O futebol como um fenômeno da cultura brasileira

As coisas só acontecem por acaso, necessidade ou vontade nossa! Epicuro - filósofo.

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Campeonato do Nordeste 2014_Grupo D_Sexta Rodada


Despedida com dignidade
BOTAFOGO PERDE PARA O SPORT E DEIXA O NORDESTÃO


O Botafogo-PB foi à Ilha do Retiro, em Recife, enfrentar o Sport-PE, para tentar levar para João Pessoa a classificação para as quartas de finais da Copa do Nordeste de 2014, mas não conseguiu. A derrota por 1 a 0 acabou com o sonho de classificação do Belo para a próxima fase do Nordestão. A campanha do clube, contudo, foi digna de suas tradições. Considerando-se os resultados em campo, ficou em terceiro lugar e só perdeu a vaga para o time pernambucano no saldo de gols (ver tabela abaixo).
Como teve quatro pontos retirados de sua campanha pelo STJD, que puniu o clube por supostamente ter jogado com dois jogadores irregulares na sua partida de estreia contra o mesmo Sport, no Almeidão, o Belo termina a primeira fase de competição em último lugar. Entretanto, como recorreu da decisão da justiça desportiva, pode ter de volta o seu desempenho real em campo: terceiro lugar nesta fase com 8 pontos conquistados.


A partida
O jogo começou com o time de Recife, melhor fisicamente, tentando pressionar o Bostafogo-PB. Mas o maior volume de jogo não surtia efeito, já que a equipe pernambucana esbarrava na falta de criatividade do seu meio campo. Somente aos 19 minutos, o Sport chegou com mais perigo pela primeira vez. Neto Baiano caiu pela direita e cruzou para Aílton, que apareceu livre na área, e por pouco não conseguiu cabecear para o gol de Genivaldo.
A resposta do Belo veio aos 22 minutos. Lenílson apareceu no meio e tocou de calcanhar para Doda. O baixinho dominou e soltou a bomba do meio da rua, e a bola passou raspando o ângulo esquerdo do goleiro Magrão. Já aos 25, o time da casa voltou a atacar novamente. Depois de cobrança de escanteio, a bola sobrou na meia lua para Ritchelly, que chutou de bico, mas Genivaldo fez a defesa com tranquilidade.
Com menos perna para correr, o Botafogo-PB tentava se aproveitar das bolas paradas. Aos 30, Ferreira cobrou falta da direita  na área, e Frontini raspou a cabeça na bola, que quase entra no canto direito do goleiro Magrão. Nove minutos depois, veio a melhor chance do Sport na primeira etapa. Neto Baiano recebeu livre na área, e chutou de direita, cruzado, mas o Paredão Genivaldo fez uma grande defesa, evitando o gol do Leão da Ilha.
No fim do primeiro tempo, aos 41, o Belo teve sua primeira vítima da maratona e jogos. O zagueiro Everton sentiu cãimbras, e acabou sendo substituído no intervalo do jogo.
Segundo Tempo
A segunda etapa começou com o Belo tentando vir para cima, buscando a vaga nas quartas de finais. Logo aos 3 minutos, Doda recebeu passe de Hércules e chutou da entrada da área, mas Magrão fez a defesa com tranquilidade. Dois minutos depois foi a vez do rubro negro pernambucano chegar na frente. Neto Baiano cobrou falta da entrada da área, mas a bola passou a esquerda da meta de Genivaldo.
Aos 12 minutos, Marcelo Vilar colocou o Botafogo-PB de vez para frente, trocando Lenílson e Rafael Aidar por Cléo e Warley, repetindo as alterações que já havia feito na partida contra o Náutico no Almeidão.
Mas quando se pensava que o Belo iria para frente com tudo, o Sport foi fatal. Aos 14 minutos, a bola foi cruzada pela esquerda do ataque do time pernambucano. O zagueiro Igor, que havia entrado no lugar de Everton, e é ex-jogador do Sport, tinha a jogada sob controle, mas bobeou, e Neto Baiano soltou a bomba de perna direita e mandou no ângulo de Genivaldo, abrindo o placar do jogo.
Aguerrido, o Botafogo-PB tentou responder aos 23. Doda enfiou a bola para Cléo, que apareceu livre na frente de Magrão e chutou, mas o goleiro do Sport fez grande defessa e evitou o empate do Belo. Aos 28, Cléo teve nova chance. Warley cruzou da esquerda na cabeça do baixinho, que desviou e obrigou o arqueiro do Sport a operar um milagre para evitar o tento.
Depois desse lance, o Belo tentava atacar, mas a falta de pernas dos jogadores pesava. Visivelmente cansados, faltava força para o time chegar ao ataque, mesmo tendo mais posse de bola nos minuto finais.
Com a derrota, o Belo termina a primeira fase da Copa do Nordeste com 4 pontos, na última colocação. Já o Sport fica com 8, e se classifica no segundo lugar para as quartas de finais, onde vai enfrentar o CSA-AL.

Nenhum comentário: