O futebol como um fenômeno da cultura brasileira

As coisas só acontecem por acaso, necessidade ou vontade nossa! Epicuro - filósofo.

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Campeonato do Nordeste 2014_ Grupo D_Quinta Rodada


Batalha dos aflitos
BOTAFOGO E NÁUTICO EMPATAM E DEIXAM CLASSIFICAÇÃO PARA DEPOIS
COM GLOBOESPORTE.COM/PB

Foi uma verdadeira batalha. Quem perdesse estaria precocemente eliminado e quem vencesse estaria muito perto de se classificar para a Copa do Nordeste. Mas o empate em 1 a 1 que se registrou no jogo entre Botafogo-PB e Náutico, realizado na noite desta terça-feira, no Estádio Almeidão, acabou sendo um meio termo entre estas duas possibilidades.
O Náutico está agora com cinco pontos e joga na quinta-feira, fora de casa, contra o líder Guarany de Sobral, que tem oito pontos. O Botafogo, por sua vez, tem quatro. Joga no mesmo horário contra o Sport (que tem cinco pontos), também fora de casa.
O Náutico precisa vencer por três gols de diferença para ultrapassar o Guarany e se classificar. Ou vencer por qualquer placar e torcer para que o Sport não vença o Belo. Já o Botafogo tem que necessariamente vencer o Sport na Ilha do Retiro. Empate ou derrota não seriam mais suficientes. Mas mesmo vencendo, vai ter que torcer pelo Guarany de Sobral segurar o Náutico. Vencendo o Sport, basta que o Náutico não vença.
Equilíbrio no primeiro tempo
A principal característica da etapa inicial foi a forma parelha como os times se comportaram. Ambas atacavam, criavam boas jogadas e ficavam perto de abrir o placar. O placar, contudo, se manteve inalterado nos primeiros 45 minutos de jogo.
Pelo lado do Botafogo, as principais jogadas ofensivas tinham participação de Pio e Doda, que serviam o meia Lenílson e os atacantes Frontini e Rafael Aidar. Já por parte do Náutico, as principais jogadas saíam de bola parada. Como o Belo parava muitas das jogadas alvirrubras com falta, as cobranças acabavam levando muitos riscos ao gol de Genivaldo.
A primeira das jogadas do Timbu saiu dos pés de Flávio, na entrada da área. A bola subiu mais do que deveria e foi para fora Depois, apareceu Zé Mario. Ele chutou forte e quase marcou. O Náutico não aproveitou suas oportunidades. E viu o Belo chegar perto na parte final do primeiro tempo.
Primeiro chegou Frontini. Ele soltou uma bomba de fora da área para a defesa de Alessandro. Depois, Pio teve sua chance, obrigando o goleiro pernambucano a fazer outra bela defesa.
Gols só no segundo tempo
A etapa final foi bem diferente. Primeiro porque o Botafogo-PB jogou melhor do que o Náutico e ficou a maior parte do tempo no ataque. E depois porque finalmente os gols saíram. Mas a despeito da superioridade ofensiva do Belo, o time de João Pessoa não venceu. Cada time marcou uma vez e manteve o empate.
Logo nos primeiros minutos o Botafogo foi superior. E depois de uma primeira chance de Doda, aos seis minutos, o mesmo Doda abriu o placar um minuto depois. Ele recebeu bom passe de Frontini e chutou em gol, abrindo o placar.
O Botafogo continuou melhor. Lenílson e Frontini em duas oportunidades quase marcaram. Mas num descuido da equipe paraibana, o Náutico aproveitou. Pedro Carmona fez boa jogada pela esquerda e chutou para a área. Hugo só fez desviar e empatou.
Ainda tinha jogo pela frente. E o time da casa ainda teve três boas chances de marcar. Foi uma pressão só. Lenílson; Thiaguinho, que acaba de entrar; e por último Pio. A vitória ficou perto, mas não saiu. E a decisão ficou mesmo para a última rodada.



Nenhum comentário: