O futebol como um fenômeno da cultura brasileira

As coisas só acontecem por acaso, necessidade ou vontade nossa! Epicuro - filósofo.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Copa Paraíba_2012_1º jogo da FINAL


CSP sai na frente da decisão da Copa Paraíba


O CSP saiu na frente da decisão da Copa Paraíba sub-21. Numa partida emocionante, especialmente no segundo tempo, o Tigre venceu o Botafogo-PB por 2 a 1 na tarde deste sábado, no Estádio da Graça, e agora depende de um empate para ficar com o título e com a inédita vaga na Copa do Brasil. Ao Belo, só resta vencer por qualquer placar no jogo do próximo sábado, também na Graça.
O detalhe é que o CSP ainda não havia vencido o rival este ano. Em quatro jogos contra o Botafogo, foram quatro derrotas - duas pelo Campeonato Paraibano e outras duas na primeira fase da Copa Paraíba.
A partida desta tarde teve dois tempos distintos. No primeiro, as duas equipes aproveitaram para se estudar e as chances de gol foram poucas. A melhor delas foi aos 31 minutos, numa falta para o Botafogo na entrada da área. Janiélson soltou a bomba e a bola explodiu na trave. No rebote, Rafael teve a chance de marcar, mas mandou para fora.
Empolgado com a presença de Marcelo Vilar nas arquibancadas, o Botafogo passou os primeiros 45 minutos praticamente sem ser incomodado pelo CSP - que não contou com Helinho e ainda foi prejudicado pela atuação apagada de Carlos Caaporã.
Quem viu o primeiro tempo não poderia imaginar o que viria na segunda etapa: uma partida eletrizante. E que começou com uma grande defesa de Ferreira aos 40 segundos, num chutaço de fora do volante Sadan.
Na cobrança do escanteio, saiu o gol. Rafael subiu mais alto que a defesa alviazulina e desviou para o fundo das redes. Botafogo 1 a 0.
Sem outra saída, o técnico Ramiro Sousa resolveu mexer no time. Tirou o atacante Caaporã, que continuava mal no jogo, e colocou Claudinho. Foi o que bastava para incendiar o time do CSP. Com mais presença ofensiva, as oportunidades começaram a aparecer.
E, aos 19 minutos, saiu o empate. Numa falta pelo lado direito, Anderson jogou na área. O zagueiro Pelado desviou e o grandalhão Soares apareceu livre para deixar tudo igual.
Foi a vez, então, de Totonho mexer na equipe. O treinador do Botafogo tirou Rafael para a entrada de Joálisson. Diferente do que aconteceu com o CSP, a mudança não surtiu efeito e o jogo continuou pendendo para o Tigre. Aos 34, Claudinho fez mais uma grande jogada em direção a área e acabou derrubado por Maílson na entrada da área. Na cobrança, o próprio Claudinho acertou a barreira e perdeu a chance da virada.
Apenas dois minutos depois, o lance que decidiu a partida. E novamente com Claudinho. O camisa 18 invadiu a área e, quando se preparava para o arremate, foi derrubado pelo Andrezzo. Pênalti claro e cartão amarelo para o goleiro botafoguense.
Na cobrança, Soares não desperdiçou. Bola de um lado, goleiro para outro e o CSP conseguia a virada que parecia improvável.
Nos minutos finais, o Botafogo se lançou de todo jeito para o ataque, mas não conseguiu mais levar perigo para o gol de Ferreira. O CSP, por sua vez, tratou de administrar o placar e garantir a vantagem do empate para a partida final, no próximo sábado.
CSP   x  BOTAFOGO
Ferreira, Raí, Suéllington, Pelado e Neto; Peu, Fernando Júnior, Juninho e Anderson; Soares e Caaporã (Claudinho)
Andrezzo, Deleon, Maílson, Genílton e Léo; Sadan, Jackson, Janiélson (Cicinho) e Deda (Robertinho); Rafael (Joálisson) e Cláudio

TÉCNICO: Ramiro Sousa
TÉCNICO: Totonho
Local: Estádio da Graça (João Pessoa); Arbitragem: Roberto Lima, auxiliado por Oberto Santos e Michelson Nóbrega Cartões amarelos: Fernando Júnior, Andrezzo, Deleon, Maílson e Sadan  Gols: Rafael a 1; Soares aos 19 e 38 do 2º tempo








 
 
 
 
  
 
 
 

Nenhum comentário: