltratou a Jabulani como poucos neste Mundial. Só não perdeu porque Honduras também não tem o melhor ataque do mundo e ainda teve um gol legítimo mal anulado pelo árbitro Hector Baldassi. Fim de jogo e fim de Copa para as duas seleções. Chile e Espanha passam de fase pelo grupo H.

Copa da África - 14° dia - 24/06:

Itália cai, e campeã e vice de 2006 voltam para casa

Os finalistas de 2006 estão fora da Copa do Mundo. Quem caiu primeiro foi a França, vice há quatro anos. Agora, foi a vez da Itália, a atual campeã, quem decepcionou. O futebol foi pobre, sem brilho, sem inspiração. As chances de gol, escassas. Sempre atrás no placar, os italianos apostaram na vontade para tentar o empate que daria a sonhada vaga às oitavas. Ou seja, o roteiro de sofrimento, praticamente uma tradição nas conquistas da "Squadra Azzurra", estava pronto mais uma vez. Mas, agora, a história não se repetiu. A derrota por 3 a 2 selou a eliminação, até certo ponto, já anunciada, principalmente pelo fraco futebol apresentado pela seleção tetracampeã na África do Sul. É outro favorito que arruma as malas. De forma melancólica.

Paraguai passa de fase eliminando a Nova Zelândia

Só falta o Chile. Depois de Brasil, Uruguai e Argentina, foi a vez de o Paraguai se classificar para as oitavas de final, o 4º sul-americano entre os cinco na Copa. Para avançar em 1º no grupo, o time guarani fez o suficiente para segurar um chato 0 a 0 com a Nova Zelândia. Na próxima fase, o time paraguaio enfrentará o 2º da chave E, em jogo agendado para terça. Já a equipe da Oceania arruma as malas, mas volta para casa com o 'prêmio' de não ter perdido um jogo sequer na Copa e ainda ficar à frente da Itália.

Japão faz mais que o necessário e vai às 8ªs de final

Esqueça a correria de antigamente. Definitivamente, o Japão aprendeu a jogar futebol. A prova final veio nesta quinta, com uma vitória incontestável sobre a Dinamarca por 3 a 1 e a classificação para as oitavas de final da Copa do Mundo com o segundo lugar do grupo E, atrás apenas da favorita Holanda. Mais uma vez, os nipônicos, a quem um empate bastava para avançar, mostraram um forte sistema defensivo e um contra-ataque mortal. De quebra, avisaram ao mundo que, agora, também sabem cobrar faltas. Foram dois gols em tiros livres. Nas oitavas, o Japão deverá fazer um jogo de retrancas contra o Paraguai. Já a Dinamarca é mais uma seleção europeia eliminada e volta para casa com o gosto amargo de, pela primeira vez em sua história, não ter passado da primeira fase.

Holanda cumpre obrigação e fica no caminho do Brasil

Com vaga garantida nas oitavas de final, a Holanda entrou em campo contra Camarões para ratificar o 1º lugar. O time europeu não precisou jogar muita bola para vencer. Com o placar, a Holanda está no caminho do Brasil no mata-mata: os times devem se enfrentar nas quartas de finais. Antes, os holandeses, que tiveram a volta de Robben, pegam a Eslováquia. Já Camarões se despede com gol de Eto'o e recorde de Song, mas com campanha pífia: 3 derrotas em 3 jogos, e até briga do elenco com o técnico.

Copa da África - 13° dia - 23/06:

EUA marcam no fim e ficam com vaga dramática

Um gol de Landon Donovan aos 46 minutos do segundo tempo garantiu a vitória de 1 a 0 sobre a Argélia e colocou os Estados Unidos nas oitavas de final da Copa. O resultado serviu para corrigir mais uma injustiça. Assim como na partida contra a Eslovênia, a equipe norte-americana foi prejudicada pela arbitragem, que anulou um gol legítimo de Dempsey. Além de terem superado o juiz e a forte retranca argelina, os EUA também passaram por um outro rival: a sua própria falta de pontaria.

Inglaterra avança com vitória e quase dá vexame

Nesta quarta-feira, 23, a Inglaterra foi a campo com grande chance de ser a 2ª potência europeia eliminada nesta Copa. O gol de Defoe ainda no 1º tempo revigorou as esperanças inglesas, mas a Eslovênia não estava morta em Port Elizabeth. Os eslovenos tentavam o gol para assegurar a classificação, embora o empate de EUA e Argélia ainda desse uma vaga aos europeus. Mas mesmo após o apito final do árbitro, a Eslovênia viu seu sonho ruir graças a um gol americano. Já os ingleses comemoravam o avanço às oitavas, mas agora terão a perigosa Alemanha pela frente.

Alemanha passa à frente e faz o 1º clássico do Mundial

Às 11h desta quarta-feira, a Inglaterra entrou em campo precisando vencer a Eslovênia para avançar às oitavas da Copa. Conseguiu. Horas depois, a Alemanha também teve um rival direto pela frente, Gana, embora não precisasse necessariamente ganhar para se classificar. Pois bem, repetiu o 1x0 dos ingleses e também passou. Agora, está marcado para domingo, às 11h, o 1º grande clássico deste Mundial. Um dia antes, Gana, que perdeu mas também se classificou, representará a África ante os EUA.

Despedida: Austrália vence Sérvia em jogo emocionante


A Sérvia tinha chances reais de classificação. A Austrália, remotas. Mas, depois de um primeiro tempo sonolento, as duas equipes acordaram. Os australianos chegaram a abrir 2 a 0 e ainda sonhavam com uma goleada para avançar às oitavas. Os sérvios reagiram, descontaram e precisavam de um empate para ir ao mata-mata. Os minutos finais foram emocionantes: Sérvia no ataque, Austrália no contragolpe. Com a vitória australiana, os times se despedem da Copa ainda na 1ª fase. Pelo menos, com emoção.




Nenhum comentário: